DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Essiemme » 12 jul 2012, 11:26

Eu já não tenho uma imagem destas porque a máquina faz auto-estrada todos os dias... :?

Prá semana vamos de férias, vamos ver se andamos mais devagar... pode ser que bata o record ;)

sm
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 12 jul 2012, 11:42

O meu record é ver 220km em ECO e 200km em D (ECO é sempre mais 10% que em D)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Essiemme » 12 jul 2012, 11:55

:shock:

acho que nunca aí cheguei...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por JAbrizida » 12 jul 2012, 13:12

Vocês fazem os percursos sempre a descer? :lol: Eu aqui na zona como tenho muitas subidas e descidas nunca faço mais que 150Km! :D

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 12 jul 2012, 14:20

No I-MiEV nunca consegui chegar aos 160 km. Os I-MiEV são mais conservadores a estimar. Acho que ele parte do princípio, por menos que se gaste nos últimos km do carregamento anterior, que mais de 160 é utopia.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 12 jul 2012, 15:50

No meu caso o percurso final antes de chegar a casa é a descer por isso de manhã ele exagera sempre na estimativa.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 12 jul 2012, 18:14

No meu I-MiEV, eu já fiz atracagens à garagem após uns bons km a carregar (em vez de a descarregar), mas ele não vai na conversa e dá-me 156 km no máximo. Agora se tiver lá estimado quando zarpo 90 km, carregadinho, aí é ver a autonomia estimada a subir até aos 120 km nos primeiros 10, quando é sempre a descer.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 12 jul 2012, 19:02

É preciso ter em atenção que o i-MiEV tem menor capacidade de baterias e menor autonomia (150km no NEDC contra 175km do LEAF). Extrapolando os 156km de autonomia, o LEAF daria 175/150 x 156 = 182, contra os 189km em D (em ECO dá sempre mais 10%) que me deu o meu. OK, o Leaf é mais otimista... 8-)
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 12 jul 2012, 19:33

Então se o seu Leaf até já marcou 220 km de autonomia estimada... Agora era colocar de início, antes de sair, o percurso que se vai fazer, considerado as subidas e as descidas, a velocidade média com que se pretende fazer o percurso e aí sim, caso estivesse preparado para isso, poderiamos ter um valor razoável. Eu sei que não lhe estou a ensinar nada, esta conversa é boa para quem não tem conhecimento nenhum sobre o assunto. Apesar do que julgo saber tenha aprendido do uso (e abuso) diário do carro, tenho-me dado bem com os meus prognósticos. O meu nunca fez um metro que fosse sem ser pelos seus próprios meios, tendo já feito o país do mar à fronteira (não de uma só vez) e do Porto a Lisboa (mais uma vez, somando vários percursos feitos em vários dias). Nem furos, nem acidentes, ainda não sei o que é ligar a um reboque. 50% sorte, 50% juízo.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 31 jul 2012, 20:42

Estou quase a chegar aos 30000km, deve ser amanhã.

Entretanto este fim de semana passado fui à Penha em Guimarães depois de ter ido do Porto até Braga pela AE e ter partido do Porto com 86% de capacidade. Quando cheguei ao topo da Penha tinha 21% de carga (1 barra) e uma autonomia estimada de 17km em ECO. Até casa são 42km! No entanto a Penha fica a cerca de 600m de altitude, pelo que ao descer poderia recuperar parte da carga perdida. Do topo da Penha até à base ganhei 6% de carga e uma barra. No entanto ainda tinha de percorrer 34km até à Trofa com 27% de capacidade. A ideia inicial era carregar um pouco num dos postos de Guimarães, mas às 4:00 da manhã não me estava a apetecer muito...

Resolvi então seguir pela estrada nacional os 34km. Como estava cansado e não queria arriscar fomos devagar, entre os 55 e os 60km/h pela nacional. A esta velocidade o Leaf parece que não gasta energia... cheguei a casa com 13% de carga (o aviso de bateria fraca aparece aos 17%), tendo feito 34km com apenas 14% da carga. Extrapolando para a totalidade da minha bateria (95% de capacidade, tendo em conta os 5% perdidos) daria então para fazer... 230km!

Mais uma prova que é sempre possível chegar ao destino, é tudo uma questão de velocidade.
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