Diário de bordo - hsanchez

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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galt
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por galt » 15 jul 2014, 16:10

rdias Escreveu:Carrega 20 ? Da tomada ? Em novo.... Impossível...tem de carregar pelo menos 25 kWh.... Já se fizeram aqui tantas descargas e cargas de 0 a 100%.... Eu penso que o leaf será mais para os 2 euros aos 100.... Depende do tarifário , etc.... Numero de kms por carga... Etc.... Tendo como base 130 kms em média por carga completa...
é impossível na tomada 25kW. No Leaf estão disponíveis para uso apenas 21 ou 22kw.
Como pode afirmar 25Kw se não tem o carro? o que se lê em muita da comunicação social é escrita por quem não usa no dia a dia estes veículos.

Quanto ao custo depende onde carrega... e da empresa que tem como fornecedor (preços do mercado livre). Atualmente ainda é possível carregar a 0€.
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VETL
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por VETL » 15 jul 2014, 16:18

galt Escreveu:
rdias Escreveu:Carrega 20 ? Da tomada ? Em novo.... Impossível...tem de carregar pelo menos 25 kWh.... Já se fizeram aqui tantas descargas e cargas de 0 a 100%.... Eu penso que o leaf será mais para os 2 euros aos 100.... Depende do tarifário , etc.... Numero de kms por carga... Etc.... Tendo como base 130 kms em média por carga completa...
é impossível na tomada 25kW. No Leaf estão disponíveis para uso apenas 21 ou 22kw.
Como pode afirmar 25Kw se não tem o carro? o que se lê em muita da comunicação social é escrita por quem não usa no dia a dia estes veículos.

Quanto ao custo depende onde carrega... e da empresa que tem como fornecedor (preços do mercado livre). Atualmente ainda é possível carregar a 0€.
Cuidado galt.
Acho que pode carregar 25Kw da tomada.
22Kw úteis para dentro do pack mais 15% de perdas no carregador e afins dá 25,3Kw.
E se falarmos do EVSE de 10A ainda serão mais a saír da tomada...
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por galt » 15 jul 2014, 16:41

VETL Escreveu:
galt Escreveu:
rdias Escreveu:Carrega 20 ? Da tomada ? Em novo.... Impossível...tem de carregar pelo menos 25 kWh.... Já se fizeram aqui tantas descargas e cargas de 0 a 100%.... Eu penso que o leaf será mais para os 2 euros aos 100.... Depende do tarifário , etc.... Numero de kms por carga... Etc.... Tendo como base 130 kms em média por carga completa...
é impossível na tomada 25kW. No Leaf estão disponíveis para uso apenas 21 ou 22kw.
Como pode afirmar 25Kw se não tem o carro? o que se lê em muita da comunicação social é escrita por quem não usa no dia a dia estes veículos.

Quanto ao custo depende onde carrega... e da empresa que tem como fornecedor (preços do mercado livre). Atualmente ainda é possível carregar a 0€.
Cuidado galt.
Acho que pode carregar 25Kw da tomada.
22Kw úteis para dentro do pack mais 15% de perdas no carregador e afins dá 25,3Kw.
E se falarmos do EVSE de 10A ainda serão mais a saír da tomada...
Alguém já conseguiu esse valor?
Teoricamente é possível na prática não!

Eu com o ERSE de 10A o máximo que carregou foi 21,8Kw e era quase novo. Agora nem passa os 19kw com a bateria no nível muito fraco a cheio.

Estes são os meus dados reais... só posso falar da minha experiência.
Penso que ninguém deve pensar que tem mais de 22KW para gastar, porque isso é o mesmo que dizer que gasta a energia útil + reserva.
A longevidade das baterias diminui mais rapidamente quando o nível de carga desce abaixo dos 20% da sua capacidade.
Última edição por galt em 15 jul 2014, 16:47, editado 3 vezes no total.
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por galt » 15 jul 2014, 17:14

rdias Escreveu:O cromero carregou 25,58 kWh .... Da tomada.... Teorias..... Era bom que não houvesse perdas... Lá isso era....
Já li... com 2000 e poucos quilómetros...
... vai rebentar com a bateria em pouco tempo.

Esperamos que não volte tão depressa a fazer uma descarga tão profunda.
Coitadas! :roll:
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por hsanchez » 15 jul 2014, 17:16

Como diz o victormcpinto não sei se estas contas são as certas, mas são as minhas.

