
Diário de Bordo Leaf - VETL
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Estes são os dados das minhas duas descargas mais profundas:
Para calcular a degradação (considerando o que o carro consegue carregar após uma descarga profunda) quais serão os seguintes parâmetros que deverei comparar para um carro novo com os 65,58Ah:
- Consumo num carregamento completo a 16A?
- GID's com carregamento completo?
E com isso, qual a degradação aparente do meu pack em cada cenário?
Para calcular a degradação (considerando o que o carro consegue carregar após uma descarga profunda) quais serão os seguintes parâmetros que deverei comparar para um carro novo com os 65,58Ah:
- Consumo num carregamento completo a 16A?
- GID's com carregamento completo?
E com isso, qual a degradação aparente do meu pack em cada cenário?
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 00:27, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Eu tenho tudo rdias...rdias Escreveu:será o valor de consumo da tomada... mas seria necessário o valor de inicio como referencia... pode-se usar um valor de referência geral mas não será tão preciso...
Faltam-me apenas as referências de um carro novo.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Tendo em conta que a descarga mais profunda ainda ficou bem acima dos 3,3V, penso que ainda daria para carregar mais 0,5kW.h se fosse até "morrer". Assim seriam carregados 21,7kW.h de morto a 100%. Como referência podes usar os 25kW.h para um carro novo, o que daria 86,8% da capacidade de um carro novo ou 13,2% de degradação. Multiplicando 0,868 por 65,56Ah dá 56,92Ah, muito próximo do valor que o carro indica.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Obrigadíssimo mjr.
Era isso que me perecia - mais coisa menos coisa, o meu carro está a reportar um valor correcto para a capacidade do seu pack...
Próximo objectivo: Ver se a 12ª não vai embora antes de Junho (só para chatear a bola de cristal do Malm)...

Era isso que me perecia - mais coisa menos coisa, o meu carro está a reportar um valor correcto para a capacidade do seu pack...
Próximo objectivo: Ver se a 12ª não vai embora antes de Junho (só para chatear a bola de cristal do Malm)...


=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Andaste a exercitá-lo mais nos últimos tempos. Isso baralhou as contas. Se a utilização do carro se tivesse mantido igual, seria mais fácil acertar.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Verdade. Não foi de propósito. As circunstâncias assim o ditaram.Malm Escreveu:Andaste a exercitá-lo mais nos últimos tempos. Isso baralhou as contas. Se a utilização do carro se tivesse mantido igual, seria mais fácil acertar.
Por acaso ele até nem estava destinado a fazer tantos Km em tão pouco tempo...
Acham que devo aproveitar a época do calor para o fazer descansar, uma vez que ando a fazer Km demais para a garantia dos 5 anos?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Estes dias são os piores. Eu desconfio que 70% ou mais da degradação anual ocorre em 60 dias do ano, estes dias de junho por que estamos agora a passar incluem-se nesse conjunto de 60 dias. Eu nunca iria a Guimarães no meu i-MiEV este fim-de-semana se não fosse uma coisa já combinada há meses e em que o carro é que é o elo de ligação entre quem se vai encontrar.
Eu próprio vou optar por parar durante certos dias.
Eu próprio vou optar por parar durante certos dias.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Certo. E não só...rdias Escreveu:...Eu estava a falar do valor inicial.... O tal de referencia em novo.... O mjr já forneceu e as contas parecem bater certo... No entanto... Para quem comprar novo de inicio convém obter o valor de referencia do seu carro e não o generalizado ...
Como cada pack poderá ser diferente do outro, poderia servir para verificar e reclamar logo de início alguma irregularidade.
Mas pronto, eu só comecei a verificar no final do ano passado e tenciono fazê-lo +/- de 6 em 6 meses.
Graças a esta casa a informação que tenho hoje não se compara com a que tinha há um ano atrás...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Eu vou fazê-lo, porque o único inconveniente é ter de usar o pedal esquerdo. Mas não sou exemplo, considerando que faço poucos kms e já não tenho obrigações profissionais.VETL Escreveu: Acham que devo aproveitar a época do calor para o fazer descansar, uma vez que ando a fazer Km demais para a garantia dos 5 anos?
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Se houver essa possibilidade de o deixar descansar de vez em quando, penso que pode ser uma boa ideia para os dias mais quentes. Isto, claro, se puder ficar num local fresco. Senão vai estar a degradar sem nenhum proveito. Eu evitaria temperaturas acima dos 30ºC no pack. Vamos lá ver se consigo cumprir esta máxima hoje 

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt