Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 11 jun 2014, 23:36

Estes são os dados das minhas duas descargas mais profundas:
Degrad.JPG
Degrad.JPG (38.13 KiB) Visto 1848 vezes
Para calcular a degradação (considerando o que o carro consegue carregar após uma descarga profunda) quais serão os seguintes parâmetros que deverei comparar para um carro novo com os 65,58Ah:

- Consumo num carregamento completo a 16A?
- GID's com carregamento completo?

E com isso, qual a degradação aparente do meu pack em cada cenário?
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 00:27, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 11 jun 2014, 23:55

rdias Escreveu:será o valor de consumo da tomada... mas seria necessário o valor de inicio como referencia... pode-se usar um valor de referência geral mas não será tão preciso...
Eu tenho tudo rdias...
Faltam-me apenas as referências de um carro novo.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 12 jun 2014, 09:30

Tendo em conta que a descarga mais profunda ainda ficou bem acima dos 3,3V, penso que ainda daria para carregar mais 0,5kW.h se fosse até "morrer". Assim seriam carregados 21,7kW.h de morto a 100%. Como referência podes usar os 25kW.h para um carro novo, o que daria 86,8% da capacidade de um carro novo ou 13,2% de degradação. Multiplicando 0,868 por 65,56Ah dá 56,92Ah, muito próximo do valor que o carro indica.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 12 jun 2014, 09:46

Obrigadíssimo mjr.
Era isso que me perecia - mais coisa menos coisa, o meu carro está a reportar um valor correcto para a capacidade do seu pack...

Próximo objectivo: Ver se a 12ª não vai embora antes de Junho (só para chatear a bola de cristal do Malm)... :mrgreen: :mrgreen:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 12 jun 2014, 09:50

Andaste a exercitá-lo mais nos últimos tempos. Isso baralhou as contas. Se a utilização do carro se tivesse mantido igual, seria mais fácil acertar.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 12 jun 2014, 10:04

Malm Escreveu:Andaste a exercitá-lo mais nos últimos tempos. Isso baralhou as contas. Se a utilização do carro se tivesse mantido igual, seria mais fácil acertar.
Verdade. Não foi de propósito. As circunstâncias assim o ditaram.
Por acaso ele até nem estava destinado a fazer tantos Km em tão pouco tempo...
Acham que devo aproveitar a época do calor para o fazer descansar, uma vez que ando a fazer Km demais para a garantia dos 5 anos?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 12 jun 2014, 10:15

Estes dias são os piores. Eu desconfio que 70% ou mais da degradação anual ocorre em 60 dias do ano, estes dias de junho por que estamos agora a passar incluem-se nesse conjunto de 60 dias. Eu nunca iria a Guimarães no meu i-MiEV este fim-de-semana se não fosse uma coisa já combinada há meses e em que o carro é que é o elo de ligação entre quem se vai encontrar.

Eu próprio vou optar por parar durante certos dias.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 12 jun 2014, 11:08

rdias Escreveu:...Eu estava a falar do valor inicial.... O tal de referencia em novo.... O mjr já forneceu e as contas parecem bater certo... No entanto... Para quem comprar novo de inicio convém obter o valor de referencia do seu carro e não o generalizado ...
Certo. E não só...
Como cada pack poderá ser diferente do outro, poderia servir para verificar e reclamar logo de início alguma irregularidade.

Mas pronto, eu só comecei a verificar no final do ano passado e tenciono fazê-lo +/- de 6 em 6 meses.
Graças a esta casa a informação que tenho hoje não se compara com a que tinha há um ano atrás...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por victormcpinto » 12 jun 2014, 11:25

VETL Escreveu: Acham que devo aproveitar a época do calor para o fazer descansar, uma vez que ando a fazer Km demais para a garantia dos 5 anos?
Eu vou fazê-lo, porque o único inconveniente é ter de usar o pedal esquerdo. Mas não sou exemplo, considerando que faço poucos kms e já não tenho obrigações profissionais.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 12 jun 2014, 11:52

Se houver essa possibilidade de o deixar descansar de vez em quando, penso que pode ser uma boa ideia para os dias mais quentes. Isto, claro, se puder ficar num local fresco. Senão vai estar a degradar sem nenhum proveito. Eu evitaria temperaturas acima dos 30ºC no pack. Vamos lá ver se consigo cumprir esta máxima hoje 8-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”