Diário de Bordo - Fil

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Rota das tomadas 1270klms em 6 dias

Mensagem por VETL » 16 nov 2014, 22:07

Fil Escreveu:VETL, não fiz diário de bordo, porque depois, na melhor das hipóteses escrevo lá uma vez por semana, logo seria no máximo semanário de bordo :D
De qualquer das formas, não vou acrescentar nada de novo aos vários diários de bordo presentes no fórum, se calhar é preferível ir contando estas aventuras que vou tendo (que até já foram 5 mil kmls delas), do que escrever o mesmo que todos os outros, o que te parece?
Ora, mais uns dados, numa fase da viagem o spy marcava 60.80 ahr, neste momento marca 59,36 ahr. No spy também, já chegou a marcar mais de 20 kWh de bateria, neste momento marca 19,8 kWh, e as baterias raramente passaram dos 20 ºC em toda a viagem, nem nunca vi as 6 barras, também não fiz qualquer carregamento rápido.
Que mais informações posso dar ? É as que quiserem ;)
Pois é como disse o Apr - Se escreveres uma vez por semana, já escreves mais do que nós, portanto...
Quanto às informações, conta o que puder ser contado acerca do negócio e o que será o dia-a-dia dele e outras coisas... Por exemplo:
Já foi feito o teste da tomada para memória futura?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Rota das tomadas 1270klms em 6 dias

Mensagem por Fil » 17 nov 2014, 01:29

O negócio foi feito com o Orlando, era o cinzentinho dele ;)
O dia a dia do carro são 40 klms, 20 para cada lado, com carga possível nos dois lados.
Nunca fiz o teste da tomada, ainda não comprei a tomada, mas no spy só marca cerca de 20 kWh com a bateria a 100%.
Passa a diário de bordo dentro em breve ;)

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Rota das tomadas 1270klms em 6 dias

Mensagem por joaocfgoncalves » 17 nov 2014, 11:30

Fil Escreveu:Obrigado João, o nome rota das tomadas é de tua autoria, e fica mesmo a matar :D
Pois mas a ousadia foi tua... Depois desta aventura, fico com mais coragem para fazer a minha, levar o i3 de Guimarães a Mafra, para visitar uns amigos.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 229
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: Rota das tomadas 1270klms em 6 dias

Mensagem por Volt » 17 nov 2014, 14:41

joaocfgoncalves Escreveu:
Fil Escreveu:Obrigado João, o nome rota das tomadas é de tua autoria, e fica mesmo a matar :D
Mau... Olha que não. Conheço um tipo que deu esse nome a uma série de encontros/eventos e o primeiro deles até já foi feito e está divulgado aqui... :-).
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Rota das tomadas 1270klms em 6 dias

Mensagem por Fil » 17 nov 2014, 14:54

É verdade Volt, mas esse é rota das tomadas do sul, este foi do norte :D

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Rota das tomadas 1270klms em 6 dias

Mensagem por Malm » 18 nov 2014, 14:20

É só querer e um bom planeamento. Grande volta. Encontro nesse relato boas dicas para as minhas voltas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Rota das tomadas 1270klms em 6 dias

Mensagem por Fil » 21 nov 2014, 20:53

Gostava de informar que enviei mail ao turismo de Seia, a sugerir um posto de abastecimento para ve's, algo que faz todo o sentido na zona em causa, não só pela falta de postos nas proximidades, como pelo facto de terem um museu da electricidade. Aguardo resposta, assim que tiver alguma informação, partilho convosco.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Rota das tomadas 1270klms em 6 dias

Mensagem por jasmim » 21 nov 2014, 21:42

Fil Escreveu:Gostava de informar que enviei mail ao turismo de Seia, a sugerir um posto de abastecimento para ve's, algo que faz todo o sentido na zona em causa, não só pela falta de postos nas proximidades, como pelo facto de terem um museu da electricidade. Aguardo resposta, assim que tiver alguma informação, partilho convosco.
Parabéns pela iniciativa. Obrigado!
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Rota das tomadas 1270klms em 6 dias

Mensagem por Fil » 22 nov 2014, 19:56

Vamos então à continuação da viagem ;

Dia 5 - Dormimos em Viana, do dia 4 para o dia 5, o tempo estava consideravelmente melhor, deu para passear e ver os museus que faltavam, tomámos um segundo pequeno almoço/almoçarado, e seguimos para Vila Nova de Gaia, acabámos por carregar em São Félix da Marinha, junto ao Inovagaia, onde estão 4 carregadores, 2 ocupados por Cl's (dezenas de lugares livres) mas lá nos safámos. Fomos até à cafetaria do Inovagaia, tomámos qualquer coisa, enquanto o carro carregou um pouco. Esta escolha de posto não foi de todo acertada, porque tirando a cafetaria e a Wc não tem nada à volta para se ver, por isso só lá tivemos 1 hora, como só tínhamos percorrido cerca de 80 klms, e o objectivo era chegar apenas a Aveiro (mais 50 klms), ficámos apenas o tempo necessário para as necessidades básicas.

Seguimos para Aveiro, começou a chover torrencialmente, quando faltavam cerca de 30 klms para a chegada, não se via quase nada, ninguém passava dos 30/40 klms/h, vinha água de todos os lados, as escovas no máximo da velocidade. Esta parte do percurso demorou mais que o normal pelas razões apresentadas, mas chegámos a Aveiro pela hora de jantar. Colocámos o carro a carregar no largo do rossio, e escolhemos um hotel que dava para vigiar o carro da janela, ficando assim mais descansado, não é que considere Aveiro uma cidade insegura, não o é de todo, mas é sempre preferível poder ver o carro em qualquer momento, seja onde for. Fomos a um bom restaurante, comer peixe, e passámos a noite bem próximo de tudo.

