Exacto, ando de olho num Leaf assim percebo os custos .... já que com a mota sao muito muito muito reduzidosgalt Escreveu:Parabéns!
É um número que já merece destaque.
Falta apenas descrever os custos que tiveste até agora, manutenção e avarias.

DIÁRIO DE BORDO - mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Se lerem o diário de bordo todo podem ter uma ideia dos custos, que foram basicamente os da revisão dos 30000kms mais os da eletricidade. Assim de cabeça, a revisão custou 70€ e gastei 8200 kW.h de eletricidade em casa.
Fazendo as contas, isto dá 890€/50000km ou seja 1,78€/100km. Cerca de 5% dos consumos foram realizados em postos públicos gratuitos.
EDIT - Falta contar com os custos dos dois pneus que tive de trocar por causa de um furo, mas esses custos são independentes do sistema propulsor.
Fazendo as contas, isto dá 890€/50000km ou seja 1,78€/100km. Cerca de 5% dos consumos foram realizados em postos públicos gratuitos.
EDIT - Falta contar com os custos dos dois pneus que tive de trocar por causa de um furo, mas esses custos são independentes do sistema propulsor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Boa!
Eu já tinha passado os 50k... estou meeeeesmo quase a dobrar os 52.000.
sm

Eu já tinha passado os 50k... estou meeeeesmo quase a dobrar os 52.000.
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11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Magnífico...
Parabéns! é uma excelente opção.
Sortudos o que sabem fazer contas...

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Já há muito tempo que não faço um update...
Estou com 54000km e fiz recentemente a revisão dos 2 anos. Como indiquei noutro tópico, o custo foi igual à primeira revisão pois não trocaram o óleo dos travões confirme é indicado no manual. Não me queixei...
Entretanto estive 2 semanas e meio no Algarve e o Leaf ficou a descansar abrigado do estio na minha garagem. Quando voltei de férias, ontem, estava morto. Percebi logo o culpado, por descuido deixei o ELM327 ligado e foi suficiente para descarregar a bateria de 12V em pouco mais de duas semanas(no dia 14 pedi um update pelo Carwings e ainda estava vivo).
Felizmente foi muito fácil de ressuscitar pois não é necessário arrancar com um motor de combustão. Bastou ligar aos terminais da bateria uma pequena bateria de 12V que tinha na garagem. A partir daí consegui ligar o carro colocando logo em READY to drive e rapidamente a bateria de tração carregou a bateria auxiliar de 12V. Para me certificar que a bateria de 12V ia ficar bem coloquei logo o carro a carregar ao invés de programar para mais tarde.
A nível de capacidade da bateria hoje de manhã tinha 88,5% reportados pela BMS e 75.5% de Health. Ainda não tenho a certeza que vou escapar à vaga de perdas da primeira barra de capacidade, depende muito da temperatura ambiente. O ano passado por esta altura tinha perdido 8% de capacidade e este ano perdi mais 4%. Parece estar de facto a diminuir a velocidade de degradação.
Estou com 54000km e fiz recentemente a revisão dos 2 anos. Como indiquei noutro tópico, o custo foi igual à primeira revisão pois não trocaram o óleo dos travões confirme é indicado no manual. Não me queixei...
Entretanto estive 2 semanas e meio no Algarve e o Leaf ficou a descansar abrigado do estio na minha garagem. Quando voltei de férias, ontem, estava morto. Percebi logo o culpado, por descuido deixei o ELM327 ligado e foi suficiente para descarregar a bateria de 12V em pouco mais de duas semanas(no dia 14 pedi um update pelo Carwings e ainda estava vivo).
Felizmente foi muito fácil de ressuscitar pois não é necessário arrancar com um motor de combustão. Bastou ligar aos terminais da bateria uma pequena bateria de 12V que tinha na garagem. A partir daí consegui ligar o carro colocando logo em READY to drive e rapidamente a bateria de tração carregou a bateria auxiliar de 12V. Para me certificar que a bateria de 12V ia ficar bem coloquei logo o carro a carregar ao invés de programar para mais tarde.
A nível de capacidade da bateria hoje de manhã tinha 88,5% reportados pela BMS e 75.5% de Health. Ainda não tenho a certeza que vou escapar à vaga de perdas da primeira barra de capacidade, depende muito da temperatura ambiente. O ano passado por esta altura tinha perdido 8% de capacidade e este ano perdi mais 4%. Parece estar de facto a diminuir a velocidade de degradação.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Segunda-feira vou à Caetano Power fazer a actualização.mjr Escreveu:Já há muito tempo que não faço um update...
A nível de capacidade da bateria hoje de manhã tinha 88,5% reportados pela BMS e 75.5% de Health. Ainda não tenho a certeza que vou escapar à vaga de perdas da primeira barra de capacidade, depende muito da temperatura ambiente. O ano passado por esta altura tinha perdido 8% de capacidade e este ano perdi mais 4%. Parece estar de facto a diminuir a velocidade de degradação.
Em carregamentos a 100%, tenho registados valores entre 19000 e 19400 wh (25/27ºC). Quer isto dizer que também estou no limiar de perder a primeira barra e tenho apenas 32000 km. Nunca tive especial atenção com a temperatura das baterias. Já me basta perder tempo com a autonomia. A Nissan, nesta nova versão de 2013, bem podia ter introduzido qualquer melhoria neste aspecto, até porque os comentários negativos por parte da concorrência, visavam essencialmente este facto.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Para poderes deixar sempre o ELM327 ligado sem preocupações, no site da aplicação diz que no LEAF o pino 8 da tomada OBD tem 12V que só estão presentes quando o carro está ligado.
Abrindo o adaptador, colocando um fio para o pino 8 para a pista da alimentação na placa de circuito impresso e cortando a ligação ao 16 dizem que o adaptador só recebe alimentação quando o carro está ligado.
Na especificação OBD2 genérica, o pino 8 é de reserva para o que o fabricante quiser, e o pino 16 é que segundo a especificação tem que ter presentes os 12V.
Abrindo o adaptador, colocando um fio para o pino 8 para a pista da alimentação na placa de circuito impresso e cortando a ligação ao 16 dizem que o adaptador só recebe alimentação quando o carro está ligado.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
mjr, experimenta lá a cena, e depois conta-nos. 

