
Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
A Tesla passou a colocar cabos com refrigeração, porque percebeu que era aí que estava o limite de velocidade de carregamento, e passou a poder colocar cabos mais finos e de maior facilidade de manuseamento.
- pnunes
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 902
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Em países onde se leva a sério a mobilidade eléctrica além de existir mais civismo também existem regras.
Carregar mais que x tempo origina pagamento diferente, deixar o carro no local após carregamento é penalizado etc.
Por isso é que já se está a equipar os locais e os carregadores com formas de deteção tipo Charge bay ,identificação automática da matrícula etc.
Desconfio que se esses senhores que estão a fazer isso cá em pt podem vir a ter a vida complicada... Se querem carregar o carro ainda por cima em locais privados tem que ter civismo, acho que é mente típica de sapateiros do vale do Sousa , isto e tudo meu e o resto q s f.
Carregar mais que x tempo origina pagamento diferente, deixar o carro no local após carregamento é penalizado etc.
Por isso é que já se está a equipar os locais e os carregadores com formas de deteção tipo Charge bay ,identificação automática da matrícula etc.
Desconfio que se esses senhores que estão a fazer isso cá em pt podem vir a ter a vida complicada... Se querem carregar o carro ainda por cima em locais privados tem que ter civismo, acho que é mente típica de sapateiros do vale do Sousa , isto e tudo meu e o resto q s f.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Em corrente DC, como é o caso, nem há problema de estar o cabo enrolado.mjr Escreveu:Um cabo mais comprido não aquece mais que um curto! A não ser, claro, se estiver todo enrolado numa bobine.
A maior secção seria porque teria mais queda de tensão, não por aquecer mais.
Quanto aos cabos arrefecidos acho mal. Vai-se sacrificar eficiência (mais de 1kW desperdiçado) em nome de facilidade de manuseamento, como se uma mangueira de uma bomba de gasolina fosse algo fácil de manusear...
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Não estava a falar no efeito de indução eletromagnética mas sim na menor dissipação térmica da energia perdida por efeito de Joule no cabo quando este está enrolado (basicamente por menor área de contacto com o ar).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Fui há pouco ao PCR aqui de Coimbra para ver se sabia enfiar... e confirmo que ainda sei. Não sei o que aconteceu no Porto, deve ser falta de treino..
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Apr Escreveu:Fui há pouco ao PCR aqui de Coimbra para ver se sabia enfiar... e confirmo que ainda sei.

Ontem voltei a carregar no Porto, tudo OK. Claro que se puxar o cabo ele sai, tem de ficar a fazer alguma força para a frente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Sera que se pedirmos à mobi eles trocam aquele cabo? A nissan diz que aquilo é propriedade da mobi-emjr Escreveu:Apr Escreveu:Fui há pouco ao PCR aqui de Coimbra para ver se sabia enfiar... e confirmo que ainda sei.![]()
Ontem voltei a carregar no Porto, tudo OK. Claro que se puxar o cabo ele sai, tem de ficar a fazer alguma força para a frente.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Os PCR da Nissan são propriedade da Nissan. São postos privados e não Mobi.E
- pnunes
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 902
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
O cabo é caro, o trabalho para o mudar é outro tanto. Como eles não ganham nada com isso deixam arrastar até ao limite, ou, no limite podem ate deixar de o disponibilizar como fazem os de braga!
Estamos num pais onde "salve-se quem puder" e quem compra carros eletricos não pode contar com carregamento publico, ainda.
Da frente do pelotão passamos para a cauda que nos envergonha.
Os Mobie de 2011 estão estragados, alem de serem de primeira geração e de concepção estrutural manhosa sofrem de abandono total. Os mais recentes vão pelo mesmo caminho.
Só não se percebe como é que os instalados recentemente dão o berro em tres tempos... por exemplo o do espaço guimaraes (MC), todo bonitinho parece o chapeu dum pobre!!! agora no natal até condizia com a época, pisca por todo o lado
Estamos num pais onde "salve-se quem puder" e quem compra carros eletricos não pode contar com carregamento publico, ainda.
Da frente do pelotão passamos para a cauda que nos envergonha.
Os Mobie de 2011 estão estragados, alem de serem de primeira geração e de concepção estrutural manhosa sofrem de abandono total. Os mais recentes vão pelo mesmo caminho.
Só não se percebe como é que os instalados recentemente dão o berro em tres tempos... por exemplo o do espaço guimaraes (MC), todo bonitinho parece o chapeu dum pobre!!! agora no natal até condizia com a época, pisca por todo o lado

VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 747
- Registado: 27 mar 2014, 23:20
- Data de fabrico: 01 jul 2013
- Capacidade bateria: 61,91 Ah
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
eu também ainda não lhe apanhei o jeito, dificilmente consigo "enfiar" à primeiraApr Escreveu:Fui há pouco ao PCR aqui de Coimbra para ver se sabia enfiar... e confirmo que ainda sei. Não sei o que aconteceu no Porto, deve ser falta de treino..
