
Diário de Bordo Leaf - VETL
- VETL
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Como já aqui mencionei, no primeiro ano do Leaf nas minhas mãos, ele fez uma média de 73,6Km/dia, ou seja, 26.865Km.
Deixo-vos um resumo desta semana que está a acabar onde andou a fazer menos Km do a sua média:
Notas:
- Carregamentos a 16A;
- T.ª ambiente lida pelo sensor do carro.
Deixo-vos um resumo desta semana que está a acabar onde andou a fazer menos Km do a sua média:
Notas:
- Carregamentos a 16A;
- T.ª ambiente lida pelo sensor do carro.
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 11:51, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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- Malm
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Quanto à barra vir a desaparecer este mês, ou para o próximo, eu não tenho uma opinião mais valiosa ou mais fundamentada que a tua. Tu consegues prever muito melhor que eu o que vai acontecer.
Muito interessantes esses dados que apresentas. Quem tem um Leaf que olhe para eles, que faça comparações, que questione caso não compreenda. Eu não posso opinar porque essa não é a minha realidade.
A minha cena é mesmo outra. Resta-me então retirar-me para o meu planeta.
Muito interessantes esses dados que apresentas. Quem tem um Leaf que olhe para eles, que faça comparações, que questione caso não compreenda. Eu não posso opinar porque essa não é a minha realidade.
A minha cena é mesmo outra. Resta-me então retirar-me para o meu planeta.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Claro que pode opinar Malm.Malm Escreveu:...Muito interessantes esses dados que apresentas. Quem tem um Leaf que olhe para eles, que faça comparações, que questione caso não compreenda. Eu não posso opinar porque essa não é a minha realidade...
Quanto aos donos de Leafs, não estão minimamente interessados nestes números, na sua compreensão nem em comparações.
Eu até entendo muito bem esse comportamento deles.
O carro é simplesmente para andar e não para ter preocupações.
O Leaf veio para ser nosso escravo e não para sermos escravos dele.
E nesse aspecto, ele porta-se muito bem. É um escravo que não dá quaisquer preocupações. Pelo contrário - transmite toda a confiança.
Nós é que temos a mania Malm...
Vou dar só duas dicas:
DICA 1 - Tenho analisado a temperatura ambiente que o sensor do Leaf reporta e comparado com a temperatura monitorizada pela estação metereológica da Universidade de Aveiro. O meu carro em Aveiro, quer na garagem quer no Mobi.e, está no raio de 1Km dessa estação e a variação de altitude entre estes lugares é nula ou ridícula.
Cheguei à conclusão que o sensor do Leaf está sempre entre 4ºC e 5ºC abaixo do reportado pela estação metereológica.
Se corrigir o quadro anterior para a realidade com pelo menos mais 4ºC de T.ª ambiente, fica assim: DICA 2 - Da minha experiência, nunca se verifica uma redução da temperatura do pack num carregamento a 16A, esteja o clima que estiver.
Aliás, nem sequer se mantém - muito ou pouco, sobe sempre.
Até à semana passada, não tinha qualquer registo no log de carregamentos em que a temp.ª do pack não aumentasse.
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 11:52, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Este DB já não é actualizado há mais de um mês.
Não existem no entanto novidades, a não ser que ele teve as suas primeiras férias na nossa mão.
A única questão a que poderíamos intitular de "novidade" é que ele ainda não perdeu a primeira barra de capacidade (embora eu desconfie que não acabe este mês sem isso acontecer).
Fica aqui uma foto do estado dele hoje para recordar a 12ª barra antes que ela desapareça:
No início do mês (02-08-2014), estava ele prontinho para adormecer na garagem com a bateria a meio SOC, quando surge a necessidade de uma viagem não programada. Ora, lá teve que ir ele mesmo assim. Mais umas voltinhas necessárias e o gajo fica neste estado:
[img]https://upimagens.com/di/Y6ZK/Screensho ... -25-01.png[/img]
Ou seja, uma descarga das mais profundas que lhe fiz (não programada).
Aproveitei então para medir um carregamento completo a 16A, findo o qual ficou assim:
[img]https://upimagens.com/di/9ASI/Screensho ... -39-47.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/1Z1X/Screensho ... -39-56.png[/img]
Gastou 21,00Kw da rede.
Comparemos com as descargas anteriores:
Entretanto, no dia 03-08-2014 deixei-o assim na garagem antes de o abandonar por uns dias:
[img]https://upimagens.com/di/CYB7/Screensho ... -20-33.png[/img]
Quando regressámos no dia 14-08-2014 era este o cenário:
[img]https://upimagens.com/di/4KDH/Screensho ... -35-58.png[/img]
Entretanto andamos nele sem o colocar a carregar até este estado:
[img]https://upimagens.com/di/7BLB/Screensho ... -51-51.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/EX3F/Screensho ... -53-02.png[/img]
Foi aqui que lhe vi pela primeira vez as tais "Bad Cells" do Leaf Spy...
Aproveito para actualizar o meu famoso gráfico:
A título de curiosidade deixo aqui um screenshot engraçado que cá tinha do mês de Julho:
[img]https://upimagens.com/di/3EQH/screensho ... 598449.png[/img]
Actualmente ando com um dilema - Os pneus da frente estão neste estado:
Estão com um pouco mais de desgaste do lado de fora. Os de trás estão novos.
Será que posso cruzá-los para trás? Isso seria inteligente? Ou será melhor derrete-los até ao fim à frente e colocar uns novos?
Entretanto, há uns tempos teimei com o galt acerca do botão que cancela o temporizador, dizendo que por mais que lá carregasse ele não fazia nada.
Já procurei por todo o lado e não encontro onde foi isso.
Isto porque, no encontro da Figueira da Foz, carreguei no botão e não é que aconteceu tudo como o galt descreveu!!!
Fiquei a pensar que estava tolinho ou alguma coisa mudou no carro.
Lembro-me de no início, quando tinha o carro de me fartar de carregar naquele botão e aquilo não fazer nada, apenas com a ficha engatada no carro.
É possível ter alterado alguma coisa no software do carro ou estarei mesmo a ficar "ché-ché"?
Não existem no entanto novidades, a não ser que ele teve as suas primeiras férias na nossa mão.
A única questão a que poderíamos intitular de "novidade" é que ele ainda não perdeu a primeira barra de capacidade (embora eu desconfie que não acabe este mês sem isso acontecer).
Fica aqui uma foto do estado dele hoje para recordar a 12ª barra antes que ela desapareça:
No início do mês (02-08-2014), estava ele prontinho para adormecer na garagem com a bateria a meio SOC, quando surge a necessidade de uma viagem não programada. Ora, lá teve que ir ele mesmo assim. Mais umas voltinhas necessárias e o gajo fica neste estado:
[img]https://upimagens.com/di/Y6ZK/Screensho ... -25-01.png[/img]
Ou seja, uma descarga das mais profundas que lhe fiz (não programada).
Aproveitei então para medir um carregamento completo a 16A, findo o qual ficou assim:
[img]https://upimagens.com/di/9ASI/Screensho ... -39-47.png[/img]
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Gastou 21,00Kw da rede.
Comparemos com as descargas anteriores:
Entretanto, no dia 03-08-2014 deixei-o assim na garagem antes de o abandonar por uns dias:
[img]https://upimagens.com/di/CYB7/Screensho ... -20-33.png[/img]
Quando regressámos no dia 14-08-2014 era este o cenário:
[img]https://upimagens.com/di/4KDH/Screensho ... -35-58.png[/img]
Entretanto andamos nele sem o colocar a carregar até este estado:
[img]https://upimagens.com/di/7BLB/Screensho ... -51-51.png[/img]
[img]https://upimagens.com/di/EX3F/Screensho ... -53-02.png[/img]
Foi aqui que lhe vi pela primeira vez as tais "Bad Cells" do Leaf Spy...

