Leaf - Odivelas

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 21 abr 2014, 10:26

A travar nao notei diferenças em piso seco.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 21 abr 2014, 17:38

Aqui fica uma foto com os quilómetros atuais e 1391 kms feitos em 10 dias (1 dia parado).

[IMG]http://s23.postimg.cc/l93f4gou3/2014_04_21_16_11_31.jpg[/IMG]
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 21 abr 2014, 17:45

Após a carga rápida de Aveiras ontém depois de 130kms feitos a bateria estava assim:
[IMG]http://s14.postimg.cc/j328diss1/2014_04_21_17_45_16.png[/IMG]
Fui eu que parei a carga.

O visor do posto rápido de Aveiras (N-S) está com problemas, apenas 50% da informação é visível.
Outra coisa que me pareceu diferente foi o maior tempo de carga. Demorou 30 minutos para carregar até 80%.
Não posso afirmar com rigor se demorou mais tempo mas tinha na minha cabeça que demorava entre 20 a 25 minutos para que a bateria ficasse a 80% para a distância (aprox.) de 130kms.

A temperatura subiu imenso com o carregamento, se não me engano a temperatura máxima estava em 20ºC antes do abastecimento.
Última edição por galt em 21 abr 2014, 17:56, editado 1 vez no total.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 21 abr 2014, 17:54

A degradação deve fazer-se sentir, mas na realidade não noto nada até ao momento, excepto em tempo de frio. A descida da Serra dos Candeeiros pela A1 faz milagres.

As 3 faixas de rodagem no mesmo sentido de Torres Novas até Lisboa fazem muito jeito a este veiculo que circula 98% do tempo na faixa da direita a 80kms e não empata ninguém. O troço de Fátima até Torres Novas é que é pior para os outros veiculos em especial ontém em que o tráfego era elevado e alguns veiculos tiveram de circular a 80kms durante 2 ou 3 kms até terem uma oportunidade para ultrapassarem.

Se algum condutor de um desses veículos ler este texto, espero que compreenda.
Para já os veiculos elétricos têm um arranque do 0 muito forte, mas para viagens grandes têm de seguir o provérbio "devagar se chega ao longe"... :lol:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por mjr » 21 abr 2014, 18:53

É natural que com o avançar da degradação as cargas rápidas vão demorando mais tempo. No entanto o mais provável é que tenha demorado mais por a bateria estar relativamente fria. Notei que quando fiz uma CR recentemente com o pack acima dos 25ºC de média que ele aguentou os 125A até um SOC bastante superior ao que conseguia no inverno.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por Orlando » 21 abr 2014, 19:36

Qto + rápida for a carga , maior será a resistência interna das baterias no futuro.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por Malm » 21 abr 2014, 20:18

A mim também já me aconteceu um carregamento rápido durar-me 30 minutos. Na altura atribui o facto a ter muito pouca carga de início. Se as temperaturas eram de 20 ºC de início, essa demora não foi devido à temperatura.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por mjr » 21 abr 2014, 20:28

Olha que 20C vs 25C faz diferença no Leaf. No iMiEV não sei.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por Malm » 21 abr 2014, 20:37

20º C já me parece temperatura para não atrasar o carregamento. Pelo que tenho visto aqui no fórum, é normal a maior parte andar com temperaturas dessa ordem, e não se têm visto referências a esse atraso. Lá temos nós de andar a fazer experiências, que nisto, entre a teoria e a prática, vai uma distância muito grande. Teoria - para com 2,75 V numa célula / Prática - talvez.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por Orlando » 21 abr 2014, 21:54

rdias Escreveu:
Orlando Escreveu:Qto + rápida for a carga , maior será a resistência interna das baterias no futuro.
A Tesla diz que não.... Liga é as ventoinhas ao maximo de forma a controlar a temperatura da bateria ... Ou seja o segredo é temperatura....
Também, é verdade...mas uma carga rápida nas baterias deles não dá tanta castada como na tecnologia das baterias do Leaf.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”