DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 28 fev 2012, 22:39

Eu posso usar os contactos da lâmpada que retirei para soldar na PCB, mas ainda dá um bocado de trabalho partir o vidro sem me magoar 8-)

O problema das lâmpadas LED chinesas é que normalmente os LEDs que usam são fracos, com fraco rendimento e puxados ao máximo. Isto faz baixar muito a fiabilidade. Outro problema é encontrar LEDs com a temperatura de cor que queremos. Para iluminar o interior do LEAF na minha opinião a temperatura de cor deve andar à volta dos 3000ºK (branco quente), mas normalmente o que se encontra é lâmpadas LED de 5000ºK (branco frio).
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 28 fev 2012, 23:13

Pode-se sempre trocar os LEDs se tiverem a mesma "footprint".

Por acaso adaptei uma lâmpada chinesa formato GU10 de 12V num candeeiro de secretária (dos que têm o transformador a fazer peso na base) que tive que desmanchar para colocar o LED no lugar da de halogéneo e que vinha com uma fonte de corrente comutada numa PCB com qualidade apreciável. A maior parte das vezes as lâmpadas chinesas queimam energia com uma resistência para limitar a corrente mas às vezes também há boas surpresas. Custou 9€, mas como de costume é branco frio.

Até podia ficar porreira para DRL, já que os médios dos Leafs também são branco frio.
Última edição por RJSC em 28 fev 2012, 23:34, editado 1 vez no total.

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Essiemme » 28 fev 2012, 23:29

Espetaculo!

Isto é que é um forum que dá gosto!

Adoro quando a malta vive isto de forma científica e apaixonada.

:D
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 28 fev 2012, 23:39

Essiemme Escreveu:Espetaculo!

Isto é que é um forum que dá gosto!

Adoro quando a malta vive isto de forma científica e apaixonada.

:D
Se não fosse para falar das coisas de uma forma minimamente séria e interessada (mas acessível a toda a gente com vontade de aprender mesmo sem conhecimento anterior), isto virava algo como o facebook, em que só se vêm comentários do género "amanhã vai chover, tou mesmo mal disposto"... :lol:

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 06 mar 2012, 23:50

Hoje fiz a utilização mais eficiente da carga da bateria desde que tenho o LEAF. Carreguei o carro até 80%, fiz 100km e cheguei ao fim do dia com 22% de carga restante (segundo o SOC-meter, com 2 barras de carga e quase a ficar só com 1 barra). Extrapolando para 100% de carga teria chegado com 42% de carga o que dá uma autonomia estimada total de 100/(1-0,42) = 172 km. Foi o trajeto habitual que faço quando tenho de levar os meus filhos ao colégio no Porto, voltar para a Trofa e depois fazer o mesmo trajeto ao fim do dia. Muito pára-arranca e velocidade de 90 km/h no trajeto realizado na Via Norte e VCI.

A condução foi realizada em modo ECO. A princípio custa um bocado devido a ter de carregar bastante mais no acelerador para ter a mesma resposta que em D, mas depois de nos habituarmos vale bem a pena pois a regeneração é bastante mais forte o que evita carregar no travão a maior parte das vezes. Estou a treinar para a (possível) viagem Trofa -> Lisboa.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 07 mar 2012, 00:20

mjr Escreveu:Hoje fiz a utilização mais eficiente da carga da bateria desde que tenho o LEAF. Carreguei o carro até 80%, fiz 100km e cheguei ao fim do dia com 22% de carga restante (segundo o SOC-meter, com 2 barras de carga e quase a ficar só com 1 barra). Extrapolando para 100% de carga teria chegado com 42% de carga o que dá uma autonomia estimada total de 100/(1-0,42) = 172 km. Foi o trajeto habitual que faço quando tenho de levar os meus filhos ao colégio no Porto, voltar para a Trofa e depois fazer o mesmo trajeto ao fim do dia. Muito pára-arranca e velocidade de 90 km/h no trajeto realizado na Via Norte e VCI.

A condução foi realizada em modo ECO. A princípio custa um bocado devido a ter de carregar bastante mais no acelerador para ter a mesma resposta que em D, mas depois de nos habituarmos vale bem a pena pois a regeneração é bastante mais forte o que evita carregar no travão a maior parte das vezes. Estou a treinar para a (possível) viagem Trofa -> Lisboa.
Eu bem digo que faz falta um botão de ajuste da regeneração como no extinto EV1 e Tesla Roadster por exemplo.
Com um botão desses curva de potência entregue não é alterada, apenas a de regeneração.

Então um botão de coast-down nem se fala.
Já tentei e é bastante difícil acertar com acelerador na posição neutra (0 W) em todas as situações. Lá acertamos mas depois quando a velocidade diminui um pouco lá começa o motor a entregar potência sem nós querermos.

É uma experiência completamente diferente deixar a inércia do veículo ditar a velocidade que levamos e avançar a mesma distância a uma velocidade média muito próxima do habitual com consumo zero e dissipação de energia em travagem zero.
Isto pode é parecer estranho para quem vem atrás pois parece que vamos a fazer curvas e rotundas a grande velocidade dando a impressão de ser um acelera mas depois continuar com a mesma velocidade em troços a direito dando a impressão de conduzir que nem um avôzinho. :lol:
É muito vulgar quem vem atrás de mim ficar bem para trás nas curvas e depois em troços a direito ultrapassar-me...

Mas isto só há-de durar até ao dia em que finalmente tiver um VE, e então nos trajetos em que a autonomia chega e sobra carregar no acelerador sem sentimentos de culpa.
Sinto-me mal de cada vez que preciso de acelerar num CI para ultrapassar em vez de ter que desperdiçar energia a travar mantendo-me atrás de um veículo lento, mas parece que a minha personalidade ao volante de um VE.
Quando levei o Fluence para a auto-estrada comecei a serpentear pelo trânsito algo que nunca tive a mínima vontade de fazer num CI.

Também li um relato similar de um Americano que conseguiu um Mini-E, que mudou radicalmente de estilo de condução assim que passou para o VE.

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por vgomes » 07 mar 2012, 15:28

RJSC Escreveu:
Mas isto só há-de durar até ao dia em que finalmente tiver um VE, e então nos trajetos em que a autonomia chega e sobra carregar no acelerador sem sentimentos de culpa.

é isso mesmo que eu sinto ao ter um VE. Não me custa nada ir a 90kmh nos poucos dias em preciso de esticar a autonomia, compenso bastante os dias em que estico o acelerador.
Quando sair o Zoe Gordini tenho mesmo que NAO experimentar!

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 23 mar 2012, 00:17

Cheguei hoje aos 20000km!

Imagem

Com o aquecimento da temperatura ambiente a autonomia por carga tem vindo a aumentar e já vai a mais de 120km (estimados), isto com 30km de AE por dia,
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 23 mar 2012, 12:03

Parabéns mjr :D ...estás no bom caminho ;)
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Filipe » 23 mar 2012, 19:43

Ri-te, ri-te, acho que o mjr vai ser o primeiro Mister 80%. :mrgreen:
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