Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 24 mar 2014, 22:55

Viagem Oriente - Coimbra com 1 carga rápida em Aveiras

Ora bem, esta é a primeira foto que tenho para mostrar. 100% carga, no Parque das Nações:

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150 Km de autonomia... li algures que o numero não é bem real, depende das ultimas viagens, etc... por isso decidi seguir até Aveiras ver se o posto rápido estava a funcionar. Arranquei e fiquei logo assustado com os números de autonomia a descerem a pique... O carro veio sem cartão SD com os mapas, está no correio, por isso nada de rádio, climatização ou GPS! O manual diz que também vem junto do cartão SD por isso não tinha informação nenhuma sobre o carro!

Demorei uma eternidade para descobrir onde se faz reset ao conta Km parcial... acho que carreguei em todos os botões e manetes do volante em todas as combinações possíveis, quando o descobri já não fazia falta.

Cheguei a Aveiras com 70Km de autonomia, estava mesmo mal impressionado, qualquer que fosse o tipo de condução que usasse não conseguia parar de perder Km de autonomia....


Posto de Aveiras OK, carro a carregar durante cerca de 40 min. Parei nos 98%
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121Km de autonomia, a coisa estava a correr um bocado para o mal, decidi sair da AE e seguir pela Nacional, ao menos podia praticar velocidades mais baixas, e sempre eram menos Km até Leiria.

Descobri que o cruise control baixa muito a autonomia estimada, por isso não o usei mais, mas encontrei a função que me salvou - o limitador de velocidade!!!
Basicamente usava o acelerador com muito cuidado e limitava a velocidade para uma velocidade um pouco abaixo do limite.

E foi então que o fenómeno da multiplicação do Kms aconteceu, à medida que ia fazendo Km, ia ficando com mais autonomia! até que a autonomia estimada = distância para Coimbra.
Quando cheguei a Leiria tinha autonomia para chegar a Coimbra + 15Km, pelo que decidi não parar em Leiria.

Assim que saí de Leiria, duas ou três subidas mataram a folga que tinha, cheguei a ter autonomia = à distancia para Coimbra. Eu bem tentei mas não conseguia reduzir mais a velocidade.
Quando o aviso de bateria fraca ligou a coisa ficou tensa, já não sabia o que podia acontecer, tudo o que tinha lido estava confuso e não sabia ao certo se o carro ia passar para o tal modo de tartaruga ou não. Não vacilámos e lá chegámos ao destino. Parei o carro, respirámos fundo, olhámos uns para os outros e com aquele sentido de dever cumprido fomos a correr ligar os aquecedores de casa porque estávamos todos congelados!!!

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E para acabar cá fica o estado correspondente das baterias, com o leafspy gratuito. Ainda procurei a porta OBD antes da viagem, mas parece que esta estava escondida atrás de uma tampa.

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Não consigo fazer uma leitura muito detalhada da informação, os especialistas que se pronunciem. Não percebo o SOC diferente da % de bateria no painel...

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Malm » 24 mar 2014, 23:57

Eu não consigo fazer o que tu fizeste, nem hoje nem há 3 anos :shock: Ainda por cima, a tua experiência era pouca ou nenhuma. Posso reformar-me descansado. És o novo campeão das distâncias longas aqui do fórum. Aveiras-Coimbra com 98%, quase 150 km, eu conheço essa estrada, e se me perguntasses durante a semana se irias conseguir eu diria simplemente não.

Talvez tenha recebido cargas rápidas a mais, porque depois de ver o do hsanchez, só ter 95% parece-me pouco. 5% em menos de um ano não é animador. De resto parece-me tudo bem.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por VETL » 25 mar 2014, 00:06

Apr Escreveu:...
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Não consigo fazer uma leitura muito detalhada da informação, os especialistas que se pronunciem. Não percebo o SOC diferente da % de bateria no painel...
Parabéns pela aventura.
Essas temperaturas do pack são mesmo baixas para quem fez carga rápida e tantos Km... (Na verdade era um PCR mas a carga foi lenta e a andar devagarinho não aquece nada).
Eu não ligo nada, mesmo nadinha à autonomia restante que ele calcula.
Acredito mais na estimada pelo LeafSpy dentro dos parâmetros que lhe forneço.
No que se refere a essa capacidade de 62,29AHr (95%), estou a estranhar um bocado (para não dizer muito).
Isto porque ainda este fim-de-semana fiz dois screenshots a dois Leaf´s de 2011 no encontro de Águeda e com mais Km que esse (nenhum destes que agora refiro era o do hsanchez). E eles reportavam precisamente essa capacidade do teu que aqui apresentas.
Qual é a data de fabrico e a data da matrícula? Sabes?
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Malm » 25 mar 2014, 00:14

Pelo facto de só ter 3 sensores de temperatura eu arriscaria que é de julho de 2013. Se calhar, o screenshot só foi tirado no dia a seguir, e por isso é que estão tão baixas.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 25 mar 2014, 00:28

Há casos de LEAfs de 2013 que estranhamente reportam uma capacidade mais baixa, na ordem dos 62Ah, mas que na realidade têm a capacidade toda. A única maneira que parece haver é descarregar o carro até à tartaruga algumas vezes para ele recalibrar a capacidade. Houve casos de Leafs de 2013 que fizeram mais de 20km entre o aviso de bateria muito fraca e a tartaruga.

Leafs de 2011 com 62Ah só no mundo imaginário pré P3227 ou com a bateria trocada, IMHO.

Edit -Face aquilo que sabemos, 62Ah num carro com dois Verões em cima não é possível. Ou não têm a P3227 (daí o mundo imaginário pré P3227), ou ficaram numa cave o tempo todo com um SOC baixo, ou aconteceu um reset recente da capacidade como ao victorcmpinto.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 25 mar 2014, 00:44

O leaf é mesmo de julho de 2013, como adivinhaste?

A ultima foto foi tirada de manhã porque a do final da viagem nao apanhou a autonomia que estava a piscar. A do estado da bateria também, depois de encontrar a tampa que escondia a porta obd2.

O que é que acontecia no meu caso, tinha ainda 20 km antes de aparecer a indicação de bateria muito fraca? Confesso que fiquei um bocado desorientado quando entrei na "reserva". E o soc ser 18,3%? Nao devia ser 12% como indica o carro?

Desculpem tantas perguntas.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 25 mar 2014, 00:48

O que o carro realmente reporta não é bem o SOC, mas o SOC útil. Como o Leaf Spy reporta o SOC real, eles divergem nos extremos. Com o carro 100% carregado o SOC real é de cerca de 96% e com o carro em tartaruga o SOC real anda pelos 2%, daí a diferença.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Malm » 25 mar 2014, 01:03

Apr Escreveu:O leaf é mesmo de julho de 2013, como adivinhaste?

A ultima foto foi tirada de manhã porque a do final da viagem nao apanhou a autonomia que estava a piscar. A do estado da bateria também
Apr, eu tenho uma bola de cristal :D .
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 25 mar 2014, 01:09

Estou impressionado!! :lol:

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 25 mar 2014, 01:20

Orlando Escreveu:Parabéns, conta lá essa aventura?
Tens nas informações, à esquerda, que o carro é de 2011...deve ser engano pois vejo no título 2013.

Atualizado!

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