Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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frankesousa
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 01 jun 2025, 11:56

Esperem lá, não perceberam bem o que eu queria dizer

Não estou a dizer que os VE só duram 4 ou 5 anos, diria que o normal será uns 10 anos pelo menos sem qualquer problema.

A questão é, chegando a essa idade, a bateria tem tendência para ceder e precisar de reparação, e aí chegamos a conversa do Civic que há carros difíceis de reparar.

Eu não quero chegar lá, por isso equaciono apenas um VE durante poucos anos antes de chegar á marca dos 8 anos e antes de perder grande valor.

Infelizmente ao contrário daquilo que eu esperava, não há nenhuma esperança para reparação de VE com mais de 10 anos e com problemas na bateria.

É certo que existem casos de sucesso de reparação ou recuperação de leafs, mas muito isolados e não são para o comuns dos mortais porque as marcas não querem carros com mais de 10 anos na estrada.
É por isso que vamos ter um problema com carros semi novos a irem para a sucata porque alguém completamente inconsciente acha que só porque quer ganhar mais dinheiro obrigado o consumidor a trocar de carro ainda novo!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 01 jun 2025, 15:02

Isso é porque não tens estado atento, existem reparações em KIA Soul, Hyundai ioniq, BMW i3, até nos clones tens casos de facilmente substituires/reparares uma bateria, nos Teslas é que nem por isso,...
Nissan LEAF 2018 40kWh
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 01 jun 2025, 16:39

civic Escreveu:
01 jun 2025, 15:02
Isso é porque não tens estado atento, existem reparações em KIA Soul, Hyundai ioniq, BMW i3, até nos clones tens casos de facilmente substituires/reparares uma bateria, nos Teslas é que nem por isso,...
Estas a dizer exatamente aquilo que eu disse, há reparações, mas apenas casos isolados, alguns semi legal apenas (como a troca de bateria por outra diferente), nada de reparações normais, na marca ou em oficinas "normais".
Isso são excepções, boas, mas não é a regra nem me parece que venha a ser infelizmente, apenas e só porque o dinheiro fala mais alto!

Quem quiser reparações ou alterações úteis necessárias num VE, até me parece que seja a tesla a unica a fazer.

Tenho aqui um e2008 com problemas de carregamento em DC, já fomos com ele a várias oficinas, marca, etc, nem uma porcaria de uma atualização de software fazem para resolver!
É só um exemplo, mas tenho mais.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por cfvp » 01 jun 2025, 16:51

Acredito que um carro elétrico, diga-se a bateria do mesmo, dure mais que 10 anos. Claro que vai depender do nº de kms, mas acredito que a maioria das pessoas não fazem muitos kms e mais depressa vão querer trocar o carro por causa da idade do mesmo do que avarias na bateria ou até mesmo degradação.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 01 jun 2025, 17:35

cfvp Escreveu:
01 jun 2025, 16:51
Acredito que um carro elétrico, diga-se a bateria do mesmo, dure mais que 10 anos. Claro que vai depender do nº de kms, mas acredito que a maioria das pessoas não fazem muitos kms e mais depressa vão querer trocar o carro por causa da idade do mesmo do que avarias na bateria ou até mesmo degradação.
Infelizmente eu não acredito, e a experiência para já não mostra nada muito melhor.

São poucos os VE com 10 anos pelo que é difícil dizer, mas a idade, nos números que vejo, é mais de metade do desgaste da bateria.
Parece ser fácil fazer 300/400 ou até mais com uma bateria, mas rápido em poucos anos.

Parece-me impossível fazer 500 mil em 20 anos que por exemplo tenho aqui um Mercedes assim, uma bateria não chega lá tenho a certeza, e também tenho a certeza que não vai haver baterias de substituição para estes carros com mais de 10 anos.

Resumindo, vou continuar a ter VE e a ver que são de longe a melhor solução de mobilidade, mas esta economia de consumo vai matar toda a vantagem.

Este assunto do leaf fez-me mesmo desanimar totalmente com esta sociedade de consumo excessivo. Fiz várias ofertas para ficar com o leaf, nem que fosse sem bateria, e a ordem era clara, arrumar da estrada com eles!
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 01 jun 2025, 17:51

frankesousa Escreveu:
01 jun 2025, 16:39

Estas a dizer exatamente aquilo que eu disse, há reparações, mas apenas casos isolados, alguns semi legal apenas (como a troca de bateria por outra diferente), nada de reparações normais, na marca ou em oficinas "normais".
Isso são excepções, boas, mas não é a regra nem me parece que venha a ser infelizmente, apenas e só porque o dinheiro fala mais alto!

Quem quiser reparações ou alterações úteis necessárias num VE, até me parece que seja a tesla a unica a fazer.

Tenho aqui um e2008 com problemas de carregamento em DC, já fomos com ele a várias oficinas, marca, etc, nem uma porcaria de uma atualização de software fazem para resolver!
É só um exemplo, mas tenho mais.
Continuo a achar que andas desatento, já foste a uma Evolution? Que não é mais do que oficinas da rede Bosch Car Service, queres oficinas mais normais que estas? Fazes ideia do numero de intervenções que estas oficinas fazem em EVs? Entre outras...

A Tesla faz se estiver na garantia, e o que faz é mudar modulos, não mexe dentro deles, tal como a Hyundai mudou as baterias dos Kauai, ou a KIA reparou as baterias dos Soul primeira geração, ou na questão de rolamentos, relacionar o mau funcionamento de alguns concessionários com a falta de reparações em EVs em geral é no minimo discutivel. Já tentaste resolver o problema desse e2008 fora da marca?

