
Diário de Bordo Leaf - VETL
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Curiosamente o nosso CB já foi atualizado quando passou a aparecer o sinal de P quando se abre a porta sem colocar o carro em P, mas nem aí passou a dar 2 casas. É de facto estranho.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Gostava imenso de atualizar esse software e tambem os mapas do GPS... falta-lhe a zona de tunel da CRIL aqui em Lisboa por exemplo.
Gostava que aparecesse a bateria com a percentagem e a media de consumo com duas casas decimais.

Gostava que aparecesse a bateria com a percentagem e a media de consumo com duas casas decimais.

Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Hoje fiz 160Km.
Os primeiros 120 foram feitos quase de seguida logo pela manhã e antes de ligar à tomada estava com 42 GID's assim: Com isto, subiram um pouquito as temperaturas do pack e a degradação da bateria.
Carregou 19,9Kw até 92%. Ainda não tinha terminado mas tive mesmo que abalar.
Verifica-se também que quando se descarrega assim mais um bocado, as células mantêm-se mais ou menos equilibradas.
Os primeiros 120 foram feitos quase de seguida logo pela manhã e antes de ligar à tomada estava com 42 GID's assim: Com isto, subiram um pouquito as temperaturas do pack e a degradação da bateria.
Carregou 19,9Kw até 92%. Ainda não tinha terminado mas tive mesmo que abalar.
Verifica-se também que quando se descarrega assim mais um bocado, as células mantêm-se mais ou menos equilibradas.
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 22:40, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
A quantos Amperes foi carregado o carro?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
16A.mjr Escreveu:A quantos Amperes foi carregado o carro?
É sempre a 16 excepto quando não haja condições para tal e tenha que o fazer a 10A.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
E de 42 gids até 100% (ou quase) carregou 19kW.h? Isso é o que o meu carregava quando era novo, agora nessas condições não vai além dos 15-16kW.h. Uma vez que a degradação estimada é semelhante (55 vs 57Ah), é estranho esta disparidade. Era um posto Mobi.e? Quanto tempo demorou a carga? Esteve ligado o controlo do clima durante a carga?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
A carga foi numa empresa, demorou 05h23m e não estava ligado qualquer componente eléctrico do carro.mjr Escreveu:E de 42 gids até 100% (ou quase) carregou 19kW.h? Isso é o que o meu carregava quando era novo, agora nessas condições não vai além dos 15-16kW.h. Uma vez que a degradação estimada é semelhante (55 vs 57Ah), é estranho esta disparidade. Era um posto Mobi.e? Quanto tempo demorou a carga? Esteve ligado o controlo do clima durante a carga?
Sobre estas questões, tenho também muitas dúvidas.
Reparem que, numa regra de 3 simples, se 42GID's são 20,1% de SOC, as 235 GID's que ele tinha quando interrompi o carregamento, seriam 112% de SOC, o que não me parece fazer sentido.
Tenho que ver bem as parametrizações do LeafSpy, compará-lo com o "Leaf Battery", e compreender melhor estas coisas.
Confesso que não tenho tido tempo para me dedicar a isso.
Mesmo assim, considerando uma eficiência de 95%, ele terá "mamado" 18,9Kw.
Não considerei aqui eventual erro grosseiro do medidor porque já o testei em casa e no Mobi.e, sendo ridículos os desvios. Uma coisa que haveria que ter em conta, se calhar (não percebo nada disto), seria também o factor potência. A partir de agora vou olhar para esse parâmetro que ele mede.
Mas que ando intrigado, isso ando...



=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Sinceramente parece-me que o teu Leaf sobrestima a degradação real. 19kW.h é muito bom de 42 gids até 235, dá 98W.h da rede por gid. Tendo em conta que um gid são 80W.h guardados na bateria, acho impossível que o rendimento da carga seja de apenas 80/98=82%. No meu um gid vale entre 80 e 85W.h da rede.
Não podes interpretar os gids como diretamente proporcionais ao SOC. Os 0 gids aparecem por volta dos 5% de SOC, e a estimativa de SOC também não é muito eficaz...
Tendo em conta o tempo de carregamento penso que o medidor está a medir corretamente. 5h23 a 230C 16A dá 19,8kW.h. O fator de potência é quase unitário pelo que também não terá influência.
Não podes interpretar os gids como diretamente proporcionais ao SOC. Os 0 gids aparecem por volta dos 5% de SOC, e a estimativa de SOC também não é muito eficaz...
Tendo em conta o tempo de carregamento penso que o medidor está a medir corretamente. 5h23 a 230C 16A dá 19,8kW.h. O fator de potência é quase unitário pelo que também não terá influência.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
E isso dos GiD's que o carro consegue não depende da temperatura?
O SoC, no meu já vi que depende. Quando as baterias aquecem, o SoC diminui. Talvez esse valor de 20% de SoC no início da carregamento fosse o valor considerado para temperaturas baixas, mas com o andamento durante o dia e o carregamento o carro tenha conseguido carregar não 80% mas 85%, já que a bateria vai ganhando capacidade ao longo do carregamento, devido ao aquecimento.
O SoC, no meu já vi que depende. Quando as baterias aquecem, o SoC diminui. Talvez esse valor de 20% de SoC no início da carregamento fosse o valor considerado para temperaturas baixas, mas com o andamento durante o dia e o carregamento o carro tenha conseguido carregar não 80% mas 85%, já que a bateria vai ganhando capacidade ao longo do carregamento, devido ao aquecimento.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Antes da P3227 dependia da temperatura, agora supostamente não. O SOC é suposto variar com a temperatura, mas a energia armazenada não.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt