Diário de bordo - sm
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário de bordo - sm
Resumo da aventura do dia 22, até Coimbra...:
Foi fixe.
Foi uma aventura, pois foram 200.0 KMs certinhos até fazer marcha-atrás e encostar ao passeio, no local do encontro .
Uma palavra de agradecimento à Auto-Júlio de Leiria, ao Sr Paulo Silva, que permitiram que eu fizesse um carregamento rápido para o resto do caminho.
Na volta para baixo, usei o PCR do Pombal, que funcionou na perfeição, carregou até aos tradicionais 80% (no carro, no PCR indicou 97%).
Desviamos novamente para Leiria, a partir da A1, para jantar... enquanto jantávamos, ainda dei um "cheirinho" num carregador lento, perto do restaurante.
...antes do jantar, demos muitas voltas em Leiria, a investigar os postos lentos (que aparentavam todos estar a funcionar, pois as luzes estavam verdes - stand by)...
Depois de jantar, foi meeeeeeeesmo à conta, para voltar à A1 e chegar a Aveiras de cima... cheguei lá com os 3 tracinhos!!!
Lá estava um CI mesmo à frente do PCR, lá fui eu pedir para retirarem e, mais importante, lá funcionou --- Limpinho e à primeira, sem interrupções...
Carregamos até 50%, pois chegava e sobrava para chegar a casa.
Temos pena de não poder ir ao de Gaia por termos um compromisso mas, se não fosse o caso, seria certamente mais um dia de aventura.
O Leaf é, afinal, uma máquina!
Na A1, a caminho de Aveiras (à rasquinha - sim, com alguma ânsia, pois tínhamos 43 Kms de autonomia e faltava 43 Kms para o posto de serviço!!!), vínhamos a comentar: "É hoje, com estas subidas, é hoje que vamos de taxi para casa...". Ao mesmo tempo, vimos um CI parado na autoestrada com os 4 piscas... irónico, vai na volta e era um coitado que ficou sem combustível...
Já agora, passamos os 30.000 Kms ontem à noite.
sm
Foi fixe.
Foi uma aventura, pois foram 200.0 KMs certinhos até fazer marcha-atrás e encostar ao passeio, no local do encontro .
Uma palavra de agradecimento à Auto-Júlio de Leiria, ao Sr Paulo Silva, que permitiram que eu fizesse um carregamento rápido para o resto do caminho.
Na volta para baixo, usei o PCR do Pombal, que funcionou na perfeição, carregou até aos tradicionais 80% (no carro, no PCR indicou 97%).
Desviamos novamente para Leiria, a partir da A1, para jantar... enquanto jantávamos, ainda dei um "cheirinho" num carregador lento, perto do restaurante.
...antes do jantar, demos muitas voltas em Leiria, a investigar os postos lentos (que aparentavam todos estar a funcionar, pois as luzes estavam verdes - stand by)...
Depois de jantar, foi meeeeeeeesmo à conta, para voltar à A1 e chegar a Aveiras de cima... cheguei lá com os 3 tracinhos!!!
Lá estava um CI mesmo à frente do PCR, lá fui eu pedir para retirarem e, mais importante, lá funcionou --- Limpinho e à primeira, sem interrupções...
Carregamos até 50%, pois chegava e sobrava para chegar a casa.
Temos pena de não poder ir ao de Gaia por termos um compromisso mas, se não fosse o caso, seria certamente mais um dia de aventura.
O Leaf é, afinal, uma máquina!
Na A1, a caminho de Aveiras (à rasquinha - sim, com alguma ânsia, pois tínhamos 43 Kms de autonomia e faltava 43 Kms para o posto de serviço!!!), vínhamos a comentar: "É hoje, com estas subidas, é hoje que vamos de taxi para casa...". Ao mesmo tempo, vimos um CI parado na autoestrada com os 4 piscas... irónico, vai na volta e era um coitado que ficou sem combustível...
Já agora, passamos os 30.000 Kms ontem à noite.
sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de bordo - sm
SM, estás no grupo dos que faz viagens de longo curso , passaste no exame com distinção. Também já senti algumas vezes a ansiedade pré-aveiras. Também devemos agradecer à Galp o facto de manter os seus PCR a funcionar na A1.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário de bordo - sm
Que raio de sensor de temperatura...
Como é possível que obtenha as 6 barras de temperatura com 8 "grauzitos" lá fora...
Tenho outra foto por aqui que mostra 5 barras para uma temperatura externa de 16 graus...
Não percebo...
sm
Como é possível que obtenha as 6 barras de temperatura com 8 "grauzitos" lá fora...
Tenho outra foto por aqui que mostra 5 barras para uma temperatura externa de 16 graus...
Não percebo...
sm
Última edição por Essiemme em 02 mar 2017, 17:07, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo - sm
A bateria demora muito tempo a responder à temperatura externa além de que a própria condução faz elevar a temperatura da bateria, especialmente a velocidades elevadas. Da minha experiência, a sexta barra desaparece para temperaturas abaixo dos 23ºC, mas demora muito tempo (mais de 12 horas) a chegar lá. Com 8ºC de temperatura exterior, talvez em 3 ou 4 horas lá chegasse. Tudo depende da temperatura inicial da bateria.
É de lembrar que uma CR provoca um aquecimento no interior das células que demora algum tempo a chegar aos sensores de temperatura no exterior das células. Já me aconteceu no Inverno de fazer CR, no fim da CR ter 5 barras de temperatura e só passados 15 minutos do fim da carga é que a sexta barra aparece.
