Meus senhores, hoje devo ter sido o primeiro Português (cliente particular...) a ficar sem bateria. De propósito!
Como quando a minha mulher chegou a casa o carro indicava apenas duas barras e 29 km de autonomia decidi andar às voltas por aqui até esvaziar a bateria para confirmar os relatos deste território pouco explorado.
Quando voltei ao LEAF para iniciar o percurso, o carro já só indicava uma barra (as duas que indicava antes deviam estar quase a mudar para uma), e 27 km de autonomia (baseados num trajecto muito suave para a autonomia, a N14). O odómetro parcial marcava 90km desde o fim da última carga ( o trajecto inclui uns 30 km de auto-estrada e o resto cidade). Após 10 km, ou seja aos 100 km de autonomia parcial e ainda com uma barra o carro avisou que a bateria estava baixa. Nesse momento a autonomia remanescente estimada era de 16 km (10 milhas... será coincidência?). Continuei o meu trajecto (para quem conhece, desde o centro da Trofa até à rotunda da A3) e a autonomia remanescente foi descendo até aos 10km, momento em que o indicador começou a piscar. Penso que ficou a piscar nos 10km durante 5km! Depois baixou para 9,8,7,6 (fazendo uns 2-3 km reais por cada um que descia!). Até que aos 117.7km (27.7 km após iniciar este trajecto) de autonomia apareceu o seguinte:
O indicador de autonomia remanescente passou a -- e foi-me dado o aviso de bateria muito baixa. O sistema perguntou se queria procurar estações de carregamento próximas (por acaso havia... a de minha casa!). Declinei o convite e continuei o trajecto até que me fosse indicado que a potência do motor estava limitada. Nesse momento comecei a dar voltas mais curtas pela cidade, pois não sabia quanto é que o "turtle mode" me poderia fornecer de autonomia. No entanto, não fosse essa indicação escapar, de vez em quando carregava a fundo no acelerador a confirmar que tinha toda a potência disponível. E tinha
Após uma série de voltas com muitos arranques e travagens para entrar em cruzamentos e uma subida e descida que tenho ao lado de casa, percorri mais 10 km até que aos 127.2 km de autonomia o carro indicou que iria limitar a potência do motor. Estava a algumas centenas de metros de casa (para quem conhece, estava na rotunda do catulo), e de facto o carro perdeu imensa potência. Então fui directo até casa, abri o portão e relaxei quando senti o carro a descer a rampa da garagem. Durante as manobras para estacionar (e quem conhece sabe que são muitas), o carro deu outra mensagem que já não me recordo e parou! Tirei a foto para a posteridade:
Para não deixar o carro com a bateria muito baixa durante algumas horas até se iniciar a tarifa económica, resolvi iniciar a carga já. Amanhã de manhã verei quantos kW.h foram gastos a carregar a bateria na totalidade.
Ah, e o odómetro total já indica 1097 km, 12 dias depois de receber o carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt