
Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
- frankesousa
- Mensagens: 1414
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Esperem lá, não perceberam bem o que eu queria dizer
Não estou a dizer que os VE só duram 4 ou 5 anos, diria que o normal será uns 10 anos pelo menos sem qualquer problema.
A questão é, chegando a essa idade, a bateria tem tendência para ceder e precisar de reparação, e aí chegamos a conversa do Civic que há carros difíceis de reparar.
Eu não quero chegar lá, por isso equaciono apenas um VE durante poucos anos antes de chegar á marca dos 8 anos e antes de perder grande valor.
Infelizmente ao contrário daquilo que eu esperava, não há nenhuma esperança para reparação de VE com mais de 10 anos e com problemas na bateria.
É certo que existem casos de sucesso de reparação ou recuperação de leafs, mas muito isolados e não são para o comuns dos mortais porque as marcas não querem carros com mais de 10 anos na estrada.
É por isso que vamos ter um problema com carros semi novos a irem para a sucata porque alguém completamente inconsciente acha que só porque quer ganhar mais dinheiro obrigado o consumidor a trocar de carro ainda novo!
Não estou a dizer que os VE só duram 4 ou 5 anos, diria que o normal será uns 10 anos pelo menos sem qualquer problema.
A questão é, chegando a essa idade, a bateria tem tendência para ceder e precisar de reparação, e aí chegamos a conversa do Civic que há carros difíceis de reparar.
Eu não quero chegar lá, por isso equaciono apenas um VE durante poucos anos antes de chegar á marca dos 8 anos e antes de perder grande valor.
Infelizmente ao contrário daquilo que eu esperava, não há nenhuma esperança para reparação de VE com mais de 10 anos e com problemas na bateria.
É certo que existem casos de sucesso de reparação ou recuperação de leafs, mas muito isolados e não são para o comuns dos mortais porque as marcas não querem carros com mais de 10 anos na estrada.
É por isso que vamos ter um problema com carros semi novos a irem para a sucata porque alguém completamente inconsciente acha que só porque quer ganhar mais dinheiro obrigado o consumidor a trocar de carro ainda novo!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Isso é porque não tens estado atento, existem reparações em KIA Soul, Hyundai ioniq, BMW i3, até nos clones tens casos de facilmente substituires/reparares uma bateria, nos Teslas é que nem por isso,...
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
71 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
71 000Km's
- frankesousa
- Mensagens: 1414
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Estas a dizer exatamente aquilo que eu disse, há reparações, mas apenas casos isolados, alguns semi legal apenas (como a troca de bateria por outra diferente), nada de reparações normais, na marca ou em oficinas "normais".
Isso são excepções, boas, mas não é a regra nem me parece que venha a ser infelizmente, apenas e só porque o dinheiro fala mais alto!
Quem quiser reparações ou alterações úteis necessárias num VE, até me parece que seja a tesla a unica a fazer.
Tenho aqui um e2008 com problemas de carregamento em DC, já fomos com ele a várias oficinas, marca, etc, nem uma porcaria de uma atualização de software fazem para resolver!
É só um exemplo, mas tenho mais.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Acredito que um carro elétrico, diga-se a bateria do mesmo, dure mais que 10 anos. Claro que vai depender do nº de kms, mas acredito que a maioria das pessoas não fazem muitos kms e mais depressa vão querer trocar o carro por causa da idade do mesmo do que avarias na bateria ou até mesmo degradação.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms
- frankesousa
- Mensagens: 1414
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Infelizmente eu não acredito, e a experiência para já não mostra nada muito melhor.cfvp Escreveu: ↑01 jun 2025, 16:51Acredito que um carro elétrico, diga-se a bateria do mesmo, dure mais que 10 anos. Claro que vai depender do nº de kms, mas acredito que a maioria das pessoas não fazem muitos kms e mais depressa vão querer trocar o carro por causa da idade do mesmo do que avarias na bateria ou até mesmo degradação.