É de lembrar que uma CR provoca um aquecimento no interior das células que demora algum tempo a chegar aos sensores de temperatura no exterior das células. Já me aconteceu no Inverno de fazer CR, no fim da CR ter 5 barras de temperatura e só passados 15 minutos do fim da carga é que a sexta barra aparece.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário de bordo - sm
Uma foto, do dia do encontro em Coimbra.
Experimentei a bicicleta da SMART:
sm
Experimentei a bicicleta da SMART:
sm
Última edição por Essiemme em 02 mar 2017, 17:09, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário de bordo - sm
Passeio a Badajoz:
Se lá forem, há carregadores mas cuidado, convém que usem a ficha "Manecas".
Eis um relato:
Há um centro comercial novíssimo em folha, mesmo à entrada de Badajoz, chamado "Hipercor" ou "Elfaro" (não sei bem se tem dois nomes...).
Há símbolos de trânsito com um carrito + a ficha que simbolizam lugares com carregamento (contei 3, no piso -1).
Pormenor do aparelho:
Pede-se ao segurança que ele passe o cartãozito dele (já agora, os nossos MOBI-e não dão!!), a portinhola sobe e podemos ver uma ficha "Manecas" (Mennekes, para quem não conhece o termo) juntamente com uma ficha shucko.
Ora, como eu não tenho o adaptador Manecas, usei o adaptador Schuko.
Tudo bem, fixe.
Ficou a carregar enquanto nós subimos ao centro e passamos lá umas horas...
Ao vir para baixo, o segurança veio ter comigo e disse-me que o carregamento tinha parado várias vezes... o disjuntor térmico terá disparado.
Ele ainda mudou-me a ficha (por mim, simpático) para o carregador ao lado mas... pum, lá disparava o disjuntor ao fim de algum tempo.
Depois de pensar sobre o assunto, será que é por ter sido usada a ficha Shucko (para as motas, etc) ? Talvez, se tivesse usado a Manecas não teria ido abaixo...
Bom, ter acontecido isto, ainda tentamos o Corte Ingles (já aparece no Carwings), mas que não é nada da Mobi-e, trata-se de mais uma ficha Shucko (APENAS!!!):
Este também não se estava a aguentar, depois de ir lá acima ao centro, resolví vir cá abaixo analisar a coisa e o gajo já estava em baixo.
Havia outro ponto, à frente deste e livre (estava lá um CI, quando cheguei...) e lá tentei este.~
Este lá se aguentou.
Espero que o relato tenha sido útil, não vá alguem a Badajoz (se conseguir lá chegar - vantagem de ter família a meio caminho... ).
sm
Se lá forem, há carregadores mas cuidado, convém que usem a ficha "Manecas".
Eis um relato:
Há um centro comercial novíssimo em folha, mesmo à entrada de Badajoz, chamado "Hipercor" ou "Elfaro" (não sei bem se tem dois nomes...).
Há símbolos de trânsito com um carrito + a ficha que simbolizam lugares com carregamento (contei 3, no piso -1).
Pormenor do aparelho:
Pede-se ao segurança que ele passe o cartãozito dele (já agora, os nossos MOBI-e não dão!!), a portinhola sobe e podemos ver uma ficha "Manecas" (Mennekes, para quem não conhece o termo) juntamente com uma ficha shucko.
Ora, como eu não tenho o adaptador Manecas, usei o adaptador Schuko.
Tudo bem, fixe.
Ficou a carregar enquanto nós subimos ao centro e passamos lá umas horas...
Ao vir para baixo, o segurança veio ter comigo e disse-me que o carregamento tinha parado várias vezes... o disjuntor térmico terá disparado.
Ele ainda mudou-me a ficha (por mim, simpático) para o carregador ao lado mas... pum, lá disparava o disjuntor ao fim de algum tempo.
Depois de pensar sobre o assunto, será que é por ter sido usada a ficha Shucko (para as motas, etc) ? Talvez, se tivesse usado a Manecas não teria ido abaixo...
Bom, ter acontecido isto, ainda tentamos o Corte Ingles (já aparece no Carwings), mas que não é nada da Mobi-e, trata-se de mais uma ficha Shucko (APENAS!!!):
Este também não se estava a aguentar, depois de ir lá acima ao centro, resolví vir cá abaixo analisar a coisa e o gajo já estava em baixo.
Havia outro ponto, à frente deste e livre (estava lá um CI, quando cheguei...) e lá tentei este.~
Este lá se aguentou.
Espero que o relato tenha sido útil, não vá alguem a Badajoz (se conseguir lá chegar - vantagem de ter família a meio caminho... ).
sm
Última edição por Essiemme em 02 mar 2017, 17:11, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário de bordo - sm
Mais uma foto, tirada durante estas férias de verão, em Peniche:
sm
sm
Última edição por Essiemme em 02 mar 2017, 17:11, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo - sm
Muito interessante.
Em princípio, se estiver bem feito, ao usar o EVSE fixo e não ligar o EVSE portátil do LEAF não faremos disparar o disjuntor, pois este deverá regular o sinal piloto para a corrente máxima que consegue fornecer.
Em princípio, se estiver bem feito, ao usar o EVSE fixo e não ligar o EVSE portátil do LEAF não faremos disparar o disjuntor, pois este deverá regular o sinal piloto para a corrente máxima que consegue fornecer.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de bordo - sm
Obrigado pela informação. Quando for a Badajoz, já sei com o que conto.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Re: Diário de bordo - sm
Viva SM!
Fiquei curioso com a bicicleta eléctrica Smart; onde está a respectiva apreciação?
Obrigado!
Fiquei curioso com a bicicleta eléctrica Smart; onde está a respectiva apreciação?
Obrigado!