Do total de 30.000 Km efectuados, monitorizei 24.773 Km (através do Carwings), vamos lá então às contas:

Km percorridos: 24.773
Kwh consumidos: 4.446
Kwh gerados (travagem regenerativa): 1.171
Kwh carregados: 3.276
Electricidade gerada pelo carro: 26.33%
Kwh/Km: 0.13 (não são contabilizados os Kwh gerados no carro)
Tempo de condução: 978 horas
CO2 não emitido: 4.256 Kg
Preço do Kwh (tarifa bi-horária), de Novembro de 2011 a Junho de 2014: 0.08 euros, sem iva
Preço do Kwh (tarifa bi-horária) a partir de Junho de 2014: 0.0955 euros, sem iva
Total gasto: 263 euros
Custo por cada 100 Km: 1.06 euros

Duas notas:
1) Não entrei em linha de conta com o iva (13% de Novembro de 2011 a Setembro de 2013 e 23% a partir daí)
So o fizesse o total gasto teria sido de 307 euros e o custo por cada 100 Km de 1.24 euros.
2) Acontece que mais de 80% de todos os carregamentos foram efectuados gratuitamente (Mobi.e, restaurantes, cafés, hoteis, etc...)

Conclusão final: não gastei, nem 307 euros, nem 263 euros para fazer os 24.773 Km, terei gasto 60 euros...

Caro victormcpinto, permita-me que o volte citar, duplamente:

" estas contas não são as certas, são as minhas "

" continuo a aconselhar amigos para virem para o clube mas também digo que carro eléctrico, não é para todos "

Saudações Eléctricas,

hsanchez
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por VETL » 15 jul 2014, 17:42

galt Escreveu:... vai rebentar com a bateria em pouco tempo.

Esperamos que não volte tão depressa a fazer uma descarga tão profunda.
Coitadas! :roll:
Coitadas porquê?
Vai rebentar com a bateria em pouco tempo porquê?
Eu recomendaria este procedimento e irei fazê-lo de tempos em tempos propositadamente.
Não vejo qualquer problema em fazê-lo de vez em quando para verificar o estado de saúde do pack.
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por VETL » 15 jul 2014, 17:43

hsanchez Escreveu:...
Caro victormcpinto, permita-me que o volte citar, duplamente:

" estas contas não são as certas, são as minhas "

" continuo a aconselhar amigos para virem para o clube mas também digo que carro eléctrico, não é para todos "

Saudações Eléctricas,

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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por victormcpinto » 15 jul 2014, 18:02

Caro hsanchez
Basicamente, estamos de acordo.

Fui ressuscitar uns registos de 2012 e verifiquei que em 10 meses, fiz 13699 km com um custo de 184.60€ - 1,35 €/km.

Já dá para observar 2012 (1,35) 2013 (1,50) 2014 (1,55).....

Serão as perdas a ganhar expressão?

Em Novembro de 2011
https://www.dropbox.com/s/jv1xvfb6hul1q ... 7%2007.jpg

Hoje o Leaf tem 43317 km e o contador marca 5037 kW.
36602 km percorridos e 5036,5 kW.h consumidos
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por Malm » 15 jul 2014, 18:16

Ia lá eu deixar passar uma polémica destas sem ajudar à confusão...

Penso que os Leaf mais recentes deixam efetivamente carregar 25 kWh da rede. Se o carro deixa, é porque pode. Não é por o fazer uma ou duas vezes por ano que se vão notar diferenças de perda de capacidade.

Isso quer dizer que partilho da opinião do VETL, e considero que o Galt está a ser catastrofista. Fazer uma descarga profunda de 3 em 3 meses não lhe fará nenhum mal significativo. E vai ajudar ao equilíbrio das células e ao recalculo correto da capacidade.

Cromero, estás a ir muito bem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Apr
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por Apr » 15 jul 2014, 18:40

Gosto muito de discussões de preços/Km. E traduzi-las para medidas que toda a gente entenda ainda mais... Infelizmente se falar com um amigo sobre kwh/km é como falar chinês com sotaque do norte.

Das contas aqui apresentadas confirma-se que o Leaf gasta ~1l/100Km, ou na minha medida preferida, meia scooter. :D

Não esquecer a variabilidade deste número perante estilos de condução diferentes, no meu DB registei valores mais agressivos e julgo que na altura enquadrei o consumo de um VE entre meia scooter e 1,5 scooters. Acho que são valores por excesso, o Leaf é bem capaz de gastar menos que meia scooter.

É com este valor (+-) que podemos contar quando acabarem as "borlas".

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