Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Essiemme
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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 23 dez 2015, 11:19

MRider Escreveu:Essa actualização que diminui a regenerçao está s ser feita em todos os carros ?
No meu caso, foi o último update à firmware do carro, quando este tinha 90.000 Kms, mais ou menos.
Isto foi, de facto, o que mais me tem aborrecido... odeio desperdiçar energia. :evil:
...a seguir foi a política de marketing (sim, acredito vivamente nisto) de não permitir os upgrades de bateria. grrrunf

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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 23 dez 2015, 11:27

Entretanto, eis os snapshots das células fracas, que afinal são 6!!!
Imagem
A imagem que dá, é mesmo metade da bateria bastante pior que a outra metade...

O que me irrita, quanto aos concessionários, é que eu tentei pedir esta maldita análise à oficina e fizeram-me de parvo.
Tenho a certeza que quando o pedí, imediatamente antes dos 100.000KMs, já tinha algumas "weak cells", que a garantia podia substituír... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Depois, os DTCs, lidos depois de terem sido limpos:
Imagem

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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por VETL » 23 dez 2015, 11:31

Não foi só a P1227 que fez isso.

Como há relatos de quem substituiu a bateria na garantia dizendo que o que mais notaram foi a regeneração que cresceu, deduzo que, à medida que a resistência interna aumenta, a capacidade de regeneração diminui. Não sei se poderei concluir assim mas é a explicação que arranjo.

A temperatura também tem influência, sendo que quando está muito frio, o carro regenera muito pouco.

Enfim, há vários fatores e algoritmos que influenciam na capacidade de regeneração.
O mk2 no entanto, parece ter bem mais poder regenerativo que o mk1. E a e-NV200 então, era brutal quando a experimentei...
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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 23 dez 2015, 11:36

Errado.

Eu sentí a falta da regeneração logo depois de ir buscar o carro, quando este fez o update à firmware.
Por falta de tempo, não voltei lá a reclamar... referí isso por telefone, mas ficou combinado para mais tarde, quando lá passasse novamente... nunca passei, pois.
...entretanto, comecei a perceber pelo que lia que aquilo tinha sido uma "defesa" da Nissan, para reduzir a degradação da bateria. (não faz sentido, pois a potência de aceleração é bastante superior, enfim...)

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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 24 dez 2015, 01:04

A P3227 de facto reduziu a capacidade de regeneração em várias condições, especialmente em baterias com alguma degradação. Curiosamente não notei diferença nas CR, o que me leva a pensar que o algoritmo não está lá muito bem afinado.

Ao colocar uma bateria nova o efeito deve desaparecer, devido à menor RI. É até possível que a nova química tenha uma menor RI e um comportamento/degradação diferente que a permitam ter mais regeneração mesmo degradada. Não sabemos se além da troca da bateria é também feito um update ao LBC que permita mais regeneração pela nova química.
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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por OCasal » 24 dez 2015, 03:29

É pena que por muito nova que seja a pilha de 24Kwh, nunca tenha uma química tão boa como a que tem a pilha de 30kwh...

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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 05 jan 2016, 18:48

Já não guarda 15KWh na bateria...

Isto é o que o GOM estima, com um carregamento 100%, em N:
Imagem
Fazer estes 99 Kms dá, já, muito trabalho!

Quanto ao Spy:
Imagem

À chegada a Sintra, hoje de manhã:
Imagem
Imagem

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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Orlando » 05 jan 2016, 19:40

Continuas com o shunt 4812.
Se vendessem meio pack era bom para ti. Adiavas o inadiável.
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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Fil » 05 jan 2016, 19:46

Bem bom! Ainda funciona para 90% das viagens que é o principal ;)
Esse carro anda e carrega, anda e carrega, é para isso que eles servem ;)

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Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por FullElectric » 05 jan 2016, 21:22

Uma questão pertinente.
Este Leaf está com SOH 67% mas no indicador de barras apenas perdeu 3.
Caso ainda estivesse dentro da garantia tinha condições para exigir a troca da bateria???
Já perdeu 33% mas ainda não perdeu mais de 3 barras!!!...

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