Semi legal? Isso serve para todas as tecnologias, ou achas que quem mete um motor de combustão novo vai a correr ao IMT fazer a alteração do numero? Ou ver se o motor novo/reconstruido é da homologação do carro? Isso para mim é só desconversar, a compra de um EV usado será semrpe uma lotaria, tal como um CI, posso dizer-te que tenho um familiar que comprou uma carrinha Mercedes 220cdi usado, ao fim de 3 anos encostou, motor desligou-se, só em diagnosticos já ia em mais de 3000€, quando soube o valor de reparação ascendia a mais de 8000€, trocou por outra igual, fiquei :o , se fosse um eletrico, como seria? Era um pisa papeis e tal? :lol:

Já estamos em 2015, tens exemplos de carros com mais de 12 anos em que as baterias mantêm a degradação num estado muito bom, diria, por exemplo, o i3, o ioniq 28, Tesla modes S, X, ... Não partilho nada da tua opinião em relação à longevidade das baterias... Claro que há sempre uns melhores que outros, mas isso é em todas as tecnologias...O que acho também é que os EVS sendo muito caros são, principalemente, comprados por empresas onde os cuidados são muito poucos ou nenhuns e aí inclinarem um pouco o jogo, mas acho que facilmente duram entre 10 a 20 anos, o tratamento dita a longevidade.

https://chargedevs.com/newswire/german- ... -expected/
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por rjspedition » 02 jun 2025, 08:26

Tens o exemplo recente do @rjspedition que tal como nós teve o problema Leaf e comprou um carro com 6 anos e cento e muitos km e aparentemente continua como se nada fosse.
Bateu agora nos 150 000 e regressou ontem de uma volta à Galicia de 1300 km neste fim de semana prolongado. :mrgreen:

Ainda sobre este tema, tenho seguido por curiosidade a EVClinic:

https://www.linkedin.com/company/ev-clinic

Tem reparado algumas baterias Tesla. Um dos últimos posts visa precisamente isso, assim como o "End of Life" estimado pela experiência deles, vale o que vale:

https://www.linkedin.com/posts/ev-clini ... 11776-x8pQ

É certo que existem casos de sucesso de reparação ou recuperação de leafs, mas muito isolados e não são para o comuns dos mortais porque as marcas não querem carros com mais de 10 anos na estrada.
Opinião puramente pessoal, mas eu nunca na vida iria gastar uns 13000€ num Leaf de 1ª geração quando depois por pouco mais se consegue uma viatura com muito mais extras, capacidades e segurança. A única vantagem é mesmo a garantia a zeros do pack de baterias.

O que acho também é que os EVS sendo muito caros são, principalemente, comprados por empresas onde os cuidados são muito poucos ou nenhuns e aí inclinarem um pouco o jogo
Completamente de acordo. Quem tem um VE novo com data de devolução programada pouco se importará com cargas rápidas ou descargas de pé a fundo, entre outras questões.

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Nonnus
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 03 jun 2025, 06:21

frankesousa Escreveu:
01 jun 2025, 16:39
Tenho aqui um e2008 com problemas de carregamento em DC, já fomos com ele a várias oficinas, marca, etc, nem uma porcaria de uma atualização de software fazem para resolver!
É só um exemplo, mas tenho mais.
Que problema é esse e como se manifesta?

No fim de semana 21/22 vou fazer uma viagem de 600km e desde que tenho o e2008 ainda não fiz nenhum carregamento em DC.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 03 jun 2025, 06:57

Nonnus Escreveu:
03 jun 2025, 06:21
Que problema é esse e como se manifesta?

No fim de semana 21/22 vou fazer uma viagem de 600km e desde que tenho o e2008 ainda não fiz nenhum carregamento em DC.
Simplesmente dá erro a carregar em DC, não inicia a carga.

Normalmente falha uma vez e depois já dá, sempre foi assim desde que o meu irmão o tem.

Na última tentativa ficou a namorada apeada com 1% no carregador, mesmo com muitas tentativas não carregava, teve de se "arrastar" até um AC e ficar lá meia hora para chegar a casa (que já era perto).

Eu ando num e208 da empresa estes dias e tive uma surpresa também, não tão mám cheguei com 2% ao DC e ele ficou a carregar a 2kW até aos 5 ou 6 % só depois disso subiu para 90 e tal.
Resumindo, proibido baixar dos 5% em viagem, e como muito, a partir dos 20% para baixo aquilo cai mesmo a pique (diria que 1% por km +- em AE)
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 03 jun 2025, 08:06

frankesousa Escreveu:
03 jun 2025, 06:57


Simplesmente dá erro a carregar em DC, não inicia a carga.

Normalmente falha uma vez e depois já dá, sempre foi assim desde que o meu irmão o tem.

Na última tentativa ficou a namorada apeada com 1% no carregador, mesmo com muitas tentativas não carregava, teve de se "arrastar" até um AC e ficar lá meia hora para chegar a casa (que já era perto).

Eu ando num e208 da empresa estes dias e tive uma surpresa também, não tão mám cheguei com 2% ao DC e ele ficou a carregar a 2kW até aos 5 ou 6 % só depois disso subiu para 90 e tal.
Resumindo, proibido baixar dos 5% em viagem, e como muito, a partir dos 20% para baixo aquilo cai mesmo a pique (diria que 1% por km +- em AE)
Carros melhores e piores vai haver sempre, seja em que tecnologia for, tal como berbicachos. ;)

Por aqui pela empresa já andou um e-208 que também tinha uma cena parecida, mas cheguei a perceber o porquê, para carregar em AC tinhas que ter mais de 210V, se baixasse daí a coisa não ia, o Tesla é nos 200V, os mais sensiveis que por aqui andaram. ;)
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