São poucos os VE com 10 anos pelo que é difícil dizer, mas a idade, nos números que vejo, é mais de metade do desgaste da bateria.
Parece ser fácil fazer 300/400 ou até mais com uma bateria, mas rápido em poucos anos.
Parece-me impossível fazer 500 mil em 20 anos que por exemplo tenho aqui um Mercedes assim, uma bateria não chega lá tenho a certeza, e também tenho a certeza que não vai haver baterias de substituição para estes carros com mais de 10 anos.
Resumindo, vou continuar a ter VE e a ver que são de longe a melhor solução de mobilidade, mas esta economia de consumo vai matar toda a vantagem.
Este assunto do leaf fez-me mesmo desanimar totalmente com esta sociedade de consumo excessivo. Fiz várias ofertas para ficar com o leaf, nem que fosse sem bateria, e a ordem era clara, arrumar da estrada com eles!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Continuo a achar que andas desatento, já foste a uma Evolution? Que não é mais do que oficinas da rede Bosch Car Service, queres oficinas mais normais que estas? Fazes ideia do numero de intervenções que estas oficinas fazem em EVs? Entre outras...frankesousa Escreveu: ↑01 jun 2025, 16:39
Estas a dizer exatamente aquilo que eu disse, há reparações, mas apenas casos isolados, alguns semi legal apenas (como a troca de bateria por outra diferente), nada de reparações normais, na marca ou em oficinas "normais".
Isso são excepções, boas, mas não é a regra nem me parece que venha a ser infelizmente, apenas e só porque o dinheiro fala mais alto!
Quem quiser reparações ou alterações úteis necessárias num VE, até me parece que seja a tesla a unica a fazer.
Tenho aqui um e2008 com problemas de carregamento em DC, já fomos com ele a várias oficinas, marca, etc, nem uma porcaria de uma atualização de software fazem para resolver!
É só um exemplo, mas tenho mais.
A Tesla faz se estiver na garantia, e o que faz é mudar modulos, não mexe dentro deles, tal como a Hyundai mudou as baterias dos Kauai, ou a KIA reparou as baterias dos Soul primeira geração, ou na questão de rolamentos, relacionar o mau funcionamento de alguns concessionários com a falta de reparações em EVs em geral é no minimo discutivel. Já tentaste resolver o problema desse e2008 fora da marca?
Semi legal? Isso serve para todas as tecnologias, ou achas que quem mete um motor de combustão novo vai a correr ao IMT fazer a alteração do numero? Ou ver se o motor novo/reconstruido é da homologação do carro? Isso para mim é só desconversar, a compra de um EV usado será semrpe uma lotaria, tal como um CI, posso dizer-te que tenho um familiar que comprou uma carrinha Mercedes 220cdi usado, ao fim de 3 anos encostou, motor desligou-se, só em diagnosticos já ia em mais de 3000€, quando soube o valor de reparação ascendia a mais de 8000€, trocou por outra igual, fiquei


Já estamos em 2015, tens exemplos de carros com mais de 12 anos em que as baterias mantêm a degradação num estado muito bom, diria, por exemplo, o i3, o ioniq 28, Tesla modes S, X, ... Não partilho nada da tua opinião em relação à longevidade das baterias... Claro que há sempre uns melhores que outros, mas isso é em todas as tecnologias...O que acho também é que os EVS sendo muito caros são, principalemente, comprados por empresas onde os cuidados são muito poucos ou nenhuns e aí inclinarem um pouco o jogo, mas acho que facilmente duram entre 10 a 20 anos, o tratamento dita a longevidade.
https://chargedevs.com/newswire/german- ... -expected/
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
71 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
71 000Km's
- rjspedition
- Mensagens: 534
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Bateu agora nos 150 000 e regressou ontem de uma volta à Galicia de 1300 km neste fim de semana prolongado.Tens o exemplo recente do @rjspedition que tal como nós teve o problema Leaf e comprou um carro com 6 anos e cento e muitos km e aparentemente continua como se nada fosse.

