
Diário de Bordo Leaf - VETL
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
O mês de Maio foi o melhor mês de funcionamento do Carwings até hoje.
Muito poucas falhas mesmo.
Fiz quase 3000Km, sendo que faltam apenas pouco mais de 80Km nestes registos:
Muito poucas falhas mesmo.
Fiz quase 3000Km, sendo que faltam apenas pouco mais de 80Km nestes registos:
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 00:11, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Fica também aqui a estatística de consumos do Carwings até Maio:
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 00:12, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Lá em casa temos dois carros que andam todos os dias.
A ideia que fazíamos na altura era ter o eléctrico para fazer os percursos que coubessem no seu raio e o outro para o resto.
A prática veio a revelar-se completamente contrária.
Na verdade é o Leaf que vai sempre para mais longe. Sempre.
A minha carrinha Toyota anda apenas nas voltinhas.
Nunca imaginei isto antes de ter o Leaf.
Para quem tem que ter dois carros, como é o meu caso, estou hoje em condições de afirmar que um deles sendo eléctrico é uma vantagem brutal.
Entretanto já passei aquela fase de andar a escolher o modo de condução ou de andar sempre em ECO.
Ando agora sempre em D e o carro não consome nem mais nem menos por isso. É psicológico.
Em ECO o pedal torna-se mais "rijo" e é apenas isso. A potência está lá toda na mesma para quando é necessária.
Por isso considero hoje muito mais confortável andar em D com o pedal do acelarador muito mais soft.
Apenas coloco ECO nalguma descida mais longa ou nalgum abrandamento com preguiça de carregar no travão.
Não tenho preocupações com o acelerar muito ou pouco nem preocupações em andar depressa por causa dos consumos. Nada disso. Só sei que acelerei demais e esbanjei energia se tiver que usar o travão a fundo. Fora isso, acelero à vontade e ando normalmente nesse perfil, procurando que a desaceleração e a travagem não sejam bruscas.
No dia-a-dia é normalmente este écran que viaja comigo:
A ideia que fazíamos na altura era ter o eléctrico para fazer os percursos que coubessem no seu raio e o outro para o resto.
A prática veio a revelar-se completamente contrária.
Na verdade é o Leaf que vai sempre para mais longe. Sempre.
A minha carrinha Toyota anda apenas nas voltinhas.
Nunca imaginei isto antes de ter o Leaf.
Para quem tem que ter dois carros, como é o meu caso, estou hoje em condições de afirmar que um deles sendo eléctrico é uma vantagem brutal.
Entretanto já passei aquela fase de andar a escolher o modo de condução ou de andar sempre em ECO.
Ando agora sempre em D e o carro não consome nem mais nem menos por isso. É psicológico.
Em ECO o pedal torna-se mais "rijo" e é apenas isso. A potência está lá toda na mesma para quando é necessária.
Por isso considero hoje muito mais confortável andar em D com o pedal do acelarador muito mais soft.
Apenas coloco ECO nalguma descida mais longa ou nalgum abrandamento com preguiça de carregar no travão.
Não tenho preocupações com o acelerar muito ou pouco nem preocupações em andar depressa por causa dos consumos. Nada disso. Só sei que acelerei demais e esbanjei energia se tiver que usar o travão a fundo. Fora isso, acelero à vontade e ando normalmente nesse perfil, procurando que a desaceleração e a travagem não sejam bruscas.
No dia-a-dia é normalmente este écran que viaja comigo:
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 00:13, editado 2 vezes no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
São pois, experimenta lá manter as temperaturas abaixo dos 20º C continuando a fazer mais de 2000 km por mês. No fundo é manter a mesma linha, que é desafiar-me a mim próprio. Sei que é ao contrário dos outros desafios, que pegando num Leaf eu rapidamente melhoraria as minhas marcas. Neste não, num Leaf as coisas são mais difíceis. Mas mesmo assim continua a ser um grande desafio. E neste acho que há um premio no fim, vamos lá ver se vai valer a pena ou se afinal ainda há mais para aprender.VETL Escreveu:Isso não são desafios, Malm!Malm Escreveu:Agora estou mais em entrar apenas em desafios em que tenha vantagem...
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Espero bem que não, sinceramente.Malm Escreveu:...vamos lá ver se vai valer a pena ou se afinal ainda há mais para aprender.
Mas já vi de tudo e temos que estar preparados para algo de novo ou não previsto.
Estou no entanto convencido que algo novo ou não previsto resultante da circulação no "Planeta Malm" não resultará em dissabores. Aliás, bem pelo contrário.
Continuo no entanto a afirmar que isso não são desafios.
O i-MiEV cabe no vaivém que vai ao Planeta Malm e o Leaf não. Este tem que andar na terra e isso é ponto assente pelo menos até terminar a garantia.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Certíssimo. É exatamente isso que penso. E as cascatas de azoto líquido são bem bonitas, é chato é o nevoeiro, mas lá está, nunca se pode ter tudo.VETL Escreveu:Espero bem que não, sinceramente.Malm Escreveu:...vamos lá ver se vai valer a pena ou se afinal ainda há mais para aprender.
Mas já vi de tudo e temos que estar preparados para algo de novo ou não previsto.
Estou no entanto convencido que algo novo ou não previsto resultante da circulação no "Planeta Malm" não resultará em dissabores. Aliás, bem pelo contrário.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Este mês de Maio que passou foi um mês de extremos.
Dias de muito calor a viajar para Coimbra e a carregar lá debaixo de uma árvore: E dias de muito frio e chuva:
As temperaturas andaram sempre abaixo dos 25ºC excepto num dia em que fiz o trajecto Coimbra-Figueira-Aveiro e em que acelerei demais na A17. Nesse dia cheguei com 27ºC.
A média do pack nos logs do mês de Maio é de 20ºC. (só faz log quando está a andar).
Dias de muito calor a viajar para Coimbra e a carregar lá debaixo de uma árvore: E dias de muito frio e chuva:
As temperaturas andaram sempre abaixo dos 25ºC excepto num dia em que fiz o trajecto Coimbra-Figueira-Aveiro e em que acelerei demais na A17. Nesse dia cheguei com 27ºC.
A média do pack nos logs do mês de Maio é de 20ºC. (só faz log quando está a andar).
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 00:15, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Eu confesso que ando sempre a oscilar entre o D e o ECO...
Gosto de saber que aproveito e minha energia cinética nas travagens... até acho que o LEAF é inferior ao I3, neste aspeto.
Gostei muito do I3, em respeito à capacidade de aproveitar a energia nas travagens, é bem superior ao LEAF.
sm

