DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL » 16 mar 2014, 23:07

mjr Escreveu:Mas para quem não tem EVSE de 10A, como eu, dá jeito poder regular. Além de que evita ter de andar com dois EVSEs no carro.
Tem outra grande vantagem na minha óptica, que é a possibilidade do mjr colocar definitivamente o EVSE num local fixo em casa/trabalho e quando chega é só ligar sem ter que desarrumar tudo e depois voltar a arrumar.
A comodidade é logo outra.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por galt » 16 mar 2014, 23:11

VETL Escreveu:
mjr Escreveu:Mas para quem não tem EVSE de 10A, como eu, dá jeito poder regular. Além de que evita ter de andar com dois EVSEs no carro.
Tem outra grande vantagem na minha óptica, que é a possibilidade do mjr colocar definitivamente o EVSE num local fixo em casa/trabalho e quando chega é só ligar sem ter que desarrumar tudo e depois voltar a arrumar.
A comodidade é logo outra.

Esta poderá ser a razão principal para eu também adquirir...
;)
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 16 mar 2014, 23:20

Sim, é verdade. Mas no meu caso a coisa complica-se um bocado. Quando quiser usufruir de carga em casa 100% solar com os painéis foto-voltaicos, terei que usar o EVSE regulável pois o meu inversor não consegue fornecer os 3700W contínuos (3500VA em contínuo no máximo) que o carregador do Leaf pede, fora o consumo do resto da casa. Neste momento quando o faço, parte da energia vem dos painéis, outra parte da bateria do sistema foto-voltaico e outra parte da rede elétrica (a menor parte). Os 6A de corrente mínima permitem que possa carregar em casa sem ir buscar energia nenhuma à rede.

No meu caso o ideal são mesmo dois EVSEs destes :lol:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL » 16 mar 2014, 23:44

mjr Escreveu:Sim, é verdade. Mas no meu caso a coisa complica-se um bocado. Quando quiser usufruir de carga em casa 100% solar com os painéis foto-voltaicos, terei que usar o EVSE regulável pois o meu inversor não consegue fornecer os 3700W contínuos (3500VA em contínuo no máximo) que o carregador do Leaf pede, fora o consumo do resto da casa. Neste momento quando o faço, parte da energia vem dos painéis, outra parte da bateria do sistema foto-voltaico e outra parte da rede elétrica (a menor parte). Os 6A de corrente mínima permitem que possa carregar em casa sem ir buscar energia nenhuma à rede.

No meu caso o ideal são mesmo dois EVSEs destes :lol:
Eu compreendo a situação.
Mas se eu já não gosto de carregar a 10A por causa do aquecimento que o carregador faz ao pack, acho que menos iria gostar de carregar a 6A. :?
Mas pronto, 2 para o mjr, outro para o galt e já dá para um preço mais em conta.
Uma empresa até consegue comprar pelo valor do site mas um particular tem que suportar ainda mais o IVA. :evil:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3495
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 16 mar 2014, 23:56

Imagem

Esse relé que está depois do cabo laranja não me inspira a mínima confiança!
Durante a soldadura derreteram o plástico do relé (onde estão os fios vermelhos).
Uma ficha J1772 não tem espaço suficiente para albergar um relé decentemente
Com soldaduras daquelas só mesmo para carregar a 6A... E mesmo assim vigiar o aquecimento.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 17 mar 2014, 01:09

A parte que me assusta mais é a fonte de alimentação de 12V "espremida" dentro da ficha. O relé é relativamente fácil de soldar corretamente e 16A é uma corrente muito baixa para uma soldadura. Não esquecer que isto é um protótipo, e por isso com este aspeto pouco profissional. Acredito que a versão de produção terá controlo de qualidade para evitar este tipo de problemas.

Dá para perceber porque é que a ficha com o EVSE dentro é muito mais cara do que a ficha apenas. Dá imenso trabalho colocar todas as peças lá dentro e voltar a fechar a ficha!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Filipe » 17 mar 2014, 02:24

mjr Escreveu:A parte que me assusta mais é a fonte de alimentação de 12V "espremida" dentro da ficha. O relé é relativamente fácil de soldar corretamente e 16A é uma corrente muito baixa para uma soldadura. Não esquecer que isto é um protótipo, e por isso com este aspeto pouco profissional. Acredito que a versão de produção terá controlo de qualidade para evitar este tipo de problemas.

Dá para perceber porque é que a ficha com o EVSE dentro é muito mais cara do que a ficha apenas. Dá imenso trabalho colocar todas as peças lá dentro e voltar a fechar a ficha!
Penso que por isso é que acaba por ser mais fiável colocar essas electrónicas num SABONETE separado da ficha. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mrr » 04 abr 2014, 20:44

mjr Escreveu:Estou a pensar em comprar um cabo com EVSE integrado, que parece permitir regular a corrente:

http://www.ev-power.eu/Special-Products ... html?cur=1

Imagem

Imagem

Aqui indica como se regula a corrente:

https://code.google.com/p/simple-evse/w ... rrentLimit

O que acham?
Chegou a adquirir este cabo?
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 14 abr 2014, 13:45

Encomendei o cabo com o EVSE incluído, mas ainda estou à espera da entrega.

Entretanto, apesar de não haver novidades fica aqui o gráfico mais recente de cargas a 80%:

Imagem

Vamos ver como fica a partir de Maio...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por victormcpinto » 14 abr 2014, 15:40

A grande diferença entre os nossos carros estará nos pneus. Os meus são de origem :lol:

Desde 1 de Janeiro

Gids em carregamentos a 80%

https://www.dropbox.com/s/vnw7z8mfzqjhh ... 6%2013.png

Gids em carregamentos a 100%

https://www.dropbox.com/s/mkpu7dgfvxe1l ... 281%29.png

O principal objectivo do cabo que adquiriu é para ajustar a potência de carga durante a noite?
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”