Apr Escreveu:rdias Escreveu:Estava-me a esquecer do outlander. Melhora muito a qualidade / eficiência de condução. Mais um com patilhas e vêm aí mais.
Naaa acho que estás a dar relevancia a mais aos pormenores. Mudar de modo com mais ou menos conforto não influencia em nada a eficiencia da viagem, isto não são mudanças, no limite até se pode ter apenas um modo e conseguir-se eficiencia máxima, a condução apenas tem que ser adaptada para cada caso, é só isso.
Até estou com a impressão que estar constantemente a ajustar os parametros da resposta do acelerador e a força da regeneração pode resultar numa condução menos eficiente, mais reativa em vez de preventiva.
Com mais de 25 mil km, onde 75 a 80% foram feitos em puro EV, a minha forma de utilizar o PHEV beneficia (e muito) da utilização das patilhas da regeneração.
O Outlander tem 6 níveis de regeneração: do 0 ao 5, sendo que 0 = N, 2 = D e 5 é uma travagem significativa (a cabeça vai para a frente).
Ao nível da qualidade da viagem, estes são os factores a favor:
- Não é necessário tanta sensibilidade no pé direito
- Quando se anda em cruzeiro (o referido Glide pelo jasmim e chegachaves), até se pode tirar o pé do acelerador e ele faz km's a deslize
- É mais fácil trocar os níveis com as mãos no volante do que usar uma das mãos no manípulo das mudanças
Ao nível da eficiência de consumos, estes são os factores a favor:
- Antecipação de uma zona plana ou descida com redução da regeneração (0 ou 1)
- Antecipação de uma zona lenta com aumento da regeneração (2 ou 3)
- Antecipação de uma paragem (semáforo, etc), com travagem pela regeneração (4 ou 5)
O travão só é necessário para os casos reativos ou problemas que surjam no caminho.
Há um dado importante na aplicação desta metodologia que, porventura, possa causar discrepância de opiniões que é o tipo de percurso e esta forma de conduzir:
- Isto funciona quando mais regular for o transito: p.ex a EN125 rodando entre os 50 e os 70km/h.
- No meio da cidade é praticamente impossível antecipar e as distâncias são curtas, pelo que aí mais vale a andar na regeneração máxima B5 e usar o pé direito