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Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
O meu gidómetro tem essa possibilidade de estar sempre ligado ou apenas ligado quando o carro está ligado. Ainda não me dei ao trabalho a fazer o mesmo ao ELM327...
Estou com 55.74Ah reportados pela aplicação, o que é o valor máximo a partir do qual a primeira barra pode desaparecer. Tem andado entre os 55.74 e os 55.90Ah nos últimos dias, o que sugere que finalmente apanhou a capacidade atual e agora as perdas passam a ser bem reportadas.
Estou com 55.74Ah reportados pela aplicação, o que é o valor máximo a partir do qual a primeira barra pode desaparecer. Tem andado entre os 55.74 e os 55.90Ah nos últimos dias, o que sugere que finalmente apanhou a capacidade atual e agora as perdas passam a ser bem reportadas.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Sigo com 55,31 Ah e 12 barras. Sinto que, após a P3227, com o frio já não vai haver a subida da capacidade reportada pelo BMS, da mesma maneira que com o calor também não há descida abrupta de capacidade. Assim é até possível que perca a 12ª barra durante o Inverno.
Recomendo a que todos façam o quanto antes o update pois trás grandes vantagens na compatibilidade com PCRs, nomeadamente naqueles que não funcionavam com os Leaf mas funcionavem com os Mitsubishi, e também porque representa mais corretamente a capacidade armazenada na bateria.
Recomendo a que todos façam o quanto antes o update pois trás grandes vantagens na compatibilidade com PCRs, nomeadamente naqueles que não funcionavam com os Leaf mas funcionavem com os Mitsubishi, e também porque representa mais corretamente a capacidade armazenada na bateria.
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