Gosto de saber que aproveito e minha energia cinética nas travagens... até acho que o LEAF é inferior ao I3, neste aspeto.
Gostei muito do I3, em respeito à capacidade de aproveitar a energia nas travagens, é bem superior ao LEAF.
sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Também tenho um vídeo a conduzir no meio da tempestade, este inverno. A estrada nalguns sítios estava coberta de folhas. Apesar de me parecer que os sensores do i-MiEV tendem a sobreavaliar a temperatura e que os do Leaf fazem exatamente o contrário, não há dúvidas que o teu planeta também é bem fresquinho. É esse o espírito.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
O mês de Maio também me proporcionou um insólito engraçado.
Já não me lembro bem para onde fui um dia (mas foi algum lugar mais distante do que Coimbra de certeza), sendo que nesse dia a minha esposa foi à Maternidade Daniel de Matos visitar uma familiar.
Como habitualmente, quem faz mais Km é quem leva o Leaf, ela foi na Toyota para Coimbra e a determinada altura liga-me dizendo:
Ela: "Então não vinhas para Coimbra e estás aqui a carregar?"
Eu: "O quê? A carregar onde?"
Ela: "Vi o nosso carro ainda agora ali no Mobi.e ao pé do estádio!"
Eu: "Não me digas que me levaram o carro! Tens a certeza? Passa lá e vê a matrícula ou tira foto."
No regresso ela passou lá, o gajo ainda lá estava e ela apanhou esta foto:
Resumindo: Tenho que ter muito cuidado porque o meu carro é conhecido...

Já não me lembro bem para onde fui um dia (mas foi algum lugar mais distante do que Coimbra de certeza), sendo que nesse dia a minha esposa foi à Maternidade Daniel de Matos visitar uma familiar.
Como habitualmente, quem faz mais Km é quem leva o Leaf, ela foi na Toyota para Coimbra e a determinada altura liga-me dizendo:
Ela: "Então não vinhas para Coimbra e estás aqui a carregar?"
Eu: "O quê? A carregar onde?"
Ela: "Vi o nosso carro ainda agora ali no Mobi.e ao pé do estádio!"
Eu: "Não me digas que me levaram o carro! Tens a certeza? Passa lá e vê a matrícula ou tira foto."
No regresso ela passou lá, o gajo ainda lá estava e ela apanhou esta foto:
Resumindo: Tenho que ter muito cuidado porque o meu carro é conhecido...


Última edição por VETL em 05 jun 2017, 00:16, editado 2 vezes no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt