Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
chegachaves
Registado: 21 jun 2015, 22:34
Data de fabrico: 13 fev 2014

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por chegachaves » 01 jan 2016, 01:30

jasmim Escreveu:Por estar habituado ao Prius uso o pedal de acelerador por forma a obter Glide, estando habituado é muito fácil. Podem usar o monitor de energia e procurar aquele ponto onde não há nem aceleração nem regeneração.
Eu utilizo o mesmo método no TMS, é uma questão de hábito... :)

Já agora, bom ano de 2016 a todos !!! :D

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 01 jan 2016, 02:14

chegachaves Escreveu:
jasmim Escreveu:Por estar habituado ao Prius uso o pedal de acelerador por forma a obter Glide, estando habituado é muito fácil. Podem usar o monitor de energia e procurar aquele ponto onde não há nem aceleração nem regeneração.
Eu utilizo o mesmo método no TMS, é uma questão de hábito... :)

Já agora, bom ano de 2016 a todos !!! :D
x3
Igualmente, bom ano e se possível com novos EV's com mais autonomia e mais acessíveis para todos. :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 01 jan 2016, 04:16

beme83 Escreveu:
mjr Escreveu:Colocar em N é mais complicado, mas penso que seja por questões de segurança. Não querem que inadvertidamente se coloque em N.

No entanto há um truque para colocar rápido em N, no Leaf. Basta tentar colocar em R e se a velocidade for acima de 10km/h (acho eu) ele coloca em N e não em R.
Mas pelo que já li algures o N pode provocar problemas na viatura. Questão de eletrostática ou algo semelhante.
O N é simulado, pois o motor está sempr ligado às rodas. Por isso o que o driver do motor faz é colocar o campo elétrico a girar em fase com o campo elétrico do motor, de modo a não ser gerada força eletromotriz. Isto quer dizer que há consumo de energia mesmo em N, basta andar a 100km/h, colocar em N e ver um consumo de 1kW (por aí). Mas não faz mal nenhum.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jrochate
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Mensagem por jrochate » 01 jan 2016, 12:17

rdias Escreveu:O TMS é uma desgraça para mudar regeneração. No fundo também não precisa pois tem bateria grande.
Para mudar neutro é fácil.
Penso que o melhor é patilhas no volante para mudar regeneração como no B class.
O Outlander PHEV tem, e sem dúvida que torna a condução muito mais confortável (em comparação de controlar apenas com o pé).

Claro que com o pé direito e uns cheirinhos no travão se consegue o mesmo efeito, mas muito mais cansativo em 1 hora de viagem.

Com as patilhas no volante, que são de muita qualidade (as mesmas usadas no EVO), é muito fácil e intuitivo.

jasmim
Proprietário Leaf
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Mensagem por jasmim » 01 jan 2016, 13:36

No Prius a posição N é altamente prejudicial.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Mensagem por Apr » 02 jan 2016, 04:16

rdias Escreveu:Estava-me a esquecer do outlander. Melhora muito a qualidade / eficiência de condução. Mais um com patilhas e vêm aí mais.

Naaa acho que estás a dar relevancia a mais aos pormenores. Mudar de modo com mais ou menos conforto não influencia em nada a eficiencia da viagem, isto não são mudanças, no limite até se pode ter apenas um modo e conseguir-se eficiencia máxima, a condução apenas tem que ser adaptada para cada caso, é só isso.

Até estou com a impressão que estar constantemente a ajustar os parametros da resposta do acelerador e a força da regeneração pode resultar numa condução menos eficiente, mais reativa em vez de preventiva.

Jasmim, porque é que o N no prius é prejudicial?

jasmim
Proprietário Leaf

Mensagem por jasmim » 02 jan 2016, 09:41

Apr Escreveu:
Jasmim, porque é que o N no prius é prejudicial?
O problema de estar em N é que fazes shutdown (desligar) o inversor, e em consequência a bateria híbrida não vai carregar nunca, mesmo que o MCI esteja a trabalhar. Por isso nunca metemos o N quando paramos ou estacionamos temporáriamente.

Outro efeito do N, paralelo ao facto de ele desligar o sistema híbrido, é que se o MCI estiver a trabalhar quando metes N ele nunca mais pára até saires de N. Se estiver desligado nunca mais liga até saires de N. No fundo fica "preso" no estado em que estava quando meteste o N.

Excepto em casos excepcionais nunca se utiliza o N. É uma de muitas técnicas que quem conhece o sistema HSD com mais pormenor pode utilizar para consumir um pouquinho menos de gasolina.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

jrochate
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Mensagem por jrochate » 02 jan 2016, 10:10

Apr Escreveu:
rdias Escreveu:Estava-me a esquecer do outlander. Melhora muito a qualidade / eficiência de condução. Mais um com patilhas e vêm aí mais.

Naaa acho que estás a dar relevancia a mais aos pormenores. Mudar de modo com mais ou menos conforto não influencia em nada a eficiencia da viagem, isto não são mudanças, no limite até se pode ter apenas um modo e conseguir-se eficiencia máxima, a condução apenas tem que ser adaptada para cada caso, é só isso.

Até estou com a impressão que estar constantemente a ajustar os parametros da resposta do acelerador e a força da regeneração pode resultar numa condução menos eficiente, mais reativa em vez de preventiva.
Com mais de 25 mil km, onde 75 a 80% foram feitos em puro EV, a minha forma de utilizar o PHEV beneficia (e muito) da utilização das patilhas da regeneração.

Imagem

O Outlander tem 6 níveis de regeneração: do 0 ao 5, sendo que 0 = N, 2 = D e 5 é uma travagem significativa (a cabeça vai para a frente).

Ao nível da qualidade da viagem, estes são os factores a favor:
  • Não é necessário tanta sensibilidade no pé direito
  • Quando se anda em cruzeiro (o referido Glide pelo jasmim e chegachaves), até se pode tirar o pé do acelerador e ele faz km's a deslize
  • É mais fácil trocar os níveis com as mãos no volante do que usar uma das mãos no manípulo das mudanças
Ao nível da eficiência de consumos, estes são os factores a favor:
  • Antecipação de uma zona plana ou descida com redução da regeneração (0 ou 1)
  • Antecipação de uma zona lenta com aumento da regeneração (2 ou 3)
  • Antecipação de uma paragem (semáforo, etc), com travagem pela regeneração (4 ou 5)
O travão só é necessário para os casos reativos ou problemas que surjam no caminho.

Há um dado importante na aplicação desta metodologia que, porventura, possa causar discrepância de opiniões que é o tipo de percurso e esta forma de conduzir:

- Isto funciona quando mais regular for o transito: p.ex a EN125 rodando entre os 50 e os 70km/h.
- No meio da cidade é praticamente impossível antecipar e as distâncias são curtas, pelo que aí mais vale a andar na regeneração máxima B5 e usar o pé direito

Imagem

Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Mensagem por Apr » 02 jan 2016, 16:18

@jasmim, pois de facto um hibrido tem outras implicações.

@jrochate, esse sistema parece espetacular, eu que sou um explorador intensivo dessas features todas dava-lhe muito uso. Mas não te esqueças que todos os VE's de 4 rodas pode-se utilizar a regeneração que se quer, nem que seja a usar o pedal de travão. E até é a forma mais correta para avisar a intenção de desacelarar ao condutor que vai atrás.

jasmim
Proprietário Leaf

Mensagem por jasmim » 02 jan 2016, 16:22

Não sei como será com o Outlander PHV quando se seleciona a regeneração mais forte, mas no caso da vectrix ao rodar o punho ao contrário (regeneração) as luzes de stop ligam.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”