
Diário de Bordo Leaf - VETL
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Aqui o problema é que o LBC não estima muito bem o SOC, especialmente quando a bateria não é carregada até 100%. Também é possível que ambas as situações não sejam diretamente comparáveis, pois se uma medição for realizada em repouso (+30m) e a outra logo após desligar, iremos ter uma diferença de vários mV nas células.
Eu quando estou perto do limite e preciso de avaliar se terei carga suficiente olho mais para as tensões do que para o SOC/gids. Já me aconteceu ter 62 gids e 3,78mV de tensão média e chegar quase na tartaruga à Trofa vindo do Porto, e outras situações em que tinha 50 gids mas 3,83mV de tensão média, chegando com muita folga.
Eu quando estou perto do limite e preciso de avaliar se terei carga suficiente olho mais para as tensões do que para o SOC/gids. Já me aconteceu ter 62 gids e 3,78mV de tensão média e chegar quase na tartaruga à Trofa vindo do Porto, e outras situações em que tinha 50 gids mas 3,83mV de tensão média, chegando com muita folga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Eu olho sempre para os kw restantes. Está errado?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Eu também olho sempre para as tensões. Com o perfil dos gráficos que postei atrás em mente, sabemos bem com o que contar...
Os kwh restantes são função dos GID's que ele julga ter e podem por isso conter um desvio decorrente de estimativas pouco precisas.
Nos casos que coloquei, ambas as situações são reportadas ao momento em que cheguei a casa no final da viagem e imediatamente antes de desligar o carro.
Os kwh restantes são função dos GID's que ele julga ter e podem por isso conter um desvio decorrente de estimativas pouco precisas.
Nos casos que coloquei, ambas as situações são reportadas ao momento em que cheguei a casa no final da viagem e imediatamente antes de desligar o carro.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Estou a ver que é consensual orientar-se pela tensão média. A partir de quanto aparece a tartaruga? Quantos km se consegue a partir daí?mjr Escreveu: Já me aconteceu ter 62 gids e 3,78mV de tensão média e chegar quase na tartaruga à Trofa vindo do Porto, e outras situações em que tinha 50 gids mas 3,83mV de tensão média, chegando com muita folga.
Com disse oriento-me pelos kw restantes, mas não vou ao limite. Oriento-me a cerca de 3 kw por 25 km.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Perto da tartaruga ele normalmente mede bem o SOC. O ajuste é feito normalmente entre o aviso de bateria fraca e o aviso de bateria muito fraca. A partir do aviso de bateria muito fraca a energia reportado pelo LS é mais fiável.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Eu acho que ele ajusta os GID's nesse intervalo, mas o SOC não é assim.mjr Escreveu:Perto da tartaruga ele normalmente mede bem o SOC. O ajuste é feito normalmente entre o aviso de bateria fraca e o aviso de bateria muito fraca. A partir do aviso de bateria muito fraca a energia reportado pelo LS é mais fiável.
Lembram-se daquele exemplo do e-bólide:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/562 ... 2_2014.png[/img][img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/562 ... 2_2014.png[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Sim, tens razão. É mais teimoso no SOC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Chama-se a isso personificação!mjr Escreveu:Sim, tens razão. É mais teimoso no SOC.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Na falta de mais novidades, vai-se fazendo Km:
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 15:13, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Esse carro faz-me recordar os melões "casca de carvalho". Uns saem bons, outros assim assim e outros .... O litoral faz-lhe bem à saúde.VETL Escreveu:Na falta de mais novidades, vai-se fazendo Km:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 202949.jpg[/img]
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras