Leaf - Coimbra

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por lmlr » 23 ago 2013, 23:17

Já agora, tentaste meter à carga com o cabo mennekes de Pafi e não deu?

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 23 ago 2013, 23:40

Done. Para aquele posto já há uma mini-lista de 3 contactos (mais uns pontitos para o registo aqui neste forum :) ).

Mas parece que temos que fazer mais um despiste: eu e/ou o Malm ligarmos com o teu cabo, se bem que acho que não deverá ser disso, mas pronto, qualquer experiência serve para que o pessoal se encontre :) . Até agora são 2 cabos mennekes e 3 carros onde não funciona o posto 2. Temos pano para mangas...

Curioso foi verificar que durante as operações com o troca, liga, desliga e volta a trocar, a sessão do posto 1 permaneceu sempre azul e quando o Malm voltou a colocar o cabo dele, o IMiev continuou a carregar como se nada tivesse acontecido. Ainda bem que a sessão aguenta tanto tempo, mesmo sem estar o cabo ligado na outra extremidade.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Malm » 23 ago 2013, 23:57

lmlr Escreveu:Já agora, tentaste meter à carga com o cabo mennekes de Pafi e não deu?
Sim, tentei meter o meu i-MiEV à carga no posto 2 com o cabo mennekes do pafi e deu erro.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por lmlr » 24 ago 2013, 00:25

Comigo demorou algum tempo a iniciar, mas das duas vezes que lá fui e carreguei, deu.

Deve ter demorado cerca de 1 ou 2 minutos a iniciar o carregamento, o que para quem está habituado a ser imediato, é uma eternidade.

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por galt » 26 ago 2013, 11:28

Os postos da magnum cap nao desligam a sessao. Os postos da efacec terminam imediatamento quando o consumo de energia nao existe.
Os leafs por razoes tecnicas desligam e alguns minutos depois voltam a carregar, mas alguns postos ja n permitem.
;)
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 08 nov 2013, 23:22

Hoje foi dia de levar a máquina até à cidade mais alta. Saída de Coimbra pelas 7h08, no mobi.e dos Olivais e chegada pelas 14h. Pelo meio, viagem "sem contemplações" - modo D, cc a 90 no ic12, subidas a 20kW - e 94km depois, paragem técnica em Mangualde, com uma barra.
Pelas 13h, saída em direção ao destino, mas ainda com uma tarefa pela frente: avaliar o gasto de carga na última subida, a do ex-ip5. Um pouco antes liguei o Leaf Spy Lite e estava com 60%. Resolvi escalar a 70km/h, com cc, e após alguns minutos atingi o topo da subida com menos 15%. Este foi o primeiro teste. Na próxima semana irei avaliar se o Leaf se aguenta com uma velocidade razoável no trajeto sobe e desce, Guarda-São João da Pesqueira-Guarda. O objetivo é fazer esse trajeto 3 vezes por semana :?
Usei um site (coloco depois), que a partir do google maps consegue fazer previsões para um determinado trajeto. Pode escolher-se o tipo de viatura, o número de ocupantes, a velocidade média e mais uma data de opções. No final da simulação, ficamos com uma previsão da % de carga que sobra e com um gráfico detalhado com os consumos, em função do declive e da distância percorrida. Muito útil.

Como parece que o meu android é teimoso para capturar fotos do ecrã, posso dizer que estou com: AHr=58.53 (89.22%) Hlth=78.02% 10608km QC Cnt=3 e L1/L2 Cnt=214.

Imagem
(saída de Coimbra)
Imagem
(1h de viagem)
Imagem
(um dos dois postos de Mangualde. Off, e por pouco se salvou, pois há uma obra enorme ao lado)
Imagem
(Iniciei a carga, completamente às cegas, pois o ecrã está marado)
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por lmlr » 09 nov 2013, 00:04

Excelente. Andavas desaparecido.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Malm » 09 nov 2013, 00:15

É desses desafios que eu gosto - São João da Pesqueira. Faz as subidas devagarinho.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 12 nov 2013, 00:15

Eis o dito site onde se podem realizar simulações de percursos em função do modelo de VE - http://www.jurassictest.ch/GR/

Imagem

E isto são as configurações possíveis:

Imagem

Neste caso, coloquei 3 passageiros e velocidade de 80km/h (apesar de saber que será inferior, em virtude de atravessar localidades e alguns troços com curvas apertadas...)
No gráfico da altitude, se deslocarem o rato de uma ponta para a outra, poderão verificar a viagem no mapa.

Há pouco, fui dar umas voltas para esgotar a bateria e verificar se durante a noite (e até cerca das 7h30) chega para carregar desde 0%. Para tal, após as voltinhas ainda fiquei uns minutos com o aquecimento ligado para ver se a bateria se esgotava, mas esgotei a paciência aos 11,8%, altura em que apareceram os 3 traços "---" na previsão dos km. Tartaruga é que ainda não foi desta.

Imagem

O carwings diz 12h (a 10A), mas espero que o frio da noite acelere o processo...

Imagem
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Malm » 12 nov 2013, 00:33

Esse "site" já é por cá conhecido, eu já fiz referências a esse "site" aqui. Eu agora até tenho vergonha de dizer que o descarrego aos 0% (na realidade não são 0%, são pelo menos 5,5%), que tenho direito a "raspanete" no myimiev.com. Fi-lo há 15 dias, para demonstrar que posso levar o carro abaixo de 10,5% (altura em que aparece a tartaruga), e não pretendo voltar a fazê-lo nos próximos tempos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”