Ora então temos aqui o teste de tomada do tal leaf 30 2016 de um famíliar que apresenta uma degradação exagerada para os KM e idade, tendo mesmo a atualização de software devida. Penso que este não "escapa" de uma bateria em garantia!
Dados do teste de tomada do leaf 30kWh 09/2016 de um famíliar
KM percorridos: 73.715 km
Ano de construção: 09/2016
Cargas rápidas:
1 (zero portanto)
Cargas Lentas: 1487
Dados da bateria vazia (contactot aberto)
Dados da bateria a 100% depois de 7h53m com carga a 16A. O Medidor PZEM004 marca 23.80kWh carregados no carro.
Sendo a eficiência do carregador uns 88% a 16A, 0.88*23.80= 20.9kWh que a bateria meteu la dentro, se considerarmos alguma perdas por aquecimento e erro de medição, os 19kWh que o BMS apresenta está com um ligeiro desvio apenas!
Se admitirmos que 100% seria apenas 28kWh (acho que é o valor que corre por aí) então a saúde da bateria é de 20.9/28 = 74.6%, esta melhor um pouco que os 67% calculados pelo BMS.
Não sendo mentira que o BMS está um pouco baralhado, é certo que a degradação desta bateria é bastante considerável.
Ou melhor, se considerar-mos os Hx baixíssimo que tem, se calhar o BMS até tem razão e nem 19kWh conseguimos tirar da bateria
Definitivamente esta bateria ou teve má vida (e não foi por cargas rápidas nem aquecimento!) ou tem mesmo defeito!