Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Fil » 31 jan 2016, 23:15

A Tesla passou a colocar cabos com refrigeração, porque percebeu que era aí que estava o limite de velocidade de carregamento, e passou a poder colocar cabos mais finos e de maior facilidade de manuseamento.

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por pnunes » 31 jan 2016, 23:52

Em países onde se leva a sério a mobilidade eléctrica além de existir mais civismo também existem regras.
Carregar mais que x tempo origina pagamento diferente, deixar o carro no local após carregamento é penalizado etc.
Por isso é que já se está a equipar os locais e os carregadores com formas de deteção tipo Charge bay ,identificação automática da matrícula etc.
Desconfio que se esses senhores que estão a fazer isso cá em pt podem vir a ter a vida complicada... Se querem carregar o carro ainda por cima em locais privados tem que ter civismo, acho que é mente típica de sapateiros do vale do Sousa , isto e tudo meu e o resto q s f.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2673
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por alexmol » 02 fev 2016, 16:25

mjr Escreveu:Um cabo mais comprido não aquece mais que um curto! A não ser, claro, se estiver todo enrolado numa bobine.
A maior secção seria porque teria mais queda de tensão, não por aquecer mais.
Em corrente DC, como é o caso, nem há problema de estar o cabo enrolado.

Quanto aos cabos arrefecidos acho mal. Vai-se sacrificar eficiência (mais de 1kW desperdiçado) em nome de facilidade de manuseamento, como se uma mangueira de uma bomba de gasolina fosse algo fácil de manusear...
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 02 fev 2016, 17:41

Não estava a falar no efeito de indução eletromagnética mas sim na menor dissipação térmica da energia perdida por efeito de Joule no cabo quando este está enrolado (basicamente por menor área de contacto com o ar).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 03 fev 2016, 11:38

Fui há pouco ao PCR aqui de Coimbra para ver se sabia enfiar... e confirmo que ainda sei. Não sei o que aconteceu no Porto, deve ser falta de treino..

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 03 fev 2016, 12:03

Apr Escreveu:Fui há pouco ao PCR aqui de Coimbra para ver se sabia enfiar... e confirmo que ainda sei.
:lol:

Ontem voltei a carregar no Porto, tudo OK. Claro que se puxar o cabo ele sai, tem de ficar a fazer alguma força para a frente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por ICEM4N » 03 fev 2016, 13:19

mjr Escreveu:
Apr Escreveu:Fui há pouco ao PCR aqui de Coimbra para ver se sabia enfiar... e confirmo que ainda sei.
:lol:

Ontem voltei a carregar no Porto, tudo OK. Claro que se puxar o cabo ele sai, tem de ficar a fazer alguma força para a frente.
Sera que se pedirmos à mobi eles trocam aquele cabo? A nissan diz que aquilo é propriedade da mobi-e
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por FullElectric » 03 fev 2016, 14:33

Os PCR da Nissan são propriedade da Nissan. São postos privados e não Mobi.E

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por pnunes » 03 fev 2016, 20:16

O cabo é caro, o trabalho para o mudar é outro tanto. Como eles não ganham nada com isso deixam arrastar até ao limite, ou, no limite podem ate deixar de o disponibilizar como fazem os de braga!
Estamos num pais onde "salve-se quem puder" e quem compra carros eletricos não pode contar com carregamento publico, ainda.
Da frente do pelotão passamos para a cauda que nos envergonha.

Os Mobie de 2011 estão estragados, alem de serem de primeira geração e de concepção estrutural manhosa sofrem de abandono total. Os mais recentes vão pelo mesmo caminho.
Só não se percebe como é que os instalados recentemente dão o berro em tres tempos... por exemplo o do espaço guimaraes (MC), todo bonitinho parece o chapeu dum pobre!!! agora no natal até condizia com a época, pisca por todo o lado :?
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por ogadiv » 03 fev 2016, 20:35

Apr Escreveu:Fui há pouco ao PCR aqui de Coimbra para ver se sabia enfiar... e confirmo que ainda sei. Não sei o que aconteceu no Porto, deve ser falta de treino..
eu também ainda não lhe apanhei o jeito, dificilmente consigo "enfiar" à primeira :lol:

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”