Página 4 de 79

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 23 set 2012, 11:33
por Essiemme
Resumo da aventura do dia 22, até Coimbra...:

Foi fixe.

Foi uma aventura, pois foram 200.0 KMs certinhos até fazer marcha-atrás e encostar ao passeio, no local do encontro :shock: .

Uma palavra de agradecimento à Auto-Júlio de Leiria, ao Sr Paulo Silva, que permitiram que eu fizesse um carregamento rápido para o resto do caminho.

Na volta para baixo, usei o PCR do Pombal, que funcionou na perfeição, carregou até aos tradicionais 80% (no carro, no PCR indicou 97%).

Desviamos novamente para Leiria, a partir da A1, para jantar... enquanto jantávamos, ainda dei um "cheirinho" num carregador lento, perto do restaurante.
...antes do jantar, demos muitas voltas em Leiria, a investigar os postos lentos (que aparentavam todos estar a funcionar, pois as luzes estavam verdes - stand by)...

Depois de jantar, foi meeeeeeeesmo à conta, para voltar à A1 e chegar a Aveiras de cima... cheguei lá com os 3 tracinhos!!! :shock:

Lá estava um CI mesmo à frente do PCR, lá fui eu pedir para retirarem e, mais importante, lá funcionou --- Limpinho e à primeira, sem interrupções...

Carregamos até 50%, pois chegava e sobrava para chegar a casa.

Temos pena de não poder ir ao de Gaia por termos um compromisso mas, se não fosse o caso, seria certamente mais um dia de aventura.

O Leaf é, afinal, uma máquina! 8-)

Na A1, a caminho de Aveiras (à rasquinha - sim, com alguma ânsia, pois tínhamos 43 Kms de autonomia e faltava 43 Kms para o posto de serviço!!!), vínhamos a comentar: "É hoje, com estas subidas, é hoje que vamos de taxi para casa...". Ao mesmo tempo, vimos um CI parado na autoestrada com os 4 piscas... irónico, vai na volta e era um coitado que ficou sem combustível...

Já agora, passamos os 30.000 Kms ontem à noite.

sm
:geek:

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 23 set 2012, 11:55
por Malm
SM, estás no grupo dos que faz viagens de longo curso :lol: , passaste no exame com distinção. Também já senti algumas vezes a ansiedade pré-aveiras. Também devemos agradecer à Galp o facto de manter os seus PCR a funcionar na A1.

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 08 out 2012, 13:53
por Essiemme
Que raio de sensor de temperatura...

Como é possível que obtenha as 6 barras de temperatura com 8 "grauzitos" lá fora...

Imagem

Tenho outra foto por aqui que mostra 5 barras para uma temperatura externa de 16 graus...

Não percebo...

sm
:?

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 08 out 2012, 14:56
por mjr
A bateria demora muito tempo a responder à temperatura externa além de que a própria condução faz elevar a temperatura da bateria, especialmente a velocidades elevadas. Da minha experiência, a sexta barra desaparece para temperaturas abaixo dos 23ºC, mas demora muito tempo (mais de 12 horas) a chegar lá. Com 8ºC de temperatura exterior, talvez em 3 ou 4 horas lá chegasse. Tudo depende da temperatura inicial da bateria.

É de lembrar que uma CR provoca um aquecimento no interior das células que demora algum tempo a chegar aos sensores de temperatura no exterior das células. Já me aconteceu no Inverno de fazer CR, no fim da CR ter 5 barras de temperatura e só passados 15 minutos do fim da carga é que a sexta barra aparece.

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 22 out 2012, 15:44
por Essiemme
Uma foto, do dia do encontro em Coimbra.

Experimentei a bicicleta da SMART:
Imagem

sm
:geek:

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 22 out 2012, 16:00
por Essiemme
Passeio a Badajoz:

Se lá forem, há carregadores mas cuidado, convém que usem a ficha "Manecas".

Eis um relato:

Há um centro comercial novíssimo em folha, mesmo à entrada de Badajoz, chamado "Hipercor" ou "Elfaro" (não sei bem se tem dois nomes...).

Há símbolos de trânsito com um carrito + a ficha que simbolizam lugares com carregamento (contei 3, no piso -1).

Imagem

Pormenor do aparelho:

Imagem

Pede-se ao segurança que ele passe o cartãozito dele (já agora, os nossos MOBI-e não dão!!), a portinhola sobe e podemos ver uma ficha "Manecas" (Mennekes, para quem não conhece o termo) juntamente com uma ficha shucko.
Ora, como eu não tenho o adaptador Manecas, usei o adaptador Schuko.

Tudo bem, fixe.

Ficou a carregar enquanto nós subimos ao centro e passamos lá umas horas...

Ao vir para baixo, o segurança veio ter comigo e disse-me que o carregamento tinha parado várias vezes... o disjuntor térmico terá disparado.
Ele ainda mudou-me a ficha (por mim, simpático) para o carregador ao lado mas... pum, lá disparava o disjuntor ao fim de algum tempo.

Depois de pensar sobre o assunto, será que é por ter sido usada a ficha Shucko (para as motas, etc) ? Talvez, se tivesse usado a Manecas não teria ido abaixo... :?

Bom, ter acontecido isto, ainda tentamos o Corte Ingles (já aparece no Carwings), mas que não é nada da Mobi-e, trata-se de mais uma ficha Shucko (APENAS!!!):

Imagem

Este também não se estava a aguentar, depois de ir lá acima ao centro, resolví vir cá abaixo analisar a coisa e o gajo já estava em baixo.

Havia outro ponto, à frente deste e livre (estava lá um CI, quando cheguei...) e lá tentei este.~
Este lá se aguentou.

Espero que o relato tenha sido útil, não vá alguem a Badajoz (se conseguir lá chegar - vantagem de ter família a meio caminho... ;) ).

sm
:geek:

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 22 out 2012, 16:33
por Essiemme
Mais uma foto, tirada durante estas férias de verão, em Peniche:

Imagem

sm
:geek:

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 22 out 2012, 17:36
por mjr
Muito interessante.

Em princípio, se estiver bem feito, ao usar o EVSE fixo e não ligar o EVSE portátil do LEAF não faremos disparar o disjuntor, pois este deverá regular o sinal piloto para a corrente máxima que consegue fornecer.

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 22 out 2012, 22:18
por Malm
Obrigado pela informação. Quando for a Badajoz, já sei com o que conto.

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 23 out 2012, 15:38
por aljesus
Viva SM!
Fiquei curioso com a bicicleta eléctrica Smart; onde está a respectiva apreciação?
Obrigado!