Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

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Nerusonu
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nerusonu » 14 jul 2023, 23:49

civic Escreveu:
14 jul 2023, 21:24
Nerusonu Escreveu:
14 jul 2023, 18:31

Se os outros são assim não sei. Estes sei que transformaram o que antigamente era o centro técnico que era para onde iam os casos "bicudos" que as concessões não conseguiam resolver dos ICE. Agora vão para lá casos bicudos mas EV ou híbridos e chama-se mesmo centro de reparação de baterias. Ao lado e por cima deste fica o centro de formação onde os técnicos das concessões vão ter formação e como é óbvio abrem baterias se necessário ou estando em garantia o mais comum é trocar o pack todo.
Sem querer entrar em discussões do sexo dos anjos, pois não faço ideia do que se passa dentro da oficina da VW, mas conheço quem estivesse 2 anos na oficina da Nissan e da KIA, hoje está na Peugeot, (importadores) tudo em elétricos e os comentários não são muito diferentes desses que dizes,também já vi problemas com os i3 da BMW e a espera que venha alguém para mexer também é a realidade. Os casos bicudos vão todos para lá, mas quando toca a desmanchar modulos de baterias a coisa pia de outra forma, ou vem alguém da casa mãe, ou mandam para lá, por isso, até pode ser assim na VW, mas é a execpção e não a regra, ou então mudou muita coisa neste reino no ultimo ano. ;)
Por motivos profissionais não posso adiantar muito mais que desde que conheço a "casa" nunca vi um que fosse a vir da casa mãe para resolver nada. Se tiveres dúvidas do que digo depois posso falar contigo por PM.

civic
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por civic » 18 jul 2023, 08:49

Mas tu já viste por lá alguma bateria aberta e os tecnicos a mexerem nos modulos?
É disto que eu falo, acho isso algo estranho sendo ainda tão precoce a vida dos EVs da VW, ainda terás muito poucos (se tiveres algum) fora da garantia. ;)
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 18 jul 2023, 09:09

civic Escreveu:
14 jul 2023, 21:24
Sem querer entrar em discussões do sexo dos anjos, pois não faço ideia do que se passa dentro da oficina da VW, mas conheço quem estivesse 2 anos na oficina da Nissan e da KIA, hoje está na Peugeot, (importadores) tudo em elétricos e os comentários não são muito diferentes desses que dizes,também já vi problemas com os i3 da BMW e a espera que venha alguém para mexer também é a realidade. Os casos bicudos vão todos para lá, mas quando toca a desmanchar modulos de baterias a coisa pia de outra forma, ou vem alguém da casa mãe, ou mandam para lá, por isso, até pode ser assim na VW, mas é a execpção e não a regra, ou então mudou muita coisa neste reino no ultimo ano. ;)
Retirado do Facebook Escreveu:
Porto Salvo, 28 de Outubro de 2019 –

Tal como o motor é o órgão central num veículo a combustão, a bateria está no coração de um automóvel elétrico e é, portanto, um componente significativo do Nissan LEAF.

Mais de 140 mil Nissan LEAF foram vendidos na Europa desde o seu lançamento em 2010 e a bateria da Nissan provou ser extremamente durável, não havendo registo até hoje de qualquer incidente crítico envolvendo a bateria.

A vasta maioria - 99,5% - dos veículos elétricos Nissan mantém a sua bateria original. O pequeno número de substituições de baterias que ocorreram até ao momento foram maioritariamente relacionadas com reparações na sequência de colisões.

Os Nissan LEAF vendidos atualmente na Europa possuem uma garantia de capacidade debateria das mais abrangentes do sector, de 8 anos ou 160.000 km, com um número de reclamações dentro da garantia extremamente baixo. A Nissan em Portugal apenas tem conhecimento de 1 cliente que pretende efetuar a substituição integral da bateria fora da garantia em 2019. Em Portugal circulam atualmente mais de 4.200 Nissan LEAF e e-NV200, sendo o Nissan LEAF líder de vendas no mercado nacional.