Aproveito para actualizar o meu famoso gráfico:
A título de curiosidade deixo aqui um screenshot engraçado que cá tinha do mês de Julho:
[img]https://upimagens.com/di/3EQH/screensho ... 598449.png[/img]
Actualmente ando com um dilema - Os pneus da frente estão neste estado:
Estão com um pouco mais de desgaste do lado de fora. Os de trás estão novos.
Será que posso cruzá-los para trás? Isso seria inteligente? Ou será melhor derrete-los até ao fim à frente e colocar uns novos?
Entretanto, há uns tempos teimei com o galt acerca do botão que cancela o temporizador, dizendo que por mais que lá carregasse ele não fazia nada.
Já procurei por todo o lado e não encontro onde foi isso.
Isto porque, no encontro da Figueira da Foz, carreguei no botão e não é que aconteceu tudo como o galt descreveu!!!
Fiquei a pensar que estava tolinho ou alguma coisa mudou no carro.
Lembro-me de no início, quando tinha o carro de me fartar de carregar naquele botão e aquilo não fazer nada, apenas com a ficha engatada no carro.
É possível ter alterado alguma coisa no software do carro ou estarei mesmo a ficar "ché-ché"?
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 12:28, editado 2 vezes no total.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
O meu temporizador desliga carregando nesse botão. Outro dia liguei num mobi.e e tinha-me esquecido de desligar o temporizador. Carreguei no botão e começou o carregamento.
Quanto aos pneus eu costumo cruzar. Alinho a direcção e calibro. Assim ando sempre com os pneus a desgastarem ao mesmo tempo para trocar sempre os 4 pneus duma vez. Não gosto de trocar aos 2 e 2.
Quanto aos pneus eu costumo cruzar. Alinho a direcção e calibro. Assim ando sempre com os pneus a desgastarem ao mesmo tempo para trocar sempre os 4 pneus duma vez. Não gosto de trocar aos 2 e 2.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Sai um rodizio de pneus para a mesa 5!

