
Diário de Bordo Leaf - VETL
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 747
- Registado: 27 mar 2014, 23:20
- Data de fabrico: 01 jul 2013
- Capacidade bateria: 61,91 Ah
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Estas preocupações todas não ajudam a mobilidade elétrica. Em conversas com amigos vou relatando o que se passa com as baterias com o calor, aos quais eles respondem e eu concordo: "é um carro ou uma flor de estufa?" Certo que é para poupar as baterias, mas devia estar salvaguardado esta situação pelas marcas. Não é fácil para quem não está dentro desta temática compreender estes truques todos e deixar um carro parado na garagem para não se "constipar" com o calor ...
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
As flores bonitas têm de ser bem tratadas 
Eu concordo que o carro é para andar e por isso é que fiz 165km hoje, 85 dos quais com 34C de temperatura exterior. Agora se for para fazer meia dúzia de km e houver alternativa, custa alguma coisa exercitar o CI? Reitero que isto só faz sentido se der para colocar o carro ao fresco.

Eu concordo que o carro é para andar e por isso é que fiz 165km hoje, 85 dos quais com 34C de temperatura exterior. Agora se for para fazer meia dúzia de km e houver alternativa, custa alguma coisa exercitar o CI? Reitero que isto só faz sentido se der para colocar o carro ao fresco.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Acho que as experiencias que estao a ser feitas por muitos sao de louvar e em pouco tempo darão para ter uma ideia mais consolidada do efeito da temperatura nas baterias.
Explicar isto a um descrente da mobilidade eletrica tem que ser devidamente enquadrado, na mesma acho que um CI é bem mais flor de estufa que um eletrico, tem que ter manutenção periodica permanente.... e não é por toda a gente estar habituada a faze-lo que a torna irrelevante.
Explicar isto a um descrente da mobilidade eletrica tem que ser devidamente enquadrado, na mesma acho que um CI é bem mais flor de estufa que um eletrico, tem que ter manutenção periodica permanente.... e não é por toda a gente estar habituada a faze-lo que a torna irrelevante.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Eu tratei o meu CI como uma donzela e vendi-o com 16 anos e 300.000kms e todos me disseram que tive sorte( era oleo todos os 10000 (em vez de 20000), distribuição sempre antes dos 90000 com respectiva bomba de água, filtros anualmente, turbos limpos, canos de escape limpos(2x), bomba egr fora...enfim tudo o que a donzela quisesse).
Sorte o caneco!
Qto + trabalho para um objetivo, + sorte tenho,,,,,,isso sim!
Porém, compreendo mt bem que mudar de paradigma altere os padrões de compreensão de mt gente.
A minha cara metade tbnã compreende o porquê do calor...mas esquece isso qdo vê as nossas contas mensais diminuírem....mariquices diz ela agora!
Sorte o caneco!
Qto + trabalho para um objetivo, + sorte tenho,,,,,,isso sim!
Porém, compreendo mt bem que mudar de paradigma altere os padrões de compreensão de mt gente.
A minha cara metade tbnã compreende o porquê do calor...mas esquece isso qdo vê as nossas contas mensais diminuírem....mariquices diz ela agora!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Precisamente. Basicamente passamos de várias preocupações para apenas uma preocupação, e mesmo essa controlável e monitorizável. Falhas catastróficas como rebentamentos de correias de distribuição, turbo, e outros problemas dos CI serão (são) muito raras nos VE.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Bem visto. No fundo o Malm também existia antes do i-MiEV. Eu já tive a vida do Pafi, fazia 2500 km por semana no meu Punto de 75 CV. Já tinha mais de 500.000 km quando o meu pai praticamente me obrigou a vende-lo. Nunca levou nada no motor, para além do óleo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Um Fiat com 500000km é obra!
Devia é levar óleo todos os 1000km, não?

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Levava sempre de 10.000 em 10.000 km. Tenho muitas saudades daquele carro. Já tinha a chapa corroída em baixo, tinha de ter cuidado com as poças mais fundas, senão ficava com o carro alagado. O jante do pneu suplente metia nojo, tal o estado de decomposição em que se encontrava. Nunca tive de chamar um reboque. Fiquei uma vez sem gasolina, porque evitava parar para atestar quando o Malm júnior era bebé. Assim que parava ele acordava e começa logo num pranto que me dava cabo do sistema nervoso. Nunca mais na vida me meto noutra igual. Também tinha os seus truques e já na altura se pregavam umas boas partidas à mulher
.

