Leaf - Coimbra

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por mjr » 21 jan 2014, 00:39

O setpoint não é parametrizável. O carro tentar colocar no interior do habitáculo a temperatura de 25ºC, quer para isso seja necessário aquecer ou arrefecer (ou não fazer nada).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por galt » 21 jan 2014, 21:26

mjr Escreveu:O setpoint não é parametrizável. O carro tentar colocar no interior do habitáculo a temperatura de 25ºC, quer para isso seja necessário aquecer ou arrefecer (ou não fazer nada).
Desconhecia... pensei que a temperatura fosse diferente para cada caso, para reduzir o consumo de energia.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 21 jan 2014, 22:30

Começando pelo ac, quando fui preparar o carro já estava quentinho e resolvi liga-lo novamente. Recomeçou a carga, mas como estava com pressa não sei que percentagem tinha antes de sair. Amanha terei que despertar mais cedo para fazer as medições.
No final do dia, condução mais soft, escalada do ip5 a 75-80km/h e restantes percursos a 95km/h com o CC. Durante a condução, olho no leaf spy e a tensão minima baixou dos 3,6 mas rapidamente subia assim que as subidas terminavam. Todas as barras se mantiveram praticamente "flat". Chegado a Guarda, ainda fui ao vivaci (sempre a subir), e quando parei tinha uma barra, 25,0% de soc, 20mV de diferencial e 3,710mV de tensão minima. Not bad. O percurso de ida foi sempre com o ac desligado, mas da parte da tarde teve que se ligar. Por enquanto, ainda não faço o percurso todo de ida e volta, mas já se vai sentido a diferença nos abastecimentos do diesel ;)
Claro que vou deixar de por o CC nos 100 para a escalada final do ip5, pois já se viu no que deu. Sumo a mais tirado das baterias!

Bem melhor que o ultimo registo:
Imagem
Quando o liguei a ficha, já tinha baixado para 17mV de diferencial :)
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Orlando » 21 jan 2014, 22:47

Esse carinho está novo, e as baterias respiram de saúde!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por lmlr » 21 jan 2014, 23:18

Hoje vi o "80" outra vez a carregar no mobi.e dos Olivais.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por ruimegas » 21 jan 2014, 23:20

pafi Escreveu:Começando pelo ac, quando fui preparar o carro já estava quentinho e resolvi liga-lo novamente. Recomeçou a carga, mas como estava com pressa não sei que percentagem tinha antes de sair. Amanha terei que despertar mais cedo para fazer as medições.
No final do dia, condução mais soft, escalada do ip5 a 75-80km/h e restantes percursos a 95km/h com o CC. Durante a condução, olho no leaf spy e a tensão minima baixou dos 3,6 mas rapidamente subia assim que as subidas terminavam. Todas as barras se mantiveram praticamente "flat". Chegado a Guarda, ainda fui ao vivaci (sempre a subir), e quando parei tinha uma barra, 25,0% de soc, 20mV de diferencial e 3,710mV de tensão minima. Not bad. O percurso de ida foi sempre com o ac desligado, mas da parte da tarde teve que se ligar. Por enquanto, ainda não faço o percurso todo de ida e volta, mas já se vai sentido a diferença nos abastecimentos do diesel ;)
Claro que vou deixar de por o CC nos 100 para a escalada final do ip5, pois já se viu no que deu. Sumo a mais tirado das baterias!

Bem melhor que o ultimo registo:
Imagem
Quando o liguei a ficha, já tinha baixado para 17mV de diferencial :)

Olá pafi

Penso que para teres uma visão mais apurada do estado das baterias deverias colocar a escala lateral nos 50 mV e não nos 800 mV como está apresentado. Para alterar basta tocar em cima da escala mais abaixo e baixa a escala dos mV e mais acima aumenta.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 21 jan 2014, 23:50

ruimegas Escreveu:Olá pafi

Penso que para teres uma visão mais apurada do estado das baterias deverias colocar a escala lateral nos 50 mV e não nos 800 mV como está apresentado. Para alterar basta tocar em cima da escala mais abaixo e baixa a escala dos mV e mais acima aumenta.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
Realmente :roll: ... as coisas que se vão descobrindo. Já tinha dado conta que a escala ia mudando, mas pensava que era automático... :roll: (em função dos valores que iam surgindo...). Enfim...

Já mudei, e ficou assim:
Imagem
Ainda bem que o diferencial esta' entre parênteses e a sua leitura e' fácil. Obrigado.
lmlr Escreveu:Hoje vi o "80" outra vez a carregar no mobi.e dos Olivais.
Então deves ter reparado no lindo serviço que fizeram ao posto um :evil: ?
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Malm » 21 jan 2014, 23:53

Interessante. Dois perfis com uma voltagem média muito próxima (3,71 e 3,723) mas com SoC bastante diferente (11,6% e 25%). Este segundo perfil é revelador de uma bateria em boas condições.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por psi20 » 22 jan 2014, 12:14

Uma vez k ainda nao surgiu a possibilidade do cafe na guarda pergunto, consegues fazer a viagem coimbra - guarda com uma carga?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por mjr » 22 jan 2014, 12:40

Coimbra-Guarda numa carga parece-me impossível, mesmo com truques "Malmonásticos". São muitos km e a diferença de altitude é brutal.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”