Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por BrunoAlves » 14 nov 2016, 13:25

5 árvores em 70kms é mesmo calminho ;)
Esse deve ser o limite (talvez menos um bocadinho até) para que a minha bateria deixe de me servir. Se chegar aos 151k kms deve dar uns 7 anos.

Vais pensar em trocar de bateria ou compras uma bateria qu inclui um carro novo? :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 14 nov 2016, 14:16

Tinha considerado ter de comprar uma bateria no final deste ano. Cheguei à conclusão que esta ainda dá para 2017, pelo menos.
O razoável, o mínimo aceitável, em nome da sustentabilidade e do ambiente, era que pudesse colocar a nova bateria de 30 KWh.
Para mim, é quase paradoxal a relação entre inovação e estupidez para nem sequer considerar esta possibilidade de melhoramento continuado...
Mas aquela teimosia, com desculpas esfarrapadas, por parte da Nissan, deixam-me um pouco desiludido.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 14 nov 2016, 16:44

sm Escreveu:Este é o aspecto das entranhas:
Imagem
:geek:
Com essas tensões ele tem bem mais que os 11.2% de SOC apresentados. Eu diria pelo menos 20% de SOC. Acho que está claramente a subestimar o SOC e iria fazer bem mais que 10km até à tartaruga. A andar devagar pelo menos 20km.

Cada vez mais temos de olhar para as tensões das células e menos para o SOC/gids, pois conforme a bateria se vai degradando ele fica cada vez mais pessimista. Até recomendava um teste da tomada, se calhar teríamos uma surpresa com a capacidade real.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 14 nov 2016, 16:52

mjr Escreveu:
sm Escreveu:Este é o aspecto das entranhas:
Imagem
:geek:
Com essas tensões ele tem bem mais que os 11.2% de SOC apresentados. Eu diria pelo menos 20% de SOC. Acho que está claramente a subestimar o SOC e iria fazer bem mais que 10km até à tartaruga. A andar devagar pelo menos 20km.

Cada vez mais temos de olhar para as tensões das células e menos para o SOC/gids, pois conforme a bateria se vai degradando ele fica cada vez mais pessimista. Até recomendava um teste da tomada, se calhar teríamos uma surpresa com a capacidade real.
Hei-de fazer isso, mjr.
Eu acho que este carro já fez muito. Eu nunca tive cuidado com a bateria, será que fazia diferença, se tivesse tido ?
O carro é um espetáculo!

sm
:geek:
Última edição por Essiemme em 06 mar 2017, 12:57, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por VETL » 14 nov 2016, 16:53

x2 mjr.
Eu também acho. Com essa tensão nas células está na zona do joelho.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Filipe » 14 nov 2016, 19:54

Essiemme Escreveu:Tinha considerado ter de comprar uma bateria no final deste ano. Cheguei à conclusão que esta ainda dá para 2017, pelo menos.
O razoável, o mínimo aceitável, em nome da sustentabilidade e do ambiente, era que pudesse colocar a nova bateria de 30 KWh.
Para mim, é quase paradoxal a relação entre inovação e estupidez para nem sequer considerar esta possibilidade de melhoramento continuado...
Mas aquela teimosia, com desculpas esfarrapadas, por parte da Nissan, deixam-me um pouco desiludido.

sm
:geek:
Essiemme, o nosso paraíso está no novo 60Kw, no início de 2018 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 20 dez 2016, 10:33

Vou estar 2 dias com o Leaf.

Ontem foi dia de voltar a Sintra com ele, sendo que agora tenho de vir com mais calma... C/C a 100 KM/H, no máximo.
Subiu a CREL e tudo, como fazia antes só que mais devagar...

Ontem à noite, decidí levar a bateria abaixo (com o ar condicionado, já parado):
Imagem
Imagem

Não tem Bad Cells ! :shock:

Medida do contador, tirada antes de iniciar o carregamento a 100%:
Imagem

Hoje de manhã, depois do carregamento:
Imagem

15649-15634 = 15 KWh, sacados à rede.

Já só armazena 12.2 KWh:
Imagem
Imagem

Estimativa do GOM em D:
Imagem

No caminho, hoje, havia zonas com nevoeiro e 1º de temperatura:
Imagem

Por enquanto, mesmo para mim, a bateria ainda vai chegando...

sm
:geek:
Última edição por Essiemme em 06 mar 2017, 12:20, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 20 dez 2016, 10:44

Um facto curioso:

Já repararam no contador de cargas normais, que passou de 5344 cargas para 5347 só na mesma noite ?!?!?

Q'a raio é isto ? Não houve falhas de eletricidade!

sm
:?
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por FullElectric » 20 dez 2016, 11:43

Essiemme Escreveu:Um facto curioso:

Já repararam no contador de cargas normais, que passou de 5344 cargas para 5347 só na mesma noite ?!?!?
Q'a raio é isto ? Não houve falhas de eletricidade!

sm
:?
A minha teoria é que isso acontece qd há muito desbalanceamento.
Já me aconteceu várias vezes receber 2 mensagens de fim de carga durante a noite, espaçadas de 1 a 2 horas, mas nunca reparei se incrementava 2 cargas no contador.
Penso que o carro termina a carga qd a célula mais alta manda parar, mas passado algum tempo quando esta baixa, recomeça carregamento.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por beme83 » 20 dez 2016, 12:56

Só uma questão se retira da rede 15kw e carrega 12.2 tem uma eficiência de 81%. no carregamento. Não é um pouco baixa esta eficiência? Pensava que andava na casa dos 90%. Neste caso não será o carro a ser pessimista a reportar os Kw disponíveis?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”