Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por lmlr » 01 set 2013, 17:21

Excelente :D

Realmente era preferível, em vez de uma concentração tão grande em Lisboa, estarem mais distribuídos pelo pais para permitirem este tipo de deslocações com mais à vontade.

Mandei um mail há uns tempos para o Freeport e recusaram, temos que ir insistindo. Já agora viste por lá algum local/tomada?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 01 set 2013, 17:33

lmlr Escreveu:Excelente :D

Realmente era preferível, em vez de uma concentração tão grande em Lisboa, estarem mais distribuídos pelo pais para permitirem este tipo de deslocações com mais à vontade.

Mandei um mail há uns tempos para o Freeport e recusaram, temos que ir insistindo. Já agora viste por lá algum local/tomada?
Há lá muitas no estacionamento coberto nos pilares e nas paredes...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por lmlr » 01 set 2013, 17:44

Se estiver aflito meto à carga.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 01 set 2013, 18:49

Outra coisa com que fiquei desiludido, foi com o GPS.
Aquilo está completamente desactualizado.
"Ridículo" não chega para classificar a desactualização.
Alguém sabe se é possível actualizar aquilo?

Outra questão: No carwings, cada vez que envio um percurso para o carro, ele apaga o anterior. É possível enviar para o carro e manter vários percursos sem apagar os anteriores?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por lmlr » 01 set 2013, 19:14

lmlr Escreveu:Se estiver aflito meto à carga.
Ou talvez não, são coisas que se dizem no "calor do momento". Não vou é lá.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 01 set 2013, 20:25

No dia 29 aconteceu-me isto:
screenshot-1377774822750.png
screenshot-1377774822750.png (24.12 KiB) Visto 4145 vezes
screenshot-1377785868787.png
screenshot-1377785868787.png (23.6 KiB) Visto 4145 vezes
screenshot-1377805261152.png
screenshot-1377805261152.png (25.03 KiB) Visto 4145 vezes
As barras estavam quase todas sempre a vermelho!!! :!: :!: Nunca tinha visto tal coisa.
Depois voltou tudo ao normal... :?: :?:
Será que foi por ter sido o dia mais quente para o pack?
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 22:10, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 01 set 2013, 20:51

Em Lisboa haviam também imensos artistas (aqui nesta zona chamados "fanjos") preparados nos semáforos para altos arranques e na estrada para ultrapassagens grotescas - daquelas em que vão atrás de nós e se lembram de acelerar muito de repente com o carro a derreter só para se colocarem à nossa frente.

Não resisti em alinhar uma vez num arranque com um "fanjo" num BMW320D, nuns semáforos e que me tinha acabado de ultrapassar numa "fanjada".
Foi um riso. Até a minha esposa que detesta estas incursões, ficou estupefacta e se fartou de rir.
Levou uma banhada...
Última edição por VETL em 03 set 2013, 14:01, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por RJSC » 02 set 2013, 00:55

É assim mesmo, a ver se eles perdem o vício de largar nuvens negras na estrada.

Quanto às barras vermelhas, isso ainda não está 100% fiável no software (ainda há discussão sobre isso entre o autor e outras pessoas com conhecimento de causa) é o BMS a tentar trazer todas as células a vermelho para o nível das que estão a verde para equilibrar a bateria.
Vê-se que isso ainda não está a 100% pois que eu saiba até hoje o Leaf só tem maneira de "purgar" carga das céulas que estão com mais carga para as nivelar com as piores células do pack e não tem maneira de carregar uma célula mais fraca com tensão das restantes.
Como estão células com tensão abaixo das verdes marcadas a vermelho não pode estar correto.
The red bars represent those cell pairs that have the shunt active to bleed off some of the stored energy and balance the battery pack. This is still a work in progress.
(...)
Which cells have their shunts currently active (this is the battery balancing) - there is some disagreement about which setting correctly shows which cells have shunts active. Gary Giddings believes it is 4812, GregH is sure it is 8421. You can choose which order is used on the Settings Screen of the application
Como na tua aplicação os Shunts então em 4812 experimenta ir às configurações e mudar para 8421 a ver se os resultados já são consistentes com a lógica.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 02 set 2013, 09:08

É possível que esteja correto pois quando é ligado um shunt o nível de tensão medido pela BMS também baixa, não devido à célula perder tensão significativa mas sim devido à queda de tensão no fio que mede a tensão que é o mesmo que descarrega. Isto faz com que células a descarregar possam aparecer abaixo de células a verde.

Dito isto, penso que a ordem 8421 é a que mais consenso gera a nível como indicação de quais as células a descarregar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 14 set 2013, 14:09

Ultimamente e por vezes quando chegava perto do carro ouvia um relé a "matraquilhar".
Como aquilo se foi repetindo, fiquei intrigado e hoje, como estava em casa e ouvi o barulho, abri o capot para ver se conseguia satisfazer a minha curiosidade.
O relé faz um ruído ritmado, parece o de um aluno de percussão a fazer uns exercícios de estudo.
O barulho vem da frente e do lado direito do carro.
Está dentro de uma caixa com vários relés. Tirei a tampa e verifiquei que era este o marmanjo que estava a "matraquilhar":
DSC01144a.jpg
DSC01144a.jpg (53.85 KiB) Visto 4145 vezes
Entretanto fui dentro do carro buscar a máquina fotográfica a ver se fazia um filme para vos mostrar com som e tudo, mas, assim que abri a porta do carro o relé ficou imediatamente quietinho.
Alguém sabe o que é que faz este relé ou o que se passará com isto? Normal não deverá ser pois não?
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 22:11, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”