Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 28 set 2015, 09:17

Aqui o problema é que o LBC não estima muito bem o SOC, especialmente quando a bateria não é carregada até 100%. Também é possível que ambas as situações não sejam diretamente comparáveis, pois se uma medição for realizada em repouso (+30m) e a outra logo após desligar, iremos ter uma diferença de vários mV nas células.

Eu quando estou perto do limite e preciso de avaliar se terei carga suficiente olho mais para as tensões do que para o SOC/gids. Já me aconteceu ter 62 gids e 3,78mV de tensão média e chegar quase na tartaruga à Trofa vindo do Porto, e outras situações em que tinha 50 gids mas 3,83mV de tensão média, chegando com muita folga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por jasmim » 28 set 2015, 10:31

Eu olho sempre para os kw restantes. Está errado?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 28 set 2015, 10:59

Eu também olho sempre para as tensões. Com o perfil dos gráficos que postei atrás em mente, sabemos bem com o que contar...
Os kwh restantes são função dos GID's que ele julga ter e podem por isso conter um desvio decorrente de estimativas pouco precisas.

Nos casos que coloquei, ambas as situações são reportadas ao momento em que cheguei a casa no final da viagem e imediatamente antes de desligar o carro.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por jasmim » 28 set 2015, 12:51

mjr Escreveu: Já me aconteceu ter 62 gids e 3,78mV de tensão média e chegar quase na tartaruga à Trofa vindo do Porto, e outras situações em que tinha 50 gids mas 3,83mV de tensão média, chegando com muita folga.
Estou a ver que é consensual orientar-se pela tensão média. A partir de quanto aparece a tartaruga? Quantos km se consegue a partir daí?
Com disse oriento-me pelos kw restantes, mas não vou ao limite. Oriento-me a cerca de 3 kw por 25 km.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 28 set 2015, 13:46

Perto da tartaruga ele normalmente mede bem o SOC. O ajuste é feito normalmente entre o aviso de bateria fraca e o aviso de bateria muito fraca. A partir do aviso de bateria muito fraca a energia reportado pelo LS é mais fiável.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 28 set 2015, 14:08

mjr Escreveu:Perto da tartaruga ele normalmente mede bem o SOC. O ajuste é feito normalmente entre o aviso de bateria fraca e o aviso de bateria muito fraca. A partir do aviso de bateria muito fraca a energia reportado pelo LS é mais fiável.
Eu acho que ele ajusta os GID's nesse intervalo, mas o SOC não é assim.
Lembram-se daquele exemplo do e-bólide:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/562 ... 2_2014.png[/img][img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/562 ... 2_2014.png[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 28 set 2015, 16:57

Sim, tens razão. É mais teimoso no SOC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 28 set 2015, 17:23

mjr Escreveu:Sim, tens razão. É mais teimoso no SOC.
Chama-se a isso personificação!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 07 out 2015, 09:15

Na falta de mais novidades, vai-se fazendo Km:
IMG_20151006_202949.jpg
IMG_20151006_202949.jpg (47.96 KiB) Visto 2577 vezes
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 15:13, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por victormcpinto » 07 out 2015, 09:36

VETL Escreveu:Na falta de mais novidades, vai-se fazendo Km:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 202949.jpg[/img]
Esse carro faz-me recordar os melões "casca de carvalho". Uns saem bons, outros assim assim e outros .... O litoral faz-lhe bem à saúde.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”