Leaf - Coimbra

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Filipe » 27 fev 2014, 06:30

Malm Escreveu:
Filipe Escreveu:Ena Pafi, tambem quero um GRÁFICO desses, pareçe quase um Electrocardiograma 8-)
Bem pensado Filipe. Era uma experiência engraçada ligar um de nós a um holter (ECG contínuo) e verificar como fisiologicamente nos comportamos numa viagem em que podemos ser atacados pela range ansiety. Num troço como o de Aveiras a Pombal ataca-me bem. Já sofri menos desse mal, porque agora eu tenho consciência que posso ficar parado com o carro a apresentar-me uma ou duas barras ainda e 10 km de autonomia estimada :( . No último fim-de-semana fiz o trajeto Tábua-Coimbra e procurei acompanhar o ritmo dos CI de um pessoal conhecido, que raramente baixou dos 100 km/h. Ainda fiz uns 40 km a acompanhá-los, mas depois da descida do Botão desisti porque já só me restavam 6 barras e ainda faltavam uns 15 km e depois em Coimbra ainda tinha de procurar onde carregar. Na prática, deveria ter apenas 4. Fiz os km que me faltavam ao meu ritmo e cheguei com 4, ainda numa zona confortável com as células bem equilibradas. Sempre a fazer contas, sempre a pensar que consumo é expectável no resto da viagem, sempre a contar com surpresas em relação aos locais de carga. Na maioria das viagens faço-as bastante confortável, mas ainda tenho situações de trabalho mental algo exigente que está apurado com a experiência. E, por vezes, a ansiedade reaparece de forma intensa e nessas alturas tenho de apelar às minhas técnicas de controlo emocional. Resta dizer que quando os companheiros de viagem se apercebem de existir o risco de ficar parado (a minha mulher percebe-o muito bem pelas minhas alterações de comportamento, muito mais do que pelas informações dadas pelo carro), torna-se mais difícil manter a calma.
Comigo, a minha mulher vai de boleia ou de Expresso para a Santa Terrinha, e eu vou sózinho Elocubrando as váris soluções para finalizar o trajeto lá, independentemente da duração do mesmo. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 28 fev 2014, 23:35

445 km CI vs. 4x180 km VE :twisted:

A primeira de muitas semanas 8-)

[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/V5Jlj ... 44-h512-no[/IMG]
Última edição por pafi em 11 mar 2014, 23:29, editado 1 vez no total.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Malm » 02 mar 2014, 13:02

25€ em vez de 3€. Larga-se o acelerador e nada, não aproveita rigorosamente nada. Faz-me impressão conduzir sem regeneração :? .

https://www.dropbox.com/s/pzw5d0op1jnw8k5/IMG_5996.JPG
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 03 mar 2014, 00:10

Eh la!
Conheço esse portão de algum lado... não me digas que andaste a ver as amendoeiras!? ;)
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 06 mar 2014, 21:42

Após o interlúdio carnavalesco hoje carregou até aos 95,4% (não me lembro de ver um valor tão elevado de soc). Viagem tranquila e chegada à Guarda com 26,3% (descarga de 69,1%). O que não faz um bocadinho de calor!
Também já comecei a reparar nas zonas de sombra do parque para quando chegar a brasa douresca, pois ali não há árvores de grande porte.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por lmlr » 07 mar 2014, 00:00

Montas uma tenda.

É verdade, falemos de coisas realmente importantes, e deixemos os kW, PCR, etc. No fim‑de‑semana de 15 e 16, devo ir até à Guarda, mas não levo o iOn. Recomendas algum restaurante? :D

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 07 mar 2014, 21:50

lmlr Escreveu:Montas uma tenda.

É verdade, falemos de coisas realmente importantes, e deixemos os kW, PCR, etc. No fim‑de‑semana de 15 e 16, devo ir até à Guarda, mas não levo o iOn. Recomendas algum restaurante? :D
Vou mesmo pensar nisso da tenda rapidamente! Hoje, depois de levar a máquina ao mobi.e até fiquei parvo: 6 barras de temperatura :shock:
Imagem

Tinha acabado de chegar e até estava satisfeito com os 68,8% de descarga, mas depois disto só pensei "Se com este breve e ligeiro calor primaveril já ficas assim, nem imagino quando vier o verão!".
À 1h da manhã acabou a carga. Às 7h30 foi a viagem para SJP. Depois repousou uns 15 minutos e às 9h começou a carga. Pelas 16h terminou e às 17h30 foi a viagem de regresso.
Enfim, 11ºC na rua e 26,4ºC no pack :shock:

Temperatura do pack:
Imagem

lmlr,
Tens várias hipóteses.
Junto ao jardim principal há duas cervejarias (tenho que lá passar pois já não me recordo dos nomes...)
Junto à Sé, na rua Direita (que por acaso é torta) há os típicos com comida regional.
Junto à rotunda da "ex-Ti Jaquina" há outra cervejaria/marisqueira (chama-se Sardinha).
Na Póvoa do Mileu (quem desce da alta para a estação), há o Aquarius.
Se me lembrar de mais aviso ;)
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por lmlr » 07 mar 2014, 22:43

Gracias.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por mjr » 07 mar 2014, 23:56

Para cargas rápidas sim, mas para cargas lentas o efeito não será mensurável. Antes do efeito se tornar mensurável nas cargas lentas já a bateria será incapaz de desenvolver a potência máxima e portanto terá de ser substituída. No caso do Leaf a corrente de carga lenta é de 10A e a corrente máxima de descarga anda por volta dos 250A, ou seja 25 vezes a corrente de carga lenta ou 625 vezes a dissipação de energia sobre a forma de calor. Para se começar a notar algum aquecimento do pack com os carregamentos lentos é necessário uma potência de perdas por efeito de Joule perto dos 100W, o que significaria que a 250A estariam a ser dissipados 62,5kW de calor. Isto não é, naturalmente, possível.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por galt » 10 mar 2014, 00:00

Liga o A/C remotamente... n te esqueças que ele desliga-se 2h depois...
Qd o carro está ligado à tomada com energia, n existe consumo das baterias, mas o carregamento vai demorar mais uns minutos em relação ao normal.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”