Na passada sexta-feira fiz a revisão anual com 27800km. Apenas reclamei duma ligeira chiadeira que o banco do condutor por vezes fazia e que ficou resolvida por adição de massa consistente. O custo da revisão ficou por 79€ e ainda estou à espera de receber o relatório do teste à bateria.
Segundo me disse o senhor responsável, já foram bastantes Leafs fazer a revisão do primeiro ano e todos com cerca de 30000km. Para carro de cidade não deixa de ser interessante
De acordo com os dados recolhidos por mim, a minha bateria tem uma perda de capacidade no primeiro ano de cerca de 5%. As últimas cargas a 80% têm dado 220 gids (ou 17,6kW.h de energia armazenada), contra 232 gids (18,56kW.h) há cerca de 9 meses quanto montei o gidómetro. A última carga a 100% deu 272 gids contra os 281 habituais com a bateria nova, mas isso foi há algumas semanas quando as cargas a 80% davam 225 gids. Relembro que 1 gid são 0,08 kW.h. Mantendo esta degradação de 5% por ano chegaria aos 70% de capacidade inicial em 7 anos. No entanto, segundo a Nissan, a degradação por utilização (ciclos) é maior nos primeiros anos pelo que essa poderá ser uma estimativa do pior caso. No meu caso uso cerca de 130 gids por dia, pelo que os 162 gids a que corresponde uma carga de 80% para uma bateria com 70% da capacidade inicial ainda seriam ainda suficientes, no entanto já chegaria ao fim do dia com o aviso de bateria fraca (aparece aos 48 gids, e o de bateria muito fraca aos 24 gids, valores que não se alteram com a degradação da bateria). Claro que os 194000km nessa altura já terão permitido poupar 14000 Euros só em energia (mais pelo menos 1000€ em manutenção e quase 700 € em IUC). No meu caso a bateria será incapaz de conseguir realizar o seu trabalho diário ao fim de 13 anos (50% da capacidade de uma bateria nova, e assumindo que não é possível carregar no local de destino), considerando os 5% anuais de degradação (0,95 x 0,95 x 0,95...) e ao fim de mais de 360000km. Daqui a um ano veremos se a velocidade de degradação se mantém.
O consumo de energia em minha casa vai nos 5032 kW.h, ou 0,181 kW.h/km, sempre consumidos em horário de vazio. Ao preço atual dá 1,85€/100km. O custo destes 27800 em energia foi de cerca de 500€ (parte ainda foi realizada com o IVA a 6%), o que era o consumo de combustível em pouco mais de 2 meses!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt