Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 18 out 2014, 14:37

Pois, é isso. Por vezes acontece. Felizmente caso fosse muito descarregado ele iria começar a corrigir de modo a parar aos 3V.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 20 out 2014, 15:36

Esta cena de descargas profundas e a temperatura subir fez me pensar. Tinha que haver uma razão. :?:

Assim, fui ao oráculo!
Aí qual o meu espanto quando ele me diz que se não tiver cuidado nas descargas profundas vou envelhecer a bateria mais rapidamente. Já não me bastava os PCR, a amplitude térmica e as temperaturas.... :evil:
- Cuidado! disse eu....mas porquê!
- A tensão meu rapaz, a tensão!
E fez-se luz. Quando se descarrega uma bateria com SOC muito baixo com correntes fortes, há maior probalidades de oxidação nos eletródes!
Fica o aviso do meu oráculo! :arrow: :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 20 out 2014, 15:45

Parece-me fazer sentido isso...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por galt » 20 out 2014, 16:14

Orlando Escreveu:Esta cena de descargas profundas e a temperatura subir fez me pensar. Tinha que haver uma razão. :?:

Assim, fui ao oráculo!
Aí qual o meu espanto quando ele me diz que se não tiver cuidado nas descargas profundas vou envelhecer a bateria mais rapidamente. Já não me bastava os PCR, a amplitude térmica e as temperaturas.... :evil:
- Cuidado! disse eu....mas porquê!
- A tensão meu rapaz, a tensão!
E fez-se luz. Quando se descarrega uma bateria com SOC muito baixo com correntes fortes, há maior probalidades de oxidação nos eletródes!
Fica o aviso do meu oráculo! :arrow: :mrgreen:
Parece-me que a ciência confirma o teu oráculo. ;)

Os utilizadores não querem é que o carro se engane nas contas e obriga-o a contar de 3% a 100%...
:lol: :lol: :lol:

Infelizmente no mundo terreno existe sempre uma consequência pela nossas acções... :roll:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 20 out 2014, 16:17

Eu vou perguntar ao meu oráculo e em breve apresentarei uma equação que permita contar até de 50 para 100%....
Mas em primeiro tenho que tomar o comprido azul ou o vermelho para sair do matrix. :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 20 out 2014, 16:30

galt Escreveu:Os utilizadores não querem é que o carro se engane nas contas e obriga-o a contar de 3% a 100%...
:lol: :lol: :lol:
Orlando Escreveu:Eu vou perguntar ao meu oráculo e em breve apresentarei uma equação que permita contar até de 50 para 100%....
Mas em primeiro tenho que tomar o comprido azul ou o vermelho para sair do matrix. :mrgreen:
Está aqui a passar-me qualquer coisa ao lado...
:? :? :( :? :? :evil:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 20 out 2014, 17:48

galt Escreveu:Os utilizadores não querem é que o carro se engane nas contas e obriga-o a contar de 3% a 100%...
:lol: :lol: :lol:
Orlando Escreveu:Eu vou perguntar ao meu oráculo e em breve apresentarei uma equação que permita contar até de 50 para 100%....
Mas em primeiro tenho que tomar o comprido azul ou o vermelho para sair do matrix. :mrgreen:
Já percebi!
:lol: :lol: :P 8-)
O problema é se ele anda baralhado nas suas contas.
Por isso, levá-lo ao fim até parar é mais certo nesse aspecto.
Se o fizermos devagarinho com correntes baixas de meio em meio ano ou de ano a ano, não é por aí que o "gato vai às filhoses"...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 20 out 2014, 17:53

Lembraste de eu dizer que eu não queria saber desse teste para nada?
Ora agora se o fizer, sei bem como o fazer: LS e mt mt mt docemente!
Comprimido vermelho=conhecimento :arrow: :D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por jasmim » 20 out 2014, 18:52

Como fazem para chegar a casa sem carga?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 20 out 2014, 20:42

Basicamente andar às voltas perto de casa e controlar a carga com o LS.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”