Diário de Bordo Leaf - VETL
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Excelente
Realmente era preferível, em vez de uma concentração tão grande em Lisboa, estarem mais distribuídos pelo pais para permitirem este tipo de deslocações com mais à vontade.
Mandei um mail há uns tempos para o Freeport e recusaram, temos que ir insistindo. Já agora viste por lá algum local/tomada?
Realmente era preferível, em vez de uma concentração tão grande em Lisboa, estarem mais distribuídos pelo pais para permitirem este tipo de deslocações com mais à vontade.
Mandei um mail há uns tempos para o Freeport e recusaram, temos que ir insistindo. Já agora viste por lá algum local/tomada?
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Há lá muitas no estacionamento coberto nos pilares e nas paredes...lmlr Escreveu:Excelente
Realmente era preferível, em vez de uma concentração tão grande em Lisboa, estarem mais distribuídos pelo pais para permitirem este tipo de deslocações com mais à vontade.
Mandei um mail há uns tempos para o Freeport e recusaram, temos que ir insistindo. Já agora viste por lá algum local/tomada?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Se estiver aflito meto à carga.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Outra coisa com que fiquei desiludido, foi com o GPS.
Aquilo está completamente desactualizado.
"Ridículo" não chega para classificar a desactualização.
Alguém sabe se é possível actualizar aquilo?
Outra questão: No carwings, cada vez que envio um percurso para o carro, ele apaga o anterior. É possível enviar para o carro e manter vários percursos sem apagar os anteriores?
Aquilo está completamente desactualizado.
"Ridículo" não chega para classificar a desactualização.
Alguém sabe se é possível actualizar aquilo?
Outra questão: No carwings, cada vez que envio um percurso para o carro, ele apaga o anterior. É possível enviar para o carro e manter vários percursos sem apagar os anteriores?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Ou talvez não, são coisas que se dizem no "calor do momento". Não vou é lá.lmlr Escreveu:Se estiver aflito meto à carga.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
No dia 29 aconteceu-me isto:
Depois voltou tudo ao normal...
Será que foi por ter sido o dia mais quente para o pack?
As barras estavam quase todas sempre a vermelho!!! Nunca tinha visto tal coisa.Depois voltou tudo ao normal...
Será que foi por ter sido o dia mais quente para o pack?
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 22:10, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Em Lisboa haviam também imensos artistas (aqui nesta zona chamados "fanjos") preparados nos semáforos para altos arranques e na estrada para ultrapassagens grotescas - daquelas em que vão atrás de nós e se lembram de acelerar muito de repente com o carro a derreter só para se colocarem à nossa frente.
Não resisti em alinhar uma vez num arranque com um "fanjo" num BMW320D, nuns semáforos e que me tinha acabado de ultrapassar numa "fanjada".
Foi um riso. Até a minha esposa que detesta estas incursões, ficou estupefacta e se fartou de rir.
Levou uma banhada...
Não resisti em alinhar uma vez num arranque com um "fanjo" num BMW320D, nuns semáforos e que me tinha acabado de ultrapassar numa "fanjada".
Foi um riso. Até a minha esposa que detesta estas incursões, ficou estupefacta e se fartou de rir.
Levou uma banhada...
Última edição por VETL em 03 set 2013, 14:01, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
É assim mesmo, a ver se eles perdem o vício de largar nuvens negras na estrada.
Quanto às barras vermelhas, isso ainda não está 100% fiável no software (ainda há discussão sobre isso entre o autor e outras pessoas com conhecimento de causa) é o BMS a tentar trazer todas as células a vermelho para o nível das que estão a verde para equilibrar a bateria.
Vê-se que isso ainda não está a 100% pois que eu saiba até hoje o Leaf só tem maneira de "purgar" carga das céulas que estão com mais carga para as nivelar com as piores células do pack e não tem maneira de carregar uma célula mais fraca com tensão das restantes.
Como estão células com tensão abaixo das verdes marcadas a vermelho não pode estar correto.
Quanto às barras vermelhas, isso ainda não está 100% fiável no software (ainda há discussão sobre isso entre o autor e outras pessoas com conhecimento de causa) é o BMS a tentar trazer todas as células a vermelho para o nível das que estão a verde para equilibrar a bateria.
Vê-se que isso ainda não está a 100% pois que eu saiba até hoje o Leaf só tem maneira de "purgar" carga das céulas que estão com mais carga para as nivelar com as piores células do pack e não tem maneira de carregar uma célula mais fraca com tensão das restantes.
Como estão células com tensão abaixo das verdes marcadas a vermelho não pode estar correto.
Como na tua aplicação os Shunts então em 4812 experimenta ir às configurações e mudar para 8421 a ver se os resultados já são consistentes com a lógica.The red bars represent those cell pairs that have the shunt active to bleed off some of the stored energy and balance the battery pack. This is still a work in progress.
(...)
Which cells have their shunts currently active (this is the battery balancing) - there is some disagreement about which setting correctly shows which cells have shunts active. Gary Giddings believes it is 4812, GregH is sure it is 8421. You can choose which order is used on the Settings Screen of the application
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
É possível que esteja correto pois quando é ligado um shunt o nível de tensão medido pela BMS também baixa, não devido à célula perder tensão significativa mas sim devido à queda de tensão no fio que mede a tensão que é o mesmo que descarrega. Isto faz com que células a descarregar possam aparecer abaixo de células a verde.
Dito isto, penso que a ordem 8421 é a que mais consenso gera a nível como indicação de quais as células a descarregar.
Dito isto, penso que a ordem 8421 é a que mais consenso gera a nível como indicação de quais as células a descarregar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Ultimamente e por vezes quando chegava perto do carro ouvia um relé a "matraquilhar".
Como aquilo se foi repetindo, fiquei intrigado e hoje, como estava em casa e ouvi o barulho, abri o capot para ver se conseguia satisfazer a minha curiosidade.
O relé faz um ruído ritmado, parece o de um aluno de percussão a fazer uns exercícios de estudo.
O barulho vem da frente e do lado direito do carro.
Está dentro de uma caixa com vários relés. Tirei a tampa e verifiquei que era este o marmanjo que estava a "matraquilhar": Entretanto fui dentro do carro buscar a máquina fotográfica a ver se fazia um filme para vos mostrar com som e tudo, mas, assim que abri a porta do carro o relé ficou imediatamente quietinho.
Alguém sabe o que é que faz este relé ou o que se passará com isto? Normal não deverá ser pois não?
Como aquilo se foi repetindo, fiquei intrigado e hoje, como estava em casa e ouvi o barulho, abri o capot para ver se conseguia satisfazer a minha curiosidade.
O relé faz um ruído ritmado, parece o de um aluno de percussão a fazer uns exercícios de estudo.
O barulho vem da frente e do lado direito do carro.
Está dentro de uma caixa com vários relés. Tirei a tampa e verifiquei que era este o marmanjo que estava a "matraquilhar": Entretanto fui dentro do carro buscar a máquina fotográfica a ver se fazia um filme para vos mostrar com som e tudo, mas, assim que abri a porta do carro o relé ficou imediatamente quietinho.
Alguém sabe o que é que faz este relé ou o que se passará com isto? Normal não deverá ser pois não?
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 22:11, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt