Diário de Bordo - RJSC

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 17 mar 2021, 08:58

Caem normalmente. O comportamento está a ser igual ao Leaf 30kWh que tive, como referi.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por Nonnus » 17 mar 2021, 09:47

Mais uma vez obrigado pelo teu relato.

Comprar uma bateria fora do carro é sempre um tiro no escuro (não estou a dizer que fizeste bem ou mal. Era estupido da minha parte visto que tens muito mais experiencia nisto que eu 8-)) e quando se liga o carro a uma bateria que ele não conhece, ainda para mais, com mais capacidade do que antiga, faz sentido ele dizer que esta com SOH 100%, depois claro esta, quando vai fazendo as contas ao longo dos carregamentos percebe que já não esta lá os 100%.

Isto vem de encontro ao que um user postou noutro tópico em que mostrava como ler a bateria com o Leaf Spy fora do carro. Na realidade esta apenas a mostrar que consegue ligar o Leaf Spy porque os dados são inconclusivos a nível de SOH.
Última edição por Nonnus em 17 mar 2021, 12:22, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 17 mar 2021, 10:31

O SOH vem diretamente do BMS dentro da bateria. O carro em que está instalada não faz diferença nessa leitura.
O SOH vinha mal porque a bateria não tinha uso e como tal não pode ir atualizando a perda de capacidade.
Comprar uma bateria fora do carro é sempre um tiro no escuro (não estou a dizer que fizeste bem ou mal.)
Isto foi sempre melhor que voltar a meter uma de 24kWh como a Nissan quer.
Mesmo degradada, tem mais capacidade que uma de 24kWh nova. :lol:

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por mafgod » 17 mar 2021, 10:41

E a autonomia real (não a do guessometro) está de acordo com que valores de SOH?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por Nonnus » 17 mar 2021, 12:21

RJSC Escreveu:
17 mar 2021, 10:31
O SOH vem diretamente do BMS dentro da bateria. O carro em que está instalada não faz diferença nessa leitura.
O SOH vinha mal porque a bateria não tinha uso e como tal não pode ir atualizando a perda de capacidade.
O que aconteceu ao user que relatou como ligar o Leaf Spy a uma bateria fora do carro. Também lhe deu os 100% pelos mesmos motivos.

Dai eu dizer que é inconclusivo. Pode ter, ou não.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”