Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 31 out 2014, 12:32

E alguns milhares em manutenção e mudança de óleo, e mais uns 1000€ em IUC. E com enorme prazer de condução.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Orlando » 31 out 2014, 12:59

mjr Escreveu:E alguns milhares em manutenção e mudança de óleo, e mais uns 1000€ em IUC. E com enorme prazer de condução.
Visto sobre este prisma, já tudo faz mais sentido! :arrow: :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 31 out 2014, 13:13

Em 2015 o Leaf (e todos os elétricos novos) fica 4000€ mais barato com o incentivo do estado (considerando 500€ como o custo do carro velho a entregar).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por VETL » 31 out 2014, 13:22

rdias Escreveu:Mas pagaram o carro mais caro que os outros...

Eu sei... Sou chato... :mrgreen:

Vmax69.... Calma ... Estamos a falar do leaf... Outros VE os packs irão durar muito mais... Mesmo com calor....
É melhor dobrar a língua. O problema já não está resolvido com a nova bateria?

Quanto à questão dos 300.000 e tirando o caso da Tesla, não acham que têm que ter juízo para já em qualquer dos outros...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Fil » 31 out 2014, 14:35

rdias Escreveu:Mas pagaram o carro mais caro que os outros...

Eu sei... Sou chato... :mrgreen:

Vmax69.... Calma ... Estamos a falar do leaf... Outros VE os packs irão durar muito mais... Mesmo com calor....
Isto já foi plenamente discutido por aqui, mas para mim o carro não é mais caro que os outros da mesma classe, comparando-o com um veículo a gasóleo da mesma gama e com extras idênticos, além de que o leaf tem extras que só ve's têm, os ve's são de longe os veículos mais baratos do mercado, sem qualquer tipo de comparação ;)

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por santanamos » 31 out 2014, 14:36

mjr Escreveu:Nem sonhes em tirar 300k de uma bateria de um Leaf no nosso clima.
Bolas, eu não sou tão pessimista. Boa parte dos km do essiemme, ainda não havia tantas preocupações com temperaturas, havia muita liberdade em usar pcr's, etc. Provavelmente ele não mudou a rotina com os conhecimentos que agora tem mas, tambem não vejo razão para os novos packs e de novos modelos de novas marcas, não fazerem os 300k :roll:

Acho que se o essiemme comprasse já outro leaf desta geração, a historia podia ser um bocado diferente daqui a 100k.

Ou então sou demasiado optimista :geek:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 31 out 2014, 14:54

Não digo que não seja possível, mas para o comum dos mortais sem usar técnicas agressivas de controlo de temperatura, penso ser muito difícil. O Leaf que já tem 200k está com menos 3 barras mas num clima mais favorável que o nosso (embora com muitas CR). A questão é que o carro só tem 3 anos, e como sabemos o tempo é um fator muito importante. Para conseguir esse nível de km é preciso que sejam feitos em pouco tempo. No meu caso, por exemplo, os 300k seriam atingidos aos 12 anos de vida do carro. Custa-me a acreditar. A não se que a bateria se mantenha estável abaixo dos 50% de degradação. O TickTock do MNL vai esclarecer essa dúvida, já vai em 56% da capacidade inicial.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por santanamos » 31 out 2014, 15:03

Estou de acordo acerca do factor tempo. Por isso é que tive tanta esperança de meter um electrico como taxi. Acredito que que o classe B ao fim de 5anos teria 400k e estaría identico ao do essiemme neste momento :oops:
Vai ficar para a proxima.

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 31 out 2014, 15:18

A economia (em notas) é fenomenal, neste momento o carro já só me custou um valor abaixo dos 20.000 Euros...

Agora, só nas excepções é que já sinto alguma dificuldade, como no fim-de-semana passado... a não ser dos pneus ou de um eventual vento de frente, começo a ter mais dificuldade em visitar a família.
No regresso a casa naquele fds, claro, não houve tanta aflição :)
Contudo, hei-de o fazer novamente, desta vez vamos elaborar um plano de "milestones", isto é, por cada terra que passamos, medimos a energia restante para melhor controlar em idas futuras.

Maravilhoso, mesmo assim, esta viatura tem-se mostrado excelente na economia mensal. :P
sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 31 out 2014, 16:48

Eu vou ter de discordar.

Ao fim de 3 anos, este carro fez-me "ganhar" mais do que 10.000 Euros... estamos a falar de um carro equivalente a um Qashqai com o mesmo equipamento, por exemplo.
Se tivesse sido um Qashqai, em vez de saldo positivo, teria sido negativo.

Mas é que não há dúvida absolutamente nenhuma.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”