Ao longo destes 9 anos os nossos clientes têm tecido muitos elogios em relação ao desempenho e durabilidade da bateria, e não é expectável que tenham necessidade de substituir as baterias durante a vida útil dos seus LEAF e e-NV200.

As baterias são constituídas por 48 módulos que podem ser substituídos unitariamente, evitando assim a substituição integral da bateria.

A Nissan é a única marca em Portugal a possuir centros próprios de reparação de baterias. Neste momento existem dois centros de reparação que servem toda a rede de concessionários Nissan. Em breve existirão mais centros de reparação em território nacional.


Caso exista a necessidade extraordinária de substituição integral da bateria fora da garantia, o preço fixado pela Nissan a partir de dia 04 de Novembro de 2019, é de 7.000 euros + custos de instalação (+ IVA).


A Nissan dizia em 2019 que tinha centros de reparação e fazia reparação módulos, coisa que nunca vimos ninguém a reportar. Também dizia que as baterias do Leaf estavam para durar e passados 4 anos é o que vemos.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por civic » 18 jul 2023, 09:15

Nonnus Escreveu:
18 jul 2023, 09:09

A Nissan dizia em 2019 que tinha centros de reparação e fazia reparação módulos, coisa que nunca vimos ninguém a reportar. Também dizia que as baterias do Leaf estavam para durar e passados 4 anos é o que vemos.
Exatamente, a Nissan sempre referiu isso, mas o que fazem lá é direcionar as baterias conforme o diagnostico, o certo é que se fosse assim a bateria seria reparada e não precisava de tanta logistica que levasse meses para uma reparação de substituir 2 modulos, como é habitual com o caso dos inchamentos. ;)
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nerusonu » 18 jul 2023, 12:28

civic Escreveu:
18 jul 2023, 08:49
Mas tu já viste por lá alguma bateria aberta e os tecnicos a mexerem nos modulos?
É disto que eu falo, acho isso algo estranho sendo ainda tão precoce a vida dos EVs da VW, ainda terás muito poucos (se tiveres algum) fora da garantia. ;)
Já vi. Não esquecer que a família ID é recente mas antes deles já houve o e-golf, e-up(e irmãos) e a e-crafter.

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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por civic » 18 jul 2023, 20:09

Sim, baterias abertas para formação já eu tinha visto na Nissan à 10 anos atrás e nem por isso eles lhes mexiam nos carros dos clientes, ainda hoje não o fazem, é diferente ter bancadas de formação de mexer em baterias para as recondicionar, por isso a demora.
Havendo modulos idênticos numa Evolution ficas lá com o carro uma semanita...Numa Nissan, KIA,.. Contas com mais de mês, no minimo, até tenho conhecimento de um caso de um Ampera-e que teve que ir a ESpanha fazer a revisão e tinha um Recall para a baterias, teve que esperar um mês e meio, a bateria veio da Belgica.
É como eu disse antes, a VW a fazer isso é a exeção não é a regra. Esses modelos que falas têm tão pouca representação no nosso pais que me faz duvidar muito desse à vontade de mexer nos seus modulos, mas se o dizes... ;)
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 03 ago 2023, 12:59

Mais uma vez o carro foi chamado a Nissan (3ª vez) para retirar dados da bateria.

Demonstrei o meu desagrado com a situação e que já estava achar muita "história" neste processo todo. Quase dois meses de espera por uma resposta e o carro ter que ir 3x a Nissan.

O carro neste momento mantem-se no 59% de SOH e com um Hx de 28%. Tenho muita dificuldade em fazer 50km a velocidades ditas normais.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 03 ago 2023, 13:58

Que palhaçada... :?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 03 ago 2023, 15:00

Recebi agora uma chamada da Nissan, foi aprovada a substituição da bateria em garantia. Agora é esperar que haja uma bateria para entrega.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 03 ago 2023, 16:08

Boas notícias, finalmente. Será que vai demorar muito?
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