Leaf - Coimbra

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por VETL » 18 mar 2014, 23:01

Orlando Escreveu:Ah, ok...era pensei que fosse uma contagem....de arrefecimento....
Esses 27.º são celulas situadas onde?
E fizeste alguma carga ao sol para isso ou vieste simplesmente a puxar por ele?
Não é isso.
O carro do Pafi passa o dia ou a carregar ou a andar.
Não tem tempo de arrefecer.
Não necessita de puxar muito por ele para, naquele local, atingir estas temperaturas nesta altura.
É assim Pafi?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

pafi
Proprietário Leaf
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Contacto:

Mensagem por pafi » 18 mar 2014, 23:25

Isso mesmo Celestino!
Saí de SJP com 21ºC. Aumentou 6ºC após o trajeto. Claro que as seis barras já lá estavam.
Por enquanto carrega ao sol, mas amanhã vou mudar de spot dentro do parque para tentar amenizar a situação. Fotos amanhã, claro.

Quanto ao pack, os dois primeiros costumam ser os piores, i.e. os com temperatura mais elevada.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 18 mar 2014, 23:43

Deixa os vidros ligeiramente abertos... para o carro não fazer efeito de estufa. ;)
Liga o ar condicionado remotamente quando está à carga e entendas que a temperatura interior esteja a ficar quente.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 19 mar 2014, 00:36

galt Escreveu:Deixa os vidros ligeiramente abertos... para o carro não fazer efeito de estufa. ;)
Liga o ar condicionado remotamente quando está à carga e entendas que a temperatura interior esteja a ficar quente.
Isso a meu ver não vai ter qualquer efeito. O pack está completamente selado. Não existe qualquer troca de ar entre o habitáculo e o interior do pack. Não é por estarem 20º C no habitáculo que vão deixar de estar 27º C no pack. Para mim, é como a diferença de ser preto ou branco, o pack é uma zona demasiado autónoma do resto do carro para ser sensível a isso. Na verdade, não existe qualquer hipótese, em Portugal, de escapar a uma degradação anual significativa (eu diria 10%) conduzindo 120 km por dia com um carregamento de dia mais um carregamento de noite. Sempre a carregar e a andar, dia após dia, não acredito em menos de 10% ano. Agora está nos 26º C, ainda é inverno, quando a temperatura subir, as coisas vão piorar exponencialmente. O que vale é que vai funcionar segundo o horário escolar, que na Páscoa e no verão costuma ser muito menos apertado.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 19 mar 2014, 01:23

Malm Escreveu:Isso a meu ver não vai ter qualquer efeito. O pack está completamente selado. Não existe qualquer troca de ar entre o habitáculo e o interior do pack. Não é por estarem 20º C no habitáculo que vão deixar de estar 27º C no pack. Para mim, é como a diferença de ser preto ou branco, o pack é uma zona demasiado autónoma do resto do carro para ser sensível a isso...
Essas do "selado" e essas do "preto/branco" na teoria até poderiam fazer sentido.
Mas na prática não vejo nada disso no dia-a-dia.
Hoje a minha esposa levou o carro e através do LeafSpy pude aferir que saíu de casa com o pack a 18º de manhãzinha.
Deixou o carro ao sol e antes de arrancar à hora de almoço (12h45m) o pack estava a 23,5º de média.
Fez 6Km e chegou a casa às 12h55m (passados 10 minutos!!!) com o pack a 21,5º. :o
Portanto meus amigos, quanto a essa história do AC não me pronuncio porque não experimentei.
Quanto ao "selado" ou "preto/branco" e até melhor explicação, eu não vou nessa...
Última edição por VETL em 19 mar 2014, 09:02, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 19 mar 2014, 08:48

A única coisa que me parece poder atenuar o efeito nocivo da temperatura no carro do pafi é deixá-lo numa zona bem sombria. No entanto, se estiverem 30º C à sombra, os valores de temperatura no pack vão manter-se altos todo o dia.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 19 mar 2014, 09:11

Isso só aconteceu, VETL, porque o ar está fresco e num carro parado não há convecção.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 19 mar 2014, 09:28

Orlando Escreveu:Isso só aconteceu, VETL, porque o ar está fresco e num carro parado não há convecção.
Não tenho nenhuma dúvida disso.
Mas em teoria o pack não podia reagir tão rapidamente a estas mudanças de temperatura exterior.
É isso que eu reclamo porque estamos sempre a ler que o pack é isolado, que é selado, que está numa zona que não é sensível a estas coisas, que a cor do carro não importa para o aquecimento do pack em dias de sol, etc, etc.
Isso até pode ser verdade, mas eu necessito de uma melhor explicação. Só isso...
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 19 mar 2014, 09:49

Apanha lá tu ventos acima dos 60kmh durante 10 minutos a temperaturas abaixo dos 15.ºc a ver se tb não arrefeces! :D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 19 mar 2014, 11:02

O Malm pode ter razão.
Na realidade é mais fácil estar 23ºC no habitáculo e 20ºC nas baterias e ao fim do dia tudo está diferente com o carro parado.
O efeito de estufa é real, nos dias que temos tido esta semana e e na semana passada. Isto são valores reais.

Gostava muito que na prática, o comportamento da temperatura fosse como o MALM refere, mas infelizmente a realidade diz-me que não.

A temperatura ambiente aqui em Lisboa durante o dia anda a rondar 19ºC, dentro do habitáculo cerca de 23ºC e pack 18ºC. No final do dia tudo está diferente sem o carro andar.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”