Ainda sobre este tema, tenho seguido por curiosidade a EVClinic:
https://www.linkedin.com/company/ev-clinic
Tem reparado algumas baterias Tesla. Um dos últimos posts visa precisamente isso, assim como o "End of Life" estimado pela experiência deles, vale o que vale:
https://www.linkedin.com/posts/ev-clini ... 11776-x8pQ
Opinião puramente pessoal, mas eu nunca na vida iria gastar uns 13000€ num Leaf de 1ª geração quando depois por pouco mais se consegue uma viatura com muito mais extras, capacidades e segurança. A única vantagem é mesmo a garantia a zeros do pack de baterias.É certo que existem casos de sucesso de reparação ou recuperação de leafs, mas muito isolados e não são para o comuns dos mortais porque as marcas não querem carros com mais de 10 anos na estrada.
Completamente de acordo. Quem tem um VE novo com data de devolução programada pouco se importará com cargas rápidas ou descargas de pé a fundo, entre outras questões.O que acho também é que os EVS sendo muito caros são, principalemente, comprados por empresas onde os cuidados são muito poucos ou nenhuns e aí inclinarem um pouco o jogo
- Nonnus
- Mensagens: 3483
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Que problema é esse e como se manifesta?frankesousa Escreveu: ↑01 jun 2025, 16:39Tenho aqui um e2008 com problemas de carregamento em DC, já fomos com ele a várias oficinas, marca, etc, nem uma porcaria de uma atualização de software fazem para resolver!
É só um exemplo, mas tenho mais.
No fim de semana 21/22 vou fazer uma viagem de 600km e desde que tenho o e2008 ainda não fiz nenhum carregamento em DC.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- frankesousa
- Mensagens: 1414
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Simplesmente dá erro a carregar em DC, não inicia a carga.
Normalmente falha uma vez e depois já dá, sempre foi assim desde que o meu irmão o tem.
Na última tentativa ficou a namorada apeada com 1% no carregador, mesmo com muitas tentativas não carregava, teve de se "arrastar" até um AC e ficar lá meia hora para chegar a casa (que já era perto).
Eu ando num e208 da empresa estes dias e tive uma surpresa também, não tão mám cheguei com 2% ao DC e ele ficou a carregar a 2kW até aos 5 ou 6 % só depois disso subiu para 90 e tal.
Resumindo, proibido baixar dos 5% em viagem, e como muito, a partir dos 20% para baixo aquilo cai mesmo a pique (diria que 1% por km +- em AE)
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Carros melhores e piores vai haver sempre, seja em que tecnologia for, tal como berbicachos.frankesousa Escreveu: ↑03 jun 2025, 06:57
Simplesmente dá erro a carregar em DC, não inicia a carga.
Normalmente falha uma vez e depois já dá, sempre foi assim desde que o meu irmão o tem.
Na última tentativa ficou a namorada apeada com 1% no carregador, mesmo com muitas tentativas não carregava, teve de se "arrastar" até um AC e ficar lá meia hora para chegar a casa (que já era perto).
Eu ando num e208 da empresa estes dias e tive uma surpresa também, não tão mám cheguei com 2% ao DC e ele ficou a carregar a 2kW até aos 5 ou 6 % só depois disso subiu para 90 e tal.
Resumindo, proibido baixar dos 5% em viagem, e como muito, a partir dos 20% para baixo aquilo cai mesmo a pique (diria que 1% por km +- em AE)

Por aqui pela empresa já andou um e-208 que também tinha uma cena parecida, mas cheguei a perceber o porquê, para carregar em AC tinhas que ter mais de 210V, se baixasse daí a coisa não ia, o Tesla é nos 200V, os mais sensiveis que por aqui andaram.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
71 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
71 000Km's