DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mjr » 26 ago 2011, 23:58

Se cada barra der 17 km, daria para fazer 13x17=221km. Bate certo com a velocidade a que vinhas. O estranho é só estimar 164 km em modo Eco após esse trajecto. No final tem uma subida?

Outra possibilidade é o posto carga rápida carregar um pouco acima dos 100% úteis (mas obviamento abaixo dos 100% reais).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 27 ago 2011, 09:44

mjr Escreveu:Se cada barra der 17 km, daria para fazer 13x17=221km. Bate certo com a velocidade a que vinhas. O estranho é só estimar 164 km em modo Eco após esse trajecto. No final tem uma subida?

Outra possibilidade é o posto carga rápida carregar um pouco acima dos 100% úteis (mas obviamento abaixo dos 100% reais).
De facto terminei a viagem a subir da marginal para a mina casa, talvez uma diferença de 300 metros em altitude...(lembro-me de ter cerca de 187 kms na marginal antes da subida.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Malm » 27 ago 2011, 20:35

Pensava que nos postos de carga rapida so dava para carregar 80%. Ou estando la 60 minutos em vez de 20 carrega ate aos 100?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mjr » 27 ago 2011, 21:32

Depende do nível de carga com que é iniciado o carregamento. Se for suficientemente alto o carregamento pode ser até 100%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por JAbrizida » 28 ago 2011, 09:28

Na última vez que utilizei a carga rápida, iniciei com 45% e o carregamento processou-se gradualmente até aos 98%, em cerca de 20 minutos, mas depois aumentava para 99% e voltava logo a seguir para 98%, isto era o que indicava o carregador. Ao fim de mais 5 minutos desisti, já chegava.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Filipe » 28 ago 2011, 12:21

Precisamente o que me aconteceu, agora logo que chego aos 98% desligo, porque a partir daí continua a debitar Kw's mas a percentagem ó vai
a 99% e volta a cair para 98%, ou mantem os 98% continuando a debitar Kw's. :shock:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mjr » 28 ago 2011, 14:38

Filipe Escreveu:Precisamente o que me aconteceu, agora logo que chego aos 98% desligo, porque a partir daí continua a debitar Kw's mas a percentagem ó vai
a 99% e volta a cair para 98%, ou mantem os 98% continuando a debitar Kw's. :shock:
Isso deve explicar porque o ruimegas fez mais km com a primeira barra. O CR mete mais energia do que carregador do LEAF. Por precaucao e para preservar a bateria penso que devemos fazer como o Filipe e cortar aos 98%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 28 ago 2011, 19:03

mjr Escreveu:
Filipe Escreveu:Precisamente o que me aconteceu, agora logo que chego aos 98% desligo, porque a partir daí continua a debitar Kw's mas a percentagem ó vai
a 99% e volta a cair para 98%, ou mantem os 98% continuando a debitar Kw's. :shock:
Isso deve explicar porque o ruimegas fez mais km com a primeira barra. O CR mete mais energia do que carregador do LEAF. Por precaucao e para preservar a bateria penso que devemos fazer como o Filipe e cortar aos 98%.
Concordo
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3495
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por RJSC » 29 ago 2011, 01:16

O carregador rápido assim que chega perto capacidade máxima passa a carregar muito lentamente, daí 5 minutos nem sequer terem dado para aumentar 1%.
No final tem que se proceder devagar porque a bateria quando está quase carregada custa muito mais a absorver a energia.
Não têm problemas em deixar o Carregador Rápido ir até aos 100%, mas provavelmente, têm que esperar outros 20 ou 30 minutos...
E 20 minutos para 3% ou 4% de rápido tem pouco.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 29 ago 2011, 11:11

Tendo em vista manter actualizados os participantes do fórum informo que o posto de carga rápida na Oficina da Caetano Power no Estádio da Luz estava Ok às 06H45 desta manhã :)

[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-g1GM ... 063804.jpg[/IMG]

Também o posto da wattdrive da EDP no Fórum Montijo estava a funcionar bem até às 08H05 de hoje.

[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-GdK1 ... 075238.jpg[/IMG]

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”