Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

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victormcpinto
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por victormcpinto » 26 mar 2016, 22:35

Apr Escreveu:pafi, fil, jpgoncalves2, obrigado pelos vossos elogios. A minha mulher olhou para isto e disse: "bom , se isso te faz feliz, eu também fico contente. Agora larga isso e vai aspirar a sala". :oops:
https://www.dropbox.com/s/tvdrm5gpnbikh ... 4.jpg?dl=0
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jasmim
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por jasmim » 26 mar 2016, 22:56

Apr Escreveu:pafi, fil, jpgoncalves2, obrigado pelos vossos elogios. A minha mulher olhou para isto e disse: "bom , se isso te faz feliz, eu também fico contente. Agora larga isso e vai aspirar a sala". :oops:
Não sabia que estávamos casados com gémeas! :lol:
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 26 mar 2016, 23:09

:) Venha o software e esquema de ligações que eu trato de fazer hardware à maneira (que é onde estou mais à vontade) e pronto para produção "em série".
Fica aqui um exemplo de uma projeto aberto que já fiz para a comunidade das motos: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 40#p211259
Protótipo 100% feito em casa:
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Unidades para distribuir à comunidade:
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 27 mar 2016, 01:36

Muito fixe RJSC! Dava jeito fazer uma placa com o circuito do piloto, a minha fiz à mão para testar o conceito. tenho aqui uma foto já dentro da caixa para ti, mas não tem muito detalhe:

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No topo está o medidor de energia, e do lado direito está um conjunto de 3 PCB's empilhadas, a de baixo que quase não se vê foi feita por mim e tem o cct do piloto, alimentação e pinos para o botao e led. A do meio que também mal se vê é o ESP8266. A de cima é um shield com um relé que depois aciona o contactor.

Edit: deixo aqui a primeira imagem de todas que teimou em não aparecer:

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por alexmol » 27 mar 2016, 18:31

A existência de tantos projectos DIY, na maioria muito melhores que o que se pode comprar aos fornecedores, só prova que a mobilidade eléctrica ainda tem muito para evoluir e muitos fabricantes estão encostados à sombra da bananeira.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por VETL » 27 mar 2016, 21:04

alexmol Escreveu:A existência de tantos projectos DIY, na maioria muito melhores que o que se pode comprar aos fornecedores, só prova que a mobilidade eléctrica ainda tem muito para evoluir e muitos fabricantes estão encostados à sombra da bananeira.
Claro que sim.
Tudo isto podia e devia estar dentro do carro de origem sem mais complicações...
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 27 mar 2016, 21:32

Quando eles nem quiseram sequer atualizar os MK1 de 2011 para mostrar 2 dígitos no consumo quando instalaram a atualização do sistema de gestão da bateria, está tudo dito...

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 30 mar 2016, 22:58

Ja acabei a lógica do EVSE automático:

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Acho que é fácil de acompanhar neste esquema do Node-RED, à esquerda escuta-se por mensagens do EVSE, que começa a debitar informação assim que se liga, quando há mensagens de ligar, iniciar carga, finalizar carga ou mudar os amperes é enviado um email.

Quando o carro começa a carregar, o EVSE envia estatisitcas a cada 10s. Esses dados são encaminhados para o emoncms que é a aplicação fantástica do openenergymonitor que basicamente faz gráficos de energia, incluindo o dashboard exclusivo do Leaf que está no post anterior. Ao mesmo tempo os dados de energia são enviados para o módulo "MAGIA!!" que com eles, mais os dados do consumo da casa, implementa a lógica que se pretende. Modo Manual não faz nada, modo Power maximiza a potencia disponivel da casa para o carro e modo Solar tenta forçar o consumo a ser zero, tal como um desviador de consumo, savaguardando uma potencia de carga mínima de 6A. Ordens para baixar potencia são imediatos, e para aumentar passa por um limitador que apenas permite 1 alteração a cada minuto.

Tudo isto é transparente, pode correr num Raspberry PI, e só se configura 1 vez, no dia-a-dia escolhe-se o modo de operação no EVSE, depois de o ligar:

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Estou neste momento a carregar o carro de forma a que não se ultrapassem os 14A e acho que está a funcionar na perfeição. Assim que desligo a TV o carro passa a carregar mais 1A lol.

O mais importante é que assim com 6,9kVA contratados à EDP posso por o carro a carregar e não me preciso de preocupar com a utilização de energia.

Eiso o gráfico de energia e os 14A de limite no consumo real total da casa

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De resto, os bugs estão todos corrigidos, o EVSE vai entrar em fase de teste durante os próximos tempos para confirmar que tudo funciona bem. Se tiverem sugestões aproveitem agora que está tudo fresco!

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Orlando » 30 mar 2016, 23:14

Eu tenho uma sugestão....posso ser test-driver/consumer?
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 30 mar 2016, 23:21

Bom e como o carro precisa de carregar, agarra-se no telemovel e programa-se uma carga noturna de 4 horas com dois cliques:

Imagem

Se correr bem recebo um email com a duração da carga e os kWh consumidos pela manhã quando acordar.


8-)
Última edição por Apr em 28 jun 2018, 19:01, editado 1 vez no total.

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