DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 11 jul 2011, 14:43

mjr Escreveu: O problema deve ter a ver com ser um carro que é vendido em todos os mercados e assim é complexo gerir o estes pormenores de interacção com o utilizador, pois aquilo que nós esperamos do funcionamento de um botão pode ser diferente daquilo que um japonês ou americano esperam.
Se fosse por isso... O firmware que eles têm de isntalar nos carros Americanos já é diferente de qualquer das maneiras porque o velocímetro vem em milhas/hora e o indicador de autonomia também em milhas. E nos Japoneses têm que meter o volante ao contrário. :lol:
Por isso eles sabem bem para que país vão os carros já na linha de montagem.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 14 jul 2011, 23:07

Hoje faz uma semana que levei o LEAF para casa, e já tem 617 km!

Segundo o contador de energia, que ainda não tem a carga de hoje, gastei 115,31 kW.h para fazer 517km, o que dá 0.223 kW.h/km ou seja 0,0178 € / km com a tarifa bi-horária aos actuais quase 0,08€/kW.h. O trajecto é composto por 25km de AE pela manhã, uns 25km de cidade ao longo do dia, e mais 25 km de EN ao fim do dia. Ah, e quem conduz é a minha mulher... No outro carro que possuo, uma Passat, o consumo que a minha mulher fazia para o mesmo trajecto era de 6,5l/100 km, ou 0.091 €/km com o gasóleo a 1,40€. Fica mais de 5 vezes mais caro o combustível que a electricidade!

Há uma coisa que não consegui pôr a funcionar. É o fecho automático das portas em andamento. Pensei que tinha activado, pois o carro deu o feedback de activação, mas o certo é que ele não tranca as portas em andamento. Alguém tem isso activado e a funcionar?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 15 jul 2011, 09:44

mjr Escreveu:Hoje faz uma semana que levei o LEAF para casa, e já tem 617 km!

Há uma coisa que não consegui pôr a funcionar. É o fecho automático das portas em andamento. Pensei que tinha activado, pois o carro deu o feedback de activação, mas o certo é que ele não tranca as portas em andamento. Alguém tem isso activado e a funcionar?
parabéns pela poupança que estás a ter ... finalmente ;)

Eu tenho o sistema de trancar automático activado e fi-lo mantendo o botão de trancar todas as portas mais do que 5 ou 10 segundos já não sei. No meu funciona.

Não te esqueças que cada vez que fazes isso activas ou desactivas o trancamento.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 15 jul 2011, 10:12

O meu indica que activou ao piscar 2 vezes, mas depois não tranca as portas em andamento. Já testaste se de facto ele tranca as portas?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 15 jul 2011, 10:59

mjr Escreveu:O meu indica que activou ao piscar 2 vezes, mas depois não tranca as portas em andamento. Já testaste se de facto ele tranca as portas?
O meu assim que atinge os 11 kms por hora tranca pois o som é audível de trancar. Se o teu não faz pode ser alguma deficiência. Espero que não
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mikexilva » 16 jul 2011, 03:38

ruimegas Escreveu:
mjr Escreveu:O meu indica que activou ao piscar 2 vezes, mas depois não tranca as portas em andamento. Já testaste se de facto ele tranca as portas?
O meu assim que atinge os 11 kms por hora tranca pois o som é audível de trancar. Se o teu não faz pode ser alguma deficiência. Espero que não
Pode ser um BUG artificial para facilitar a entrada fisica de hackers ou carjackers :P

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 19 jul 2011, 22:57

Meus senhores, hoje devo ter sido o primeiro Português (cliente particular...) a ficar sem bateria. De propósito!

Como quando a minha mulher chegou a casa o carro indicava apenas duas barras e 29 km de autonomia decidi andar às voltas por aqui até esvaziar a bateria para confirmar os relatos deste território pouco explorado.

Quando voltei ao LEAF para iniciar o percurso, o carro já só indicava uma barra (as duas que indicava antes deviam estar quase a mudar para uma), e 27 km de autonomia (baseados num trajecto muito suave para a autonomia, a N14). O odómetro parcial marcava 90km desde o fim da última carga ( o trajecto inclui uns 30 km de auto-estrada e o resto cidade). Após 10 km, ou seja aos 100 km de autonomia parcial e ainda com uma barra o carro avisou que a bateria estava baixa. Nesse momento a autonomia remanescente estimada era de 16 km (10 milhas... será coincidência?). Continuei o meu trajecto (para quem conhece, desde o centro da Trofa até à rotunda da A3) e a autonomia remanescente foi descendo até aos 10km, momento em que o indicador começou a piscar. Penso que ficou a piscar nos 10km durante 5km! Depois baixou para 9,8,7,6 (fazendo uns 2-3 km reais por cada um que descia!). Até que aos 117.7km (27.7 km após iniciar este trajecto) de autonomia apareceu o seguinte:

Imagem

O indicador de autonomia remanescente passou a -- e foi-me dado o aviso de bateria muito baixa. O sistema perguntou se queria procurar estações de carregamento próximas (por acaso havia... a de minha casa!). Declinei o convite e continuei o trajecto até que me fosse indicado que a potência do motor estava limitada. Nesse momento comecei a dar voltas mais curtas pela cidade, pois não sabia quanto é que o "turtle mode" me poderia fornecer de autonomia. No entanto, não fosse essa indicação escapar, de vez em quando carregava a fundo no acelerador a confirmar que tinha toda a potência disponível. E tinha ;)

Após uma série de voltas com muitos arranques e travagens para entrar em cruzamentos e uma subida e descida que tenho ao lado de casa, percorri mais 10 km até que aos 127.2 km de autonomia o carro indicou que iria limitar a potência do motor. Estava a algumas centenas de metros de casa (para quem conhece, estava na rotunda do catulo), e de facto o carro perdeu imensa potência. Então fui directo até casa, abri o portão e relaxei quando senti o carro a descer a rampa da garagem. Durante as manobras para estacionar (e quem conhece sabe que são muitas), o carro deu outra mensagem que já não me recordo e parou! Tirei a foto para a posteridade:

Imagem

Para não deixar o carro com a bateria muito baixa durante algumas horas até se iniciar a tarifa económica, resolvi iniciar a carga já. Amanhã de manhã verei quantos kW.h foram gastos a carregar a bateria na totalidade.

Ah, e o odómetro total já indica 1097 km, 12 dias depois de receber o carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 19 jul 2011, 23:45

Hey.. São todos muito fãs dos VE mas depois enfiam-nos para a mulher conduzir e vão andar no combustão... :? :lol:
Se fosse eu não largava :roll:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 19 jul 2011, 23:51

Eu moro a 10 metros da minha empresa... Nem dá para ir de carro (fica no mesmo prédio). A minha mulher faz 60-70 km por dia! Acho que estou desculpado ;)

No entanto costumo dar uma volta ao fim do dia, para matar saudades...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por batalha » 20 jul 2011, 00:42

Obrigado, isto sim são testes da vida real!
Como está a tua mulher a lidar com a ansiedade? (temos que arranjar um termo para range anxiety)
Qual a velocidade media dos 117km? Ou dos primeiros 90?
Este era um dos meus receios! O trajecto inicialmente previsto para o Leaf seria de 110km com 50 de AE, mas entretanto ela trocou de emprego, e Leaf ainda não chegou. :roll:

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”