Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
jrochate
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por jrochate » 02 jan 2016, 16:37

jasmim Escreveu:Não sei como será com o Outlander PHV quando se seleciona a regeneração mais forte, mas no caso da vectrix ao rodar o punho ao contrário (regeneração) as luzes de stop ligam.
No PHEV não ligam as luzes de STOP, e há muitas pessoas que acham que deviam ligar, tal é a força do B5.

Eu acho que o conceito está certo, pois teoricamente o B5 seria para selecionar no caso de grandes e inclinadas descidas.

O problema é o pessoal que, como eu, abusam destas facilidades com o objetivo de otimizar os consumos e poupar as pernas :)

Mas até agora nunca ouvi um apito a reclamar pelo que, por amostragem, não considero que seja perigoso.

Ah, para além das patilhas, é possível puxar a manete para trás uma vez, e fica em B3 (regeneração 4º nível), segunda vez e fica em B5 (renegeração mais forte).
Também é prático e rápido quando se quer chegar do B0 para B5 sem carregar 5 vezes nas partilhas... Enfim, off-topic. Passemos ao LEAF :)

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RJSC
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 03 jan 2016, 01:16

Já mediste a corrente que sai da bateria de 12V com o carro desligado?
Vi uns posts de 2 fulanos em q um circuito integrado no módulo de controlo dos elevadores de vidro se mantinha quente e drenava a bateria de 12V.
Trocando o módulo nunca mais ficaram a pé.
Podes ter algo avariadoba consumir corrente que não devia.

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pnunes
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por pnunes » 03 jan 2016, 01:45

Foi assim que descobri o porque da bateria do meu benz ir ao charco, a zona da luz do habitáculo estava quente mesmo sem estar ligada ou porta aberta, desliguei os cabos junto ao interruptor e resolveu.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 04 jan 2016, 23:55

jrochate, esses 5 modos B que tens à disposição na prática resultam em quê? Qual o ganho em eficiência na condução? É que eu no leaf mk2 tenho só 5 modos de condução no total, D, B, D+eco, B+eco e N, e uso-as intensivamente, mas só quando estou completamente à rasca de autonomia, e duvido que o ganho seja muito, a não ser a consciência tranquila que tentei tudo ao meu alcance para fazer aqueles Kms extra.

Consegues fazer 11,8 kwh a 100km/h na AE como eu consegui? É que é isto que estamos a falar. Gosto imenso da exposição que fizeste, acho o sistema fabuloso, mas na prática duvido que traga algum beneficio relevante, para além do fator estilo e uma condução mais simples no pára-arranca da cidade.


RJSC, não tenho instrumentação que valha para isto. O que tenho feito é medir a tensão com o LS 30s depos de desligar o carro, que por si só não é fidedigno, mas dá para observar um abaixamento da tensão da bateria à medida que os dias passam.

Estamos a falar de uma descarga que leva meses, acho que é demasiado dificil de detetar num "momento" - teria que ter o sistema montado a recolher amostras para apanhar cargas suspeitas durante semanas - eu sem garagem e com o carro a ser usado todos os dias... estás a ver o filme.

Neste momento resignei-me a monitorizar a tensão da bateria e carregar de um dia para o outro quando acho que está fraca.
E agora com chuva, tá sempre a carregar!! ;)

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 30 jan 2016, 00:28

Ontem fiz mais uma viagem ao Porto, de minha casa ao PCR da Caetano Power, ~120Km fez-se em 1hora e meia, menos meia hora que o costume (http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 170#p33719)

Cheguei com sensivelmente a mesma média ( +0,2 kWh/100km ):

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Mas a felicidade acabou no PCR, a ficha está toda escavacada:

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Tentei fazer uma carga rápida e não consegui, a pistola não se aguenta na ficha chaDeMo do carro, tentei até dar a volta ao cabo para a pistola não ser puxada pelo mesmo quando está encaixada e nada. Consegui por o carro a carregar 2x agarrado à ficha a fazer força para dentro. Assim que aliviava a carga abortava. Não é vida. Segui para o IKEA.

Nos postos do IKEA, ponho à carga e o carro não dá sinal de vida, nem leds nem nada, em nenhum posto, ligo/desligo o carro, desligo o temporizador, nada. Lá tive que voltar a limpar os DTC's gerados pelo episódio do PCR para poder carregar.


No regresso parei em Anadia e dei um encosto rápido a 6kW no novo carregador. De facto há ali muito potencial para um encontro de VE's. E mais importante fiquei com muita vontade de regressar e explorar a zona.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 30 jan 2016, 01:05

O PCR do Porto também já está arrumado?!
Estamos perdidos.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Fil » 30 jan 2016, 01:08

Que desgraça. Agora é que não há pcr...

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 30 jan 2016, 01:09

Tem sido progressivamente difícil carregar lá, será que foi de vez? Com a rotação que o posto tem vão haver muitos pedidos para resolução rápida. Vou ver se passo lá amanhã.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por FullElectric » 30 jan 2016, 03:47

Ainda hoje lá carreguei após uma espera de hora e meia pois estava ocupado com um Tesla

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 30 jan 2016, 10:28

FullElectric Escreveu:Ainda hoje lá carreguei após uma espera de hora e meia pois estava ocupado com um Tesla
Ainda bem que conseguiste, será que há diferenças na a ficha do lado do carro de um modelo para o outro? É que ainda perdi algum tempo a tentar engatar com calma a ficha e ela não se aguentava sozinha. Bem espero que seja azelhice minha.

Em relação aos teslas isso cheira-me a problemas, devia-se sensibilizar os condutores para carregar no maximo 20 minutos senão desvirtua totalmente o conceito de carga rápida. Pelo menos na AE só carregam no máximo 30 minutos. Nos outros PCRs é bom que atinem e parem com esse abuso.

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