DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 15 fev 2012, 13:43

A placa é desenho meu e foi realizada para um projeto que tive com um arquiteto para um candeeiro. É uma placa profissional produzida por um dos nossos fornecedores de PCBs. Podes ver o candeeiro aqui:

http://www.nibble.pt/led.html

Para as DRLs penso que seria suficiente em quantidade de luz pela comparação lado a lado que fiz. O problema é que é necessário retirar o pára-choques para analisar como adaptar a lâmpada, algo que não se faz em 5 minutos como para as lâmpadas do habitáculo.

Para o habitáculo a fixação é robusta no caso dos dois pontos de luz frontais. Para a luz interior traseira é um pouco mais difícil. Consegui fixar mas não é uma solução robusta o suficiente. É uma lâmpada com dois encaixes laterais que não é tão fácil de adaptar. Mais logo posso colocar aqui uma foto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Flyer » 15 fev 2012, 23:19

Desculpem a minha ignorância, mas estas modificações não podem interferir com as garantias?
Sou a favor dos leds, e tenho a casa toda iluminada a led, tambem gostava de por no carro, mas e a garantia?
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 16 fev 2012, 00:33

Garantia de quê? Se eu trocar os pneus por outros diferentes não perco obviamente a garantia do resto do carro. Em que é que algo que dissipa menos potência que uma lâmpada pode afetar negativamente algum sistema do carro? Quando muito o carro poderia assumir que não há carga e indicar para substituir a lâmpada. Felizmente no LEAF isso não acontece nas lâmpadas do habitáculo, e até a variação de intensidade é compatível com LEDs (provavelmente será por PWM). Na minha opinião não há por onde pegar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mikexilva » 16 fev 2012, 01:32

Por acaso troquei há pouco umas lampadas de halogenio que tinha no corredor (12V 50W) por umas de LED's e estou bastante satizfeito com a equivalencia, pois a meio da troca com os 2 tipos de luz quase não se nota diferença, e como estas de LED já tem um vidro fosco à frente que faz de difusor espalha melhor a luz que depois se reflete nas paredes em vez de ir direita ao chão (que é escuro)

Segundo o fabricante estas lampadas aguentam ser ligadas directamente aos transformadores (antigos) onde estavam as de halogenio que foi importante para não ter que os trocar (estão escondidos e presos num teto falso) e até acaba por dar mais luz (conforme diz na embalagem AC550mA, DC400mA)

Custaram-me ~15 eur (cada) no Leroi Meriln.
http://www.eglo.com/index.php/portugal/ ... -3-1X5W-05

Isto para DRL devia ser bom, mas não deve ser fácil de adaptar... mas tb existem umas com menos potencia (2W) e encaixe "G4" de 12V que pode dar para adaptar http://www.eglo.com/index.php/portugal/ ... ros-LED/G4

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Flyer » 16 fev 2012, 10:18

Claro que sou da mesma opinião;mas como já tive problemas com seguradoras e afins sei como eles podem ser inventivos para se escapar de pagar...
Não li, nem faço questão de ler, mas por vezes vem escrito nas condições da garantia que não se pode fazer modificações;Claro que uma simples troca de lampadas pode não ser considerado como tal.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 25 fev 2012, 18:12

Finalmente tive tempo e disposição para colocar o hardware do SOC-meter numa caixa. A caixa é um pouco grande, mas assim facilitou o trabalho. 8-)

Imagem

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Filipe » 25 fev 2012, 21:01

ESPETACULAR :D ; Tambem quero um, mas estou com um problema, pois pelas migaHlas das bolacHas depositadas nos alvéolos dos copos,
a dita montagem é capaz de ter um consumo exagerado das ditas, talvez mesmo mais que o meu Neto João. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 26 fev 2012, 23:23

8-)

É... o carro está a precisar de uma limpeza por dentro! Nem imaginam a quantidade de tralha que vai nos bancos de trás por causa das crianças...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Filipe » 26 fev 2012, 23:30

Pois , mas as migalhas estão á frente. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 28 fev 2012, 22:23

mjr Escreveu: Para o habitáculo a fixação é robusta no caso dos dois pontos de luz frontais. Para a luz interior traseira é um pouco mais difícil. Consegui fixar mas não é uma solução robusta o suficiente. É uma lâmpada com dois encaixes laterais que não é tão fácil de adaptar. Mais logo posso colocar aqui uma foto.
Se calhar vais ter que dar o braço a torcer e comprar uma PCB chinesa... :lol:
Numa loja asiática aqui vi umas já com os encaixes soldados na pcb, do género:
Imagem

Eu tenho aqui umas pontas de lâmpadas dessas de uma outra adaptação, mas saia caro vires cá a Aveiro buscá-los para soldares nas tuas PCBs.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”