Dia 6 - No dia seguinte, com o carro carregado a 80%, tive sempre o cuidado de o colocar a carregar até aos 100%, só quando ia sair com ele, portanto, resumia-se a colocá-lo a carregar antes do pequeno almoço, porque a 1h30 que demora a carregar os 20% restantes, serve para o pequeno almoço, arrumar as coisas e ver alguma coisa de interessante que não tenha visto. Os postos públicos da Efacec não permitem colocar o carro a carregar até aos 100% pela aplicação, mas os da magnum cap sim, não sei se acontece o mesmo convosco, mas imagino que sim. No caso de Aveiro, e como conheço muito bem, só me faltava ver 2 museus, 1 que estava em obras da última vez, e outro que não existia, por isso a hora e meia serviu na perfeição. Notei também, que o civismo em Aveiro é excelente, na zona onde jantei, andavam as tunas a cantar e por aí fora, os lugares estavam todos ocupados, mas a verdade é que ninguém estacionou ao meu lado, no largo do rossio, paravam, olhavam e iam logo embora, e aquilo estava apinhado, devo dizer que gostei muito, sei que segundo os relatos que aqui vou lendo, nem sempre é assim, mas parece-me que estão no bom caminho. Provavelmente quando os lugares estão ocupados são pessoas de outras cidades, que precisam de aprender ;)

Saímos relativamente cedo de Aveiro, em direcção a Coimbra, são apenas 60 klms, chegámos sem grandes problemas por volta da hora de almoço. Decidimos ir a um dos centro comerciais comer qualquer coisa, e assim apanhávamos menos frio. Ligámos para o Dolce Vita Coimbra, a perguntar se tinham algum posto de carregamento para eléctricos, a resposta foi negativa, de seguida ligámos para o fórum Coimbra, disseram que sim, que tinham, fomos para lá, o parque é no exterior, junto à praça de taxis e aos lugares para GPL, estavam vazios os lugares, vejo o posto da magnum cap, estaciono, tiro o cartão, e está bloqueado, ligo para o centro a informar, retiro o carro e vou almoçar. Foi-me no entanto dito que o técnico ia tratar do assunto. Almocei e o posto continuava na mesma. Saí e fui à rua larga para tentar carregar, um dos lugares estava ocupado por um twizy, os outros estavam todos livres, mas o posto estava desligado, por isso fui à rua do carmo carregar, que estava com os dois lugares livres. Deixei a carregar e fui passear pela zona do mercado quebra costas e afins. Tivemos ainda a oportunidade de falar com uma Sra da polícia municipal, ao qual explicámos a situação dos postos de abastecimento dos eléctricos e a ocupação dos lugares por cl's, tivemos o cuidado de explicar que nos dias de hoje tudo se sabe, e espalha-se facilmente pelos fóruns e redes sociais, e se as cidades forem vistas como problemáticas para carregamentos, podem perder imenso em turimo, assim como todos os serviços inerentes, o que é extremamente prejudicial para todos. Fomos informados que a polícia tem o cuidado de sensibilizar os cidadãos, e que vão, passando nos postos com esse intuito, que têm notado algumas melhorias, informaram-nos também, que sempre que alguém se queixa, intervêm de imediato e rebocam sem grandes dificuldades. A pessoa em causa pareceu-me bastante interessada no assunto, até porque estava a conduzir um smart ev (da polícia municipal) e reconheceu as dificuldades referidas.
O veículo ficou carregado por volta das 19h00, tínhamos feito um lanche ajantarado, para seguirmos de imediato bem carregados também.
Seguimos para o Entroncamento, onde fomos ter com uns amigos para um belo convívio, percorremos cerca de 100 klms, o problema é que a tomada disponível, apesar de aceitar 16A sem problema, o meu cabo para shucko só dá 10A, o que me fez estar ali mais tempo que o desejado. De facto os 16A em shucko/cee fizeram-me falta por duas vezes, mas neste caso foi a pior, ter todas as hipóteses de carregamento dentro do carro só pode ser sempre benéfico, mas não é nada que não saibamos ;)
Já bem tarde, lá arrancámos, para mais cerca de 120 klms, chegámos a casa cedo, de tão tarde que era, mas ainda com a adrenalina aos saltos e já a falarmos numa viagem ao sul ;)
Fomos descansar que estávamos bem cansados mas satisfeitos com as belas férias que tivemos ;)

Notas finais : 1271.1 klms em 6 dias.
Kwh gastos, não faço ideia, não tirei dados sobre isso, sorry.
Preço do combustível 0€
Portagens; 60 cêntimos, porque o gps do carro enganou-me e enfiou-me numa scut, de notar também, que o gps do carro é um bocado fraco comparado com muitos outros, foram dezenas as rotundas que não conheceu (algumas com vários anos), vários sentidos proibidos que não conhece, por vezes metia-me em caminhos de cabras, porque dava para poupar 50 metros :D, ele leva muito a sério a distância mais curta, e se existir caminho, por muito mau, ou esquisito que seja, manda-nos por lá, tirando isso, foi uma máquina.
Nunca vi a sexta barra de temperatura, e consegui ver pela primeira vez a 4ª, e a bateria a 7 ºC.

E já vou quase com 6 mil klms em menos de 2 meses, estou mesmo a chegar aos 10 k.

Obrigado uma vez mais pela ajuda de todos, sem a vossa ajuda não era tão fácil como foi.

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Rota das tomadas 1270klms em 6 dias

Mensagem por joaocfgoncalves » 22 nov 2014, 22:02

A chegar aos 10.000!.... Já levo 18500... Ainda não percebi que tipo de fichas de carregamento o Leaf tem.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”