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Fantastico percorrer esta distancia só com uma carga com um carro de 2011.
VETL Escreveu:Pois bem!
Eu comecei pelo fim.
As imagens resultam do final de uma viagem de 181Km sem cargas intermédias.
Foi no domingo passado.
Tínhamos como objectivo levar a filhota ao parque infantil.
E foi por aí que começamos. Só que depois: "E se fossemos ali?", "E se fossemos acolá?" "É pá, já que estamos aqui íamos tirar uma foto daquele lado, não?"
E foi assim, sempre a andar e a parar nesta zona:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 6/Mapa.JPG[/img]
Pelo caminho, o gajo ainda me fintou e quando viu isto, virou logo para lá![]()
:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 180118.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 180321.jpg[/img]
E assim foi, parando e andando até chegar a casa, depois de 164Km percorridos, neste estado:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 201849.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 727350.png[/img]
Nesta altura não desliguei o carro. Deixei os passageiros em casa e disse: "Vou colocar o carro a carregar - Venho já".
Só que depois daqueles Km e havendo energia, o bichinho foi mais forte e o Mobi.e que até é bem perto ficou muito longe e tive que dar uma volta maior até lá chegar.
Pelo caminho, 2.º aviso "Bateria muito fraca" - saia sreenshot:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 255007.png[/img]
Cheguei ao Mobi.e a primeira vez mas não parei, embora dar mais uma volta, e mais outra... Até que a paciência acabou e parei neste estado:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 0956_1.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 562620.png[/img] [img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -06-50.png[/img]
Não tive paciência para esperar pela tartaruga. Mais uma vez fica para a próxima.
Mais alguns minutos e estava assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -13-54.png[/img]
A única preocupação que tive na viagem foi andar acima de 55Km/h no odómetro (+/- 50Km reais). Claro que as condicionantes da estrada e do trânsito não permitiram sempre mas foi essa a única preocupação. Posso dizer no entanto que não me lembro de passar dos 65Km/h.
Já não me restam quaisquer dúvidas que se tivesse planeado o percurso ideal sem paragens e sem ocupantes faria com toda a certeza bem mais do que 200Km sem carregar. Mas como eu não sou o Malm, talvez isso nunca venha a acontecer.
Depois, pronto, meti à carga e lá ficou:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -18-39.png[/img]
Até acabar assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -46-37.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -47-09.png[/img]
A carga demorou 05h45m e o Mobi.e acusou 21,21Kw consumidos da rede.
E foi assim que, quando pego no carro, ele me mostra aquelas autonomias.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Pois é!
Este DB necessita de ser actualizado.
Este mês está a ser uma "pasmaceira" para o Leaf mas já levou duas "facadinhas"...
Aliás, levou uma "catanada" e uma "facadinha"!
A catanada foi na ida ao Encontro Nacional em Ourém em 14-06.
Saímos de casa às 08h00m, parámos no PCR de Pombal entre as 08h50m e as 09h20m e chegámos a Ourém às 10h10m.
Foi um dia de calor tórrido, com uma carga rápida, com o carro ao sol durante a visita ao Castelo, etc... Por isso lhe chamei "catanada".
A viagem foi maioritariamente na A1 e decorreu com o CC nos 92Km/h mas tentando que o consumo do motor não descesse de 10Kwh e andasse mais quando possível.
[img]https://upimagens.com/di/A17F/IMG_20140614_090042.jpg[/img]
[img]https://upimagens.com/di/U2KA/IMG_20140614_093457.jpg[/img]
Aproveitei para monitorizar a carga rápida. Vejam a evolução:
[img]https://upimagens.com/di/RGJA/Screensho ... -53-48.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/9K89/Screensho ... -54-05.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/KE1X/Screensho ... -55-29.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/7DQE/Screensho ... -56-30.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/JDNL/Screensho ... -58-27.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/9COU/Screensho ... -59-45.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/KFV0/Screensho ... -02-35.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/1IQE/Screensho ... -03-57.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/ELKR/Screensho ... -06-13.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/NDXD/Screensho ... -09-05.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/MNDS/Screensho ... -12-25.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/06RN/Screensho ... -15-55.png[/img]
Não carreguei lá o carro durante o dia porque não iria regressar e estava muito, muito calor.
