https://www.dropbox.com/s/tvdrm5gpnbikh ... 4.jpg?dl=0Apr Escreveu:pafi, fil, jpgoncalves2, obrigado pelos vossos elogios. A minha mulher olhou para isto e disse: "bom , se isso te faz feliz, eu também fico contente. Agora larga isso e vai aspirar a sala".

Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Não sabia que estávamos casados com gémeas!Apr Escreveu:pafi, fil, jpgoncalves2, obrigado pelos vossos elogios. A minha mulher olhou para isto e disse: "bom , se isso te faz feliz, eu também fico contente. Agora larga isso e vai aspirar a sala".

Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Fica aqui um exemplo de uma projeto aberto que já fiz para a comunidade das motos: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 40#p211259
Protótipo 100% feito em casa:
Unidades para distribuir à comunidade:
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Muito fixe RJSC! Dava jeito fazer uma placa com o circuito do piloto, a minha fiz à mão para testar o conceito. tenho aqui uma foto já dentro da caixa para ti, mas não tem muito detalhe:

No topo está o medidor de energia, e do lado direito está um conjunto de 3 PCB's empilhadas, a de baixo que quase não se vê foi feita por mim e tem o cct do piloto, alimentação e pinos para o botao e led. A do meio que também mal se vê é o ESP8266. A de cima é um shield com um relé que depois aciona o contactor.
Edit: deixo aqui a primeira imagem de todas que teimou em não aparecer:

No topo está o medidor de energia, e do lado direito está um conjunto de 3 PCB's empilhadas, a de baixo que quase não se vê foi feita por mim e tem o cct do piloto, alimentação e pinos para o botao e led. A do meio que também mal se vê é o ESP8266. A de cima é um shield com um relé que depois aciona o contactor.
Edit: deixo aqui a primeira imagem de todas que teimou em não aparecer:
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Contacto:
A existência de tantos projectos DIY, na maioria muito melhores que o que se pode comprar aos fornecedores, só prova que a mobilidade eléctrica ainda tem muito para evoluir e muitos fabricantes estão encostados à sombra da bananeira.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Claro que sim.alexmol Escreveu:A existência de tantos projectos DIY, na maioria muito melhores que o que se pode comprar aos fornecedores, só prova que a mobilidade eléctrica ainda tem muito para evoluir e muitos fabricantes estão encostados à sombra da bananeira.
Tudo isto podia e devia estar dentro do carro de origem sem mais complicações...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Quando eles nem quiseram sequer atualizar os MK1 de 2011 para mostrar 2 dígitos no consumo quando instalaram a atualização do sistema de gestão da bateria, está tudo dito...
- Apr
- Proprietário Leaf
Ja acabei a lógica do EVSE automático:

Acho que é fácil de acompanhar neste esquema do Node-RED, à esquerda escuta-se por mensagens do EVSE, que começa a debitar informação assim que se liga, quando há mensagens de ligar, iniciar carga, finalizar carga ou mudar os amperes é enviado um email.
Quando o carro começa a carregar, o EVSE envia estatisitcas a cada 10s. Esses dados são encaminhados para o emoncms que é a aplicação fantástica do openenergymonitor que basicamente faz gráficos de energia, incluindo o dashboard exclusivo do Leaf que está no post anterior. Ao mesmo tempo os dados de energia são enviados para o módulo "MAGIA!!" que com eles, mais os dados do consumo da casa, implementa a lógica que se pretende. Modo Manual não faz nada, modo Power maximiza a potencia disponivel da casa para o carro e modo Solar tenta forçar o consumo a ser zero, tal como um desviador de consumo, savaguardando uma potencia de carga mínima de 6A. Ordens para baixar potencia são imediatos, e para aumentar passa por um limitador que apenas permite 1 alteração a cada minuto.
Tudo isto é transparente, pode correr num Raspberry PI, e só se configura 1 vez, no dia-a-dia escolhe-se o modo de operação no EVSE, depois de o ligar:

Estou neste momento a carregar o carro de forma a que não se ultrapassem os 14A e acho que está a funcionar na perfeição. Assim que desligo a TV o carro passa a carregar mais 1A lol.
O mais importante é que assim com 6,9kVA contratados à EDP posso por o carro a carregar e não me preciso de preocupar com a utilização de energia.
Eiso o gráfico de energia e os 14A de limite no consumo real total da casa

De resto, os bugs estão todos corrigidos, o EVSE vai entrar em fase de teste durante os próximos tempos para confirmar que tudo funciona bem. Se tiverem sugestões aproveitem agora que está tudo fresco!
Acho que é fácil de acompanhar neste esquema do Node-RED, à esquerda escuta-se por mensagens do EVSE, que começa a debitar informação assim que se liga, quando há mensagens de ligar, iniciar carga, finalizar carga ou mudar os amperes é enviado um email.
Quando o carro começa a carregar, o EVSE envia estatisitcas a cada 10s. Esses dados são encaminhados para o emoncms que é a aplicação fantástica do openenergymonitor que basicamente faz gráficos de energia, incluindo o dashboard exclusivo do Leaf que está no post anterior. Ao mesmo tempo os dados de energia são enviados para o módulo "MAGIA!!" que com eles, mais os dados do consumo da casa, implementa a lógica que se pretende. Modo Manual não faz nada, modo Power maximiza a potencia disponivel da casa para o carro e modo Solar tenta forçar o consumo a ser zero, tal como um desviador de consumo, savaguardando uma potencia de carga mínima de 6A. Ordens para baixar potencia são imediatos, e para aumentar passa por um limitador que apenas permite 1 alteração a cada minuto.
Tudo isto é transparente, pode correr num Raspberry PI, e só se configura 1 vez, no dia-a-dia escolhe-se o modo de operação no EVSE, depois de o ligar:
Estou neste momento a carregar o carro de forma a que não se ultrapassem os 14A e acho que está a funcionar na perfeição. Assim que desligo a TV o carro passa a carregar mais 1A lol.
O mais importante é que assim com 6,9kVA contratados à EDP posso por o carro a carregar e não me preciso de preocupar com a utilização de energia.
Eiso o gráfico de energia e os 14A de limite no consumo real total da casa
De resto, os bugs estão todos corrigidos, o EVSE vai entrar em fase de teste durante os próximos tempos para confirmar que tudo funciona bem. Se tiverem sugestões aproveitem agora que está tudo fresco!
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Eu tenho uma sugestão....posso ser test-driver/consumer?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Apr
- Proprietário Leaf
Bom e como o carro precisa de carregar, agarra-se no telemovel e programa-se uma carga noturna de 4 horas com dois cliques:

Se correr bem recebo um email com a duração da carga e os kWh consumidos pela manhã quando acordar.

Se correr bem recebo um email com a duração da carga e os kWh consumidos pela manhã quando acordar.

Última edição por Apr em 28 jun 2018, 19:01, editado 1 vez no total.