VETL, as tuas atualizações estão cada vez melhores, parabéns!
Essas bad cells é que são tramadas... o que vais fazer?

VETL, as tuas atualizações estão cada vez melhores, parabéns!
Essas bad cells é que são tramadas... o que vais fazer?
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Para já não vou fazer nada.Apr Escreveu:Essas bad cells é que são tramadas... o que vais fazer?
Isto aconteceu depois do carro ter estado vários dias parado, pelo que não sei se isso terá tido algum efeito.
Ainda na descarga profunda anterior do início do mês, o JV se apresentava "aceitável" numa descarga muito mais acentuada.
No futuro vou ver como se comporta.
No entanto a 32 já demonstrou ser o patinho feio aqui do pack.
Para a malta que está com células abaixo do JV qual será a melhor estratégia:
Queixar-se já à Nissan ou aguardar mais pelo fim da garantia?
Outra questão: Os ECOPIA não são unidirecionais pois não?
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Não rdias. Não se notam diferenças tão grandes.rdias Escreveu:...
fala-se muita da perda de capacidade dos packs... e de autonomia real ? notam diferenças tão grandes ? ou é difícil avaliar porque vamos nos adaptando às circunstâncias ?
Aliás, tenho que confessar que não noto nenhuma neste ano que passou. Todos os percursos continuam a ser feitos como antes.
Tenho no entanto a noção que nos vamos adaptando também, mas isso não custa nada, não resulta de qualquer esforço ou preocupação - aparece naturalmente como resultado da experiência/prática. Um carro elétrico ensina-nos a conduzir muito naturalmente...
Só um Leaf novo nas mãos me faria talvez mudar de opinião


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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
E mais um post para animar cá a coisa:
Não é um poste qualquer.
É um PT novo, a 200m cá de casa ligado em 17-07-2014.
Passamos a estar no início da linha, ao contrário da situação anterior em que estávamos mesmo no fim e bem longe do PT mais próximo.
Finalmente já temos tensões de jeito e em casa já se carrega mais rápido...
Entretanto, lá foram hoje os pneus da frente para trás e vice-versa...
Não é um poste qualquer.
É um PT novo, a 200m cá de casa ligado em 17-07-2014.
Passamos a estar no início da linha, ao contrário da situação anterior em que estávamos mesmo no fim e bem longe do PT mais próximo.
Finalmente já temos tensões de jeito e em casa já se carrega mais rápido...

Entretanto, lá foram hoje os pneus da frente para trás e vice-versa...
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 12:30, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Quantos Volts tens durante a noite, em hora de vazio?
Por vezes eles exageram nos Volts para que no fim da linha ainda chegue alguma coisa.
Por vezes eles exageram nos Volts para que no fim da linha ainda chegue alguma coisa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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