Depois das voltinhas por lá, a meio da tarde estava assim:
[img]https://upimagens.com/di/LMQ4/Screensho ... -41-44.png[/img]
Coloquei apenas à carga à noite. Começou assim:
[img]https://upimagens.com/di/QYHL/Screensho ... -04-28.png[/img]
Às 22h00m estava assim:
[img]https://upimagens.com/di/IPRJ/Screensho ... -01-46.png[/img]
E na manhã seguinte assim:
[img]https://upimagens.com/di/IA0I/Screensho ... -56-56.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/YW13/Screensho ... -58-03.png[/img]
Entretanto saímos de Ourém e fomos à nossa vida.
Às 15h15m tínhamos os nossos objectivos cumpridos e saímos do LeiriaShoping em Direcção a casa pela EN109.
Chegámos às 17h15m sem paragens pelo meio e após 114Km assim:
[img]https://upimagens.com/di/RDFB/Screensho ... -17-57.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/SK8O/Screensho ... -18-31.png[/img]
Carregou depois só de noite e deu esta autonomia estimada já dentro de parâmetros de temperatura aceitável:
Este DB necessita de ser actualizado.
Este mês está a ser uma "pasmaceira" para o Leaf mas já levou duas "facadinhas"...
Aliás, levou uma "catanada" e uma "facadinha"!
A catanada foi na ida ao Encontro Nacional em Ourém em 14-06.
Saímos de casa às 08h00m, parámos no PCR de Pombal entre as 08h50m e as 09h20m e chegámos a Ourém às 10h10m.
Foi um dia de calor tórrido, com uma carga rápida, com o carro ao sol durante a visita ao Castelo, etc... Por isso lhe chamei "catanada".
A viagem foi maioritariamente na A1 e decorreu com o CC nos 92Km/h mas tentando que o consumo do motor não descesse de 10Kwh e andasse mais quando possível.
[img]https://upimagens.com/di/A17F/IMG_20140614_090042.jpg[/img]
[img]https://upimagens.com/di/U2KA/IMG_20140614_093457.jpg[/img]
Aproveitei para monitorizar a carga rápida. Vejam a evolução:
[img]https://upimagens.com/di/RGJA/Screensho ... -53-48.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/9K89/Screensho ... -54-05.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/KE1X/Screensho ... -55-29.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/7DQE/Screensho ... -56-30.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/JDNL/Screensho ... -58-27.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/9COU/Screensho ... -59-45.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/KFV0/Screensho ... -02-35.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/1IQE/Screensho ... -03-57.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/ELKR/Screensho ... -06-13.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/NDXD/Screensho ... -09-05.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/MNDS/Screensho ... -12-25.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/06RN/Screensho ... -15-55.png[/img]
Não carreguei lá o carro durante o dia porque não iria regressar e estava muito, muito calor.
Depois das voltinhas por lá, a meio da tarde estava assim:
[img]https://upimagens.com/di/LMQ4/Screensho ... -41-44.png[/img]
Coloquei apenas à carga à noite. Começou assim:
[img]https://upimagens.com/di/QYHL/Screensho ... -04-28.png[/img]
Às 22h00m estava assim:
[img]https://upimagens.com/di/IPRJ/Screensho ... -01-46.png[/img]
E na manhã seguinte assim:
[img]https://upimagens.com/di/IA0I/Screensho ... -56-56.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/YW13/Screensho ... -58-03.png[/img]
Entretanto saímos de Ourém e fomos à nossa vida.
Às 15h15m tínhamos os nossos objectivos cumpridos e saímos do LeiriaShoping em Direcção a casa pela EN109.
Chegámos às 17h15m sem paragens pelo meio e após 114Km assim:
[img]https://upimagens.com/di/RDFB/Screensho ... -17-57.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/SK8O/Screensho ... -18-31.png[/img]
Carregou depois só de noite e deu esta autonomia estimada já dentro de parâmetros de temperatura aceitável:
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 11:35, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt