Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Apr » 15 jun 2015, 09:50

Gastaste pouco mais de 60% para fazer ~130Km. Definitivamente a paciência na condução compensa largamente a espera na carga... :-)


Porque não optaste por passar por Aveiras? sempre podias dar um encosto de 10 minutos, estavas com medo da fila para carregar?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 15 jun 2015, 10:17

Apr Escreveu:Gastaste pouco mais de 60% para fazer ~130Km. Definitivamente a paciência na condução compensa largamente a espera na carga... :-)
60% era se o meu pack estivesse novo como o teu.
Não te esqueças que já raramente carrego 220 GID's.
Na verdade gastei 75% da capacidade actual do meu pack.
Apr Escreveu:Porque não optaste por passar por Aveiras? sempre podias dar um encosto de 10 minutos, estavas com medo da fila para carregar?
Em qualquer cenário teria que carregar em Leiria.
Depois de saír de Lisboa com carga total, não havia necessidade de parar em Aveiras uma vez que tinha carga suficiente para chegar a Leiria.
Ainda para mais, em estados de SOC elevados, o PCR também carrega lentamente.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Apr » 15 jun 2015, 14:38

VETL Escreveu:
Apr Escreveu:Porque não optaste por passar por Aveiras? sempre podias dar um encosto de 10 minutos, estavas com medo da fila para carregar?
Em qualquer cenário teria que carregar em Leiria.
Depois de saír de Lisboa com carga total, não havia necessidade de parar em Aveiras uma vez que tinha carga suficiente para chegar a Leiria.
Ainda para mais, em estados de SOC elevados, o PCR também carrega lentamente.
Tinhas que carregar mais no pedal :-)

Assim fizeste a melhor viagem possivel para as baterias. Quanto tempo demoraste?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 15 jun 2015, 14:48

Apr Escreveu:
VETL Escreveu:
Apr Escreveu:Porque não optaste por passar por Aveiras? sempre podias dar um encosto de 10 minutos, estavas com medo da fila para carregar?
Em qualquer cenário teria que carregar em Leiria.
Depois de saír de Lisboa com carga total, não havia necessidade de parar em Aveiras uma vez que tinha carga suficiente para chegar a Leiria.
Ainda para mais, em estados de SOC elevados, o PCR também carrega lentamente.
Tinhas que carregar mais no pedal :-)

Assim fizeste a melhor viagem possivel para as baterias. Quanto tempo demoraste?
Se não fossem 20m que esperei pelo funcionário da Auto-Júlio, teria demorado 6h certinhas desde o Parque das Nações até casa incluindo tempo de carregar.
Assim foram 06h20m.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 19 jun 2015, 00:36

Bem: Isto não tem autonomia nenhuma mas vai somando:
IMG_20150619_002832_096.jpg
IMG_20150619_002832_096.jpg (24.43 KiB) Visto 3884 vezes
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 14:32, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 19 jun 2015, 10:30

Cuidado com a associação dos 6. 66666km e 6 barras de temperatura. :twisted:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por galt » 19 jun 2015, 10:51

Só tenho a dizer: "Se isso tivesse autonomia ..." :o

Com tantos quilómetros em pouco tempo, vais rapidamente amortizar o investimento... e claro sem deixar o meio ambiente negro. :lol:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por zeuz » 19 jun 2015, 12:20

VETL Escreveu:Bem: Isto não tem autonomia nenhuma mas vai somando:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 32_096.jpg[/img]
The number of the Beast! :D
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 07 jul 2015, 00:16

Fez hoje (ontem) 2 anos que fui ao Porto buscar o meu Leaf.
Tinha 12850Km. Hoje tem 67904Km.
Se considerar que a média do primeiro ano andou pelos 26k (salvo erro) a deste ano foi a responsável por esta nova média geral superior a 27500Km/ano.
Apesar de mais km percorridos neste segundo ano de uso, a degradação foi praticamente igual ao primeiro - a roçar os 4,9%/ano.
Neste momento ele pensa que tem 52,93Ah, o que até nem parece ser muito ruim num carro com bateria de 08/2011 (ela na verdade tem 4 anos e isso não é desprezível).
Das contas que tenho feito e apesar da matrícula ser mais nova que a bateria, confirma-se que tal como todos os outros (excepto um), não terei hipótese de beneficiar de qualquer garantia do pack (quer pelo n.º de km percorridos quer pelo decorrer do tempo).
Continuo a fazer mais de 100Km/dia/carregamento sempre que necessário sem qualquer stress.
Tenho que fazer um teste da tomada pois já não faço há muito tempo. Nem na viagem a Lisboa fiz descargas profundas.

Aqui fica mais uma atualização do gráfico que ninguém quer ver:
Ah vs T.JPG
Malm: Vêm aí duas barras extra! A bola de cristal aponta para quando?
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 14:33, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 07 jul 2015, 08:55

Já nem me lembrava da utilização desse fabuloso expediente na adivinhação de degradações futuras. Sendo aos 51,50 Ah, ainda não é para breve. Pode ser impressão minha, mas acho que as temperaturas têm sido mais altas neste verão, pelo menos aqui por Tábua. Mesmo assim o que vejo é que não é para 2015. O mais provável é maio de 2016.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”