Será talvez uma boa ideia, colocar uma película escurecedora nos vidros, protege dos raios solares e poupa-se muito no AC.Venho com rádio, sistema de navegação (só para ir ouvindo a voz da "Catarina" e avisos dos radares) e com um tracinho só da ventoinha com os vidros fechados o que para já torna a viagem agradável. Quando o calor apertar veremos mas estou preparado para algumas saunas como os nossos antepassados suportavam e sobreviveram. Tenho uma "rede" do chinês para colocar no vidro do lado da minha janela porque venho sempre com o Sol a dar-me do meu lado. A velocidade de hoje andou na volta dos 82 kms aos 96kms mas sempre com o "olho" na técnica dos 3 circulos como referi anteriormente.

DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
- sousal
- Registado: 06 jan 2011, 00:42
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Contacto:
Re: Perguntem ao rui :lol:
Scooter electrica 0,21€/100 (electrões)
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Contacto:
sousal Escreveu:Será talvez uma boa ideia, colocar uma película escurecedora nos vidros, protege dos raios solares e poupa-se muito no AC.Venho com rádio, sistema de navegação (só para ir ouvindo a voz da "Catarina" e avisos dos radares) e com um tracinho só da ventoinha com os vidros fechados o que para já torna a viagem agradável. Quando o calor apertar veremos mas estou preparado para algumas saunas como os nossos antepassados suportavam e sobreviveram. Tenho uma "rede" do chinês para colocar no vidro do lado da minha janela porque venho sempre com o Sol a dar-me do meu lado. A velocidade de hoje andou na volta dos 82 kms aos 96kms mas sempre com o "olho" na técnica dos 3 circulos como referi anteriormente.
No fundo é o que eu uso pois a rede do "chinês" que uso tem a forma da janela e escurece o ambiente deixando ver o trânsito na mesma através do vidro. Mas obrigado pela dica na mesma

NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- sousal
- Registado: 06 jan 2011, 00:42
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Eu também usei muitas vezes essas redes, mas comprei um carro que já trazia os vidros de trás e o da mala "fumados" e os resultados são surpreendentes. No entanto, estou a falar-vos de película homologada.
Scooter electrica 0,21€/100 (electrões)
Plenamente de acordo. Presto aqui o meu reconhecimento ao ruimegas.mjr Escreveu:Obrigado pelas palavras Rui. E reforço o agradecimento aos outros moderadores e gestores e também a todos os membros deste nosso espaço de partilha de informação e experiências. No entanto, sem contar com as questões técnicas de desenvolvimento e manutenção deste espaço, o grande motor (eléctrico) deste fórum tem sido de facto o ruimegas, com participação em todos os tópicos, introdução diária de novos tópicos, e agora também relatos daquilo que mais interessa a todos nós que é a experiência LEAF. Obrigado Rui!

Uma questão, Rui.
Já tens noção do impacto do A/C na autonomia?
Se não, quando tiveres avisa
Abraço
Se não, quando tiveres avisa

Abraço
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Contacto:
Essa questão é melhor colocá-la a outro proprietário porque já nos meus carros de combustão era muito raro usar o A/C e neste também não tenciono a não ser que esteja mesmo insuportável e por pouco tempo. Eu uso mais a ventoinha sem A/C pois tenho tendência a adoecer com o A/C, a sério, costumo apanhar constipações de verão que são terríveis de debelar. Sorryruicvt Escreveu:Uma questão, Rui.
Se não, quando tiveres avisa![]()
Abraço

Mas do pouco que usei e li e se for utilizado continuamente, e em ECO, no mínimo 15% da carga vai à vida. Alguém que teste e conte aqui.
Cumprimentos
- batalha
- Registado: 06 jan 2011, 02:33
Acho que o aquecimento "come" muito mais...
Rui, como já tens experiência de viagens a Evora
(quantas numa semana?), em comparação com o tempo gasto anteriormente no CI (antes da preparação para o Leaf) e agora com carregamento incluído?
Obrigado por tudo, e por arrumares os tópicos
Rui, como já tens experiência de viagens a Evora

- ruimegas
- Gestor do Forum
- Contacto:
Já fiz 5 viagens numa semana...(vim a casa a meio da semanabatalha Escreveu:Acho que o aquecimento "come" muito mais...
Rui, como já tens experiência de viagens a Evora(quantas numa semana?), em comparação com o tempo gasto anteriormente no CI (antes da preparação para o Leaf) e agora com carregamento incluído?

- mikexilva
- Moderador Global
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
A rede ajuda a resolver parte do problema de levar com o sol directamente durante uma viagem, mas se for escura absorve parte dos raios solares transformando-se em calor já dentro do carro, e deixa passar pelos buraquinhos outra parte dos raios solares que se transforma em calor quando incide no interior do carro.ruimegas Escreveu:sousal Escreveu:Será talvez uma boa ideia, colocar uma película escurecedora nos vidros, protege dos raios solares e poupa-se muito no AC.Venho com rádio, sistema de navegação (só para ir ouvindo a voz da "Catarina" e avisos dos radares) e com um tracinho só da ventoinha com os vidros fechados o que para já torna a viagem agradável. Quando o calor apertar veremos mas estou preparado para algumas saunas como os nossos antepassados suportavam e sobreviveram. Tenho uma "rede" do chinês para colocar no vidro do lado da minha janela porque venho sempre com o Sol a dar-me do meu lado. A velocidade de hoje andou na volta dos 82 kms aos 96kms mas sempre com o "olho" na técnica dos 3 circulos como referi anteriormente.
No fundo é o que eu uso pois a rede do "chinês" que uso tem a forma da janela e escurece o ambiente deixando ver o trânsito na mesma através do vidro. Mas obrigado pela dica na mesma
A pelicula deixa passar alguns raios solares na mesma, mas alguns que possam ser refletidos ou absorvidos como está em contacto com o vidro passa parte do calor directamente para o exterior.
PS: Provavelmente a película não pode ser espelhada, se não ainda teria um efeito melhor em reflectir a luz (e o calor)...
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
De facto a película será mais eficiente que a rede. A rede não impede a energia de entrar no carro, mas evita que parte da energia se transforme em calor na pele das pessoas. A película tem os dois efeitos, especialmente se tiver do lado de fora dos vidros (do lado de dentro o aquecimento da película gera radiação infravermelha que aquece em parte o interior, do lado de fora a película pouco pode aquecer devido ao vento do carro a circular).
Uma questão: O LEAF não tem os vidros de trás escurecidos?
Uma questão: O LEAF não tem os vidros de trás escurecidos?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt