Diário de Bordo Leaf - VETL
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2479
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Gastaste pouco mais de 60% para fazer ~130Km. Definitivamente a paciência na condução compensa largamente a espera na carga...
Porque não optaste por passar por Aveiras? sempre podias dar um encosto de 10 minutos, estavas com medo da fila para carregar?
Porque não optaste por passar por Aveiras? sempre podias dar um encosto de 10 minutos, estavas com medo da fila para carregar?
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
60% era se o meu pack estivesse novo como o teu.Apr Escreveu:Gastaste pouco mais de 60% para fazer ~130Km. Definitivamente a paciência na condução compensa largamente a espera na carga...
Não te esqueças que já raramente carrego 220 GID's.
Na verdade gastei 75% da capacidade actual do meu pack.
Em qualquer cenário teria que carregar em Leiria.Apr Escreveu:Porque não optaste por passar por Aveiras? sempre podias dar um encosto de 10 minutos, estavas com medo da fila para carregar?
Depois de saír de Lisboa com carga total, não havia necessidade de parar em Aveiras uma vez que tinha carga suficiente para chegar a Leiria.
Ainda para mais, em estados de SOC elevados, o PCR também carrega lentamente.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2479
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Tinhas que carregar mais no pedalVETL Escreveu:Em qualquer cenário teria que carregar em Leiria.Apr Escreveu:Porque não optaste por passar por Aveiras? sempre podias dar um encosto de 10 minutos, estavas com medo da fila para carregar?
Depois de saír de Lisboa com carga total, não havia necessidade de parar em Aveiras uma vez que tinha carga suficiente para chegar a Leiria.
Ainda para mais, em estados de SOC elevados, o PCR também carrega lentamente.
Assim fizeste a melhor viagem possivel para as baterias. Quanto tempo demoraste?
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Se não fossem 20m que esperei pelo funcionário da Auto-Júlio, teria demorado 6h certinhas desde o Parque das Nações até casa incluindo tempo de carregar.Apr Escreveu:Tinhas que carregar mais no pedalVETL Escreveu:Em qualquer cenário teria que carregar em Leiria.Apr Escreveu:Porque não optaste por passar por Aveiras? sempre podias dar um encosto de 10 minutos, estavas com medo da fila para carregar?
Depois de saír de Lisboa com carga total, não havia necessidade de parar em Aveiras uma vez que tinha carga suficiente para chegar a Leiria.
Ainda para mais, em estados de SOC elevados, o PCR também carrega lentamente.
Assim fizeste a melhor viagem possivel para as baterias. Quanto tempo demoraste?
Assim foram 06h20m.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Bem: Isto não tem autonomia nenhuma mas vai somando:
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 14:32, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Cuidado com a associação dos 6. 66666km e 6 barras de temperatura.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Só tenho a dizer: "Se isso tivesse autonomia ..."
Com tantos quilómetros em pouco tempo, vais rapidamente amortizar o investimento... e claro sem deixar o meio ambiente negro.
Com tantos quilómetros em pouco tempo, vais rapidamente amortizar o investimento... e claro sem deixar o meio ambiente negro.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
The number of the Beast!VETL Escreveu:Bem: Isto não tem autonomia nenhuma mas vai somando:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 32_096.jpg[/img]
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Fez hoje (ontem) 2 anos que fui ao Porto buscar o meu Leaf.
Tinha 12850Km. Hoje tem 67904Km.
Se considerar que a média do primeiro ano andou pelos 26k (salvo erro) a deste ano foi a responsável por esta nova média geral superior a 27500Km/ano.
Apesar de mais km percorridos neste segundo ano de uso, a degradação foi praticamente igual ao primeiro - a roçar os 4,9%/ano.
Neste momento ele pensa que tem 52,93Ah, o que até nem parece ser muito ruim num carro com bateria de 08/2011 (ela na verdade tem 4 anos e isso não é desprezível).
Das contas que tenho feito e apesar da matrícula ser mais nova que a bateria, confirma-se que tal como todos os outros (excepto um), não terei hipótese de beneficiar de qualquer garantia do pack (quer pelo n.º de km percorridos quer pelo decorrer do tempo).
Continuo a fazer mais de 100Km/dia/carregamento sempre que necessário sem qualquer stress.
Tenho que fazer um teste da tomada pois já não faço há muito tempo. Nem na viagem a Lisboa fiz descargas profundas.
Aqui fica mais uma atualização do gráfico que ninguém quer ver: Malm: Vêm aí duas barras extra! A bola de cristal aponta para quando?
Tinha 12850Km. Hoje tem 67904Km.
Se considerar que a média do primeiro ano andou pelos 26k (salvo erro) a deste ano foi a responsável por esta nova média geral superior a 27500Km/ano.
Apesar de mais km percorridos neste segundo ano de uso, a degradação foi praticamente igual ao primeiro - a roçar os 4,9%/ano.
Neste momento ele pensa que tem 52,93Ah, o que até nem parece ser muito ruim num carro com bateria de 08/2011 (ela na verdade tem 4 anos e isso não é desprezível).
Das contas que tenho feito e apesar da matrícula ser mais nova que a bateria, confirma-se que tal como todos os outros (excepto um), não terei hipótese de beneficiar de qualquer garantia do pack (quer pelo n.º de km percorridos quer pelo decorrer do tempo).
Continuo a fazer mais de 100Km/dia/carregamento sempre que necessário sem qualquer stress.
Tenho que fazer um teste da tomada pois já não faço há muito tempo. Nem na viagem a Lisboa fiz descargas profundas.
Aqui fica mais uma atualização do gráfico que ninguém quer ver: Malm: Vêm aí duas barras extra! A bola de cristal aponta para quando?
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 14:33, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Já nem me lembrava da utilização desse fabuloso expediente na adivinhação de degradações futuras. Sendo aos 51,50 Ah, ainda não é para breve. Pode ser impressão minha, mas acho que as temperaturas têm sido mais altas neste verão, pelo menos aqui por Tábua. Mesmo assim o que vejo é que não é para 2015. O mais provável é maio de 2016.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.