Leaf - Coimbra

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Malm » 19 mar 2014, 13:45

galt Escreveu:O Malm pode ter razão.
Na realidade é mais fácil estar 23ºC no habitáculo e 20ºC nas baterias e ao fim do dia tudo está diferente com o carro parado.
O efeito de estufa é real, nos dias que temos tido esta semana e e na semana passada. Isto são valores reais.

Gostava muito que na prática, o comportamento da temperatura fosse como o MALM refere, mas infelizmente a realidade diz-me que não.

A temperatura ambiente aqui em Lisboa durante o dia anda a rondar 19ºC, dentro do habitáculo cerca de 23ºC e pack 18ºC. No final do dia tudo está diferente sem o carro andar.
Se o carro não andar, a temperatura no meu pack, desde que não haja luz, é igual à atmosférica. Se ele não andar e de noite estiverem 10º C constantes, ele ao fim de umas valentes horas fica a 10º C. Na garagem, parado, se lá estiverem sempre 14º C, o pack vai estar exatamente a 14º C. É o que o canion me diz e eu já consigo inferir as temperaturas que se fazem sentir no exterior através das temperaturas no pack. Já coloquei aqui imagens que demonstram como os sensores mais externos do pack detetam primeiro as subidas de temperatura ambiente. Quando à luz, admito que ocorra alguma subida em relação à temperatura exterior. Eu como o ilumino o menos possível, raramente verifico uma subida de temperatura, parado, superior à do ambiente. Mas admito que num lugar muito iluminado pelo Sol, os raios solares possam ser responsáveis por algum aquecimento extra. Por isso, considero que mais do que ser preto ou branco, ou ligar o ar condicionado, ou deixar as janelas abertas, o mais importante é procurar o lugar mais escuro/fresco possível.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 19 mar 2014, 14:24

Malm Escreveu:... o mais importante é procurar o lugar mais escuro/fresco possível.
Sem dúvida alguma. ;)

Torna-se difícil no dia a dia, apenas os Centros Comerciais subterrâneos ajudam.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 19 mar 2014, 15:20

Malm Escreveu:Eu como o ilumino o menos possível
Cuidado com o cheiro a mofo :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 19 mar 2014, 16:48

rdias Escreveu:Sem duvida procurar o lugar mais fresco possível e a melhor solução. Os packs do imiev e do leaf são diferentes começando por um ser " aberto " e outro selado. Talvez pelo que se vê seja mais sensivel a temperatura ambiente mas tem a vantagem indiscutível nos PCR . talvez alguém crie um adaptador ( Malm ) para direccionar fluxo ar condicionado para o pack . ;)
Não serei o primeiro propietário de um i-MiEV a direcionar ar fresco para o pack. Está quase, já sei como remover a peça que esconde a tubagem. É bem fácil, é mesmo só de encaixe. Até já anda solta. A tabugem fica muito acessível. Só falta mesmo conseguir aceder ao interior da tubagem. Depois, com o ar condicionado do próprio carro ou com um auxiliar, ar fresco lá para dentro. Um americano do myimiev.com faz isso quando acha que o pack está demasiado quente e diz que facilmente baixa a temperatura em 4º C. Tenho de ter cuidado para não facilitar a entrada de humidade nem pó para o pack. Também existe outra hipótese, esta que ainda não vi descrita, que é conseguir manter a entrada do ar condicionado que direciona o ar para o pack aberta, mesmo quando não está a ocorrer um carregamento rápido. Falta-me um PCR aqui perto para fazer umas experiências.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf

Mensagem por Orlando » 19 mar 2014, 17:13

E qual é o gasto energético por cada grau a menos?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 19 mar 2014, 18:37

Orlando Escreveu:E qual é o gasto energético por cada grau a menos?
Fará mais sentido fazer esse arrefecimento quando me desloco para fora de Tábua. É nessas alturas em que o meu pack realmente aquece, pois a somar ao carregamento que foi necessário efetuar, vem o aquecimento durante a viagem mais o aquecimento do carregamento no destino. Como o carregamento no destino é a custo zero (mobi-e ou tomada de um centro comercial), o arrefecimento (tirar menos 5ºC) fica a custo zero (apenas terei de estar mais uns 10 minutos a carregar). Penso que bastarão 10 minutos para arrefecer o pack dos 30ºC para os 25ºC, pela experiência que tenho a observar as variações da temperatura num carregamento rápido. Tenho dificuldade em indicar quanto gastará de energia, mas estou convencido que menos de 0,5 kWh (para tirar 5º C).

Orlando
Proprietário Leaf

Mensagem por Orlando » 19 mar 2014, 19:59

Mas isso com o A/c no max?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 19 mar 2014, 21:30

Sim, com o AC no máximo. O ar que vem do ar condicionado é filtrado. Um filtro adicional é boa ideia, mas foi coisa em que ainda não pensei.

pafi
Proprietário Leaf
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Contacto:

Mensagem por pafi » 19 mar 2014, 22:24

O novo spot é este, mas só é eficaz antes do meio dia. Depois é sol direto em cima.

[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-rGKR ... _8621i.jpg[/IMG]

Hoje ao final do dia tinha os habituais ~21ºC no pack. Fiz uma viagem tranquila e sem pressa e pouco aumentou a temperatura até chegar à última subida. Diria que rodando com potências abaixo dos 20KW a temperatura aumentou menos de 1ºC durante uns 70km.

E também reparei ontem à noite que depois de o ir buscar ao mobi.e o pack estava menos quente. Portanto, puxar por ele na viagem aquece mais do que carregá-lo a 16A. De manhã tem rondado os 15ºC-17ºC. Mas também quando chego a SJP ainda estão 5ºC!

Daqui a pouco... primeira "rodagem" elétrica pelos caminhos de Portugal.....

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Mensagem por Apr » 19 mar 2014, 23:20

Era o teu a carregar na segunda feira em coimbra?

http://tapatalk.com/tapatalk_mobile_ima ... YjNDY7anBn

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”