Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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VETL
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por VETL » 16 mar 2014, 23:07
mjr Escreveu:Mas para quem não tem EVSE de 10A, como eu, dá jeito poder regular. Além de que evita ter de andar com dois EVSEs no carro.
Tem outra grande vantagem na minha óptica, que é a possibilidade do mjr colocar definitivamente o EVSE num local fixo em casa/trabalho e quando chega é só ligar sem ter que desarrumar tudo e depois voltar a arrumar.
A comodidade é logo outra.
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galt
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por galt » 16 mar 2014, 23:11
VETL Escreveu:mjr Escreveu:Mas para quem não tem EVSE de 10A, como eu, dá jeito poder regular. Além de que evita ter de andar com dois EVSEs no carro.
Tem outra grande vantagem na minha óptica, que é a possibilidade do mjr colocar definitivamente o EVSE num local fixo em casa/trabalho e quando chega é só ligar sem ter que desarrumar tudo e depois voltar a arrumar.
A comodidade é logo outra.
Esta poderá ser a razão principal para eu também adquirir...

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mjr
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por mjr » 16 mar 2014, 23:20
Sim, é verdade. Mas no meu caso a coisa complica-se um bocado. Quando quiser usufruir de carga em casa 100% solar com os painéis foto-voltaicos, terei que usar o EVSE regulável pois o meu inversor não consegue fornecer os 3700W contínuos (3500VA em contínuo no máximo) que o carregador do Leaf pede, fora o consumo do resto da casa. Neste momento quando o faço, parte da energia vem dos painéis, outra parte da bateria do sistema foto-voltaico e outra parte da rede elétrica (a menor parte). Os 6A de corrente mínima permitem que possa carregar em casa sem ir buscar energia nenhuma à rede.
No meu caso o ideal são mesmo dois EVSEs destes

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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por VETL » 16 mar 2014, 23:44
mjr Escreveu:Sim, é verdade. Mas no meu caso a coisa complica-se um bocado. Quando quiser usufruir de carga em casa 100% solar com os painéis foto-voltaicos, terei que usar o EVSE regulável pois o meu inversor não consegue fornecer os 3700W contínuos (3500VA em contínuo no máximo) que o carregador do Leaf pede, fora o consumo do resto da casa. Neste momento quando o faço, parte da energia vem dos painéis, outra parte da bateria do sistema foto-voltaico e outra parte da rede elétrica (a menor parte). Os 6A de corrente mínima permitem que possa carregar em casa sem ir buscar energia nenhuma à rede.
No meu caso o ideal são mesmo dois EVSEs destes

Eu compreendo a situação.
Mas se eu já não gosto de carregar a 10A por causa do aquecimento que o carregador faz ao pack, acho que menos iria gostar de carregar a 6A.
Mas pronto, 2 para o mjr, outro para o galt e já dá para um preço mais em conta.
Uma empresa até consegue comprar pelo valor do site mas um particular tem que suportar ainda mais o IVA.

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por RJSC » 16 mar 2014, 23:56
Esse relé que está depois do cabo laranja não me inspira a mínima confiança!
Durante a soldadura derreteram o plástico do relé (onde estão os fios vermelhos).
Uma ficha J1772 não tem espaço suficiente para albergar um relé decentemente
Com soldaduras daquelas só mesmo para carregar a 6A... E mesmo assim vigiar o aquecimento.
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por mjr » 17 mar 2014, 01:09
A parte que me assusta mais é a fonte de alimentação de 12V "espremida" dentro da ficha. O relé é relativamente fácil de soldar corretamente e 16A é uma corrente muito baixa para uma soldadura. Não esquecer que isto é um protótipo, e por isso com este aspeto pouco profissional. Acredito que a versão de produção terá controlo de qualidade para evitar este tipo de problemas.
Dá para perceber porque é que a ficha com o EVSE dentro é muito mais cara do que a ficha apenas. Dá imenso trabalho colocar todas as peças lá dentro e voltar a fechar a ficha!
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por Filipe » 17 mar 2014, 02:24
mjr Escreveu:A parte que me assusta mais é a fonte de alimentação de 12V "espremida" dentro da ficha. O relé é relativamente fácil de soldar corretamente e 16A é uma corrente muito baixa para uma soldadura. Não esquecer que isto é um protótipo, e por isso com este aspeto pouco profissional. Acredito que a versão de produção terá controlo de qualidade para evitar este tipo de problemas.
Dá para perceber porque é que a ficha com o EVSE dentro é muito mais cara do que a ficha apenas. Dá imenso trabalho colocar todas as peças lá dentro e voltar a fechar a ficha!
Penso que por isso é que acaba por ser mais fiável colocar essas electrónicas num SABONETE separado da ficha.

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por mrr » 04 abr 2014, 20:44
Chegou a adquirir este cabo?
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
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por mjr » 14 abr 2014, 13:45
Encomendei o cabo com o EVSE incluído, mas ainda estou à espera da entrega.
Entretanto, apesar de não haver novidades fica aqui o gráfico mais recente de cargas a 80%:
Vamos ver como fica a partir de Maio...
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