Diário de Bordo - Lifo

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por Fil » 16 ago 2016, 17:45

lifo Escreveu:mas entao voces conduzem sempre com o obd e o telemovel ligado com o leafspy? ou é para dar uma vista de olhos de vez em quando?

Se a questao principal é a autonomia entao poderá bastar ver só quando, pela indicação do display do carro, a margem já pareça demasiado curta.. acho que nesse caso mesmo com o LS ia stressar, alem de que provavelmente ia ter de andar com o telemovel sempre em carga para aguentar essa utilização. :)

Se é essa questao da voltagem de uma das celulas baixar a um certo valor, tambem nao é uma coisa que se consiga prever assim com muita fiabilidade, nao? :)
Todos os dias uso o Leafspy, para saber as temperaturas e o estado real de carga disponível.

Se perceber o nível de consumo que está a fazer numa viagem grande, que não está habituado a fazer, perceberá que pode ir mais depressa ou mais devagar atempadamente, é para mim preferível, do que depois andar mais devagar para chegar ao destino.

Depois de conhecer o carro, prevê quase tudo com grande fiabilidade e aproveita muito melhor cada kWh que o carro tem, já para não falar que controla correctamente a temperatura da bateria.

Diariamente, usará menos o LS, mas em viagens grandes, é essencial. Os leafs mk1 não têm a % disponível da bateria, mas mesmo essa informação, não é de todo suficiente, nem tão pouco mais ou menos.

Se quiser fazer a viagem para Ericeira com menos consumo, faça-a por nacional, demorará mais tempo e vai apanhar curva contra curva, mas chega com o dobro da autonomia a andar à mesma velocidade que os restantes ;)

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por lifo » 22 ago 2016, 09:41

mais um fim-de-semana e mais umas pequenas viagens no "folhas". :)

Desta vez foi a Sintra, ao Meco e mais umas voltas pequenas. Foi dificil aproveitar o tempo parado para ter carga suficiente para o passeio seguinte, ainda tivemos de usar o ICE numa das voltas. :|

A parte que continua a ser desagradável é andar em auto-estradas a 90km/h. Eu sei que ele pode ir mais rápido, mas em viagem sem tempo/disponibilidade para carregar no destino, com pouca margem de autonomia, é melhor jogar pelo seguro.

Para o meco saimos com 90% (nao deu tempo para mais), fomos pela 25 Abril (aprox 30% gasto) e voltamos pela v.gama (aprox 40%). a uma media de 90km/h em AE. Podia ter ido a 100? talvez.. 110 ou 120? se calhar os 20% nao chegavam. :?

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por RNM » 22 ago 2016, 16:40

lifo Escreveu:mais um fim-de-semana e mais umas pequenas viagens no "folhas". :)

Desta vez foi a Sintra, ao Meco e mais umas voltas pequenas. Foi dificil aproveitar o tempo parado para ter carga suficiente para o passeio seguinte, ainda tivemos de usar o ICE numa das voltas. :|

A parte que continua a ser desagradável é andar em auto-estradas a 90km/h. Eu sei que ele pode ir mais rápido, mas em viagem sem tempo/disponibilidade para carregar no destino, com pouca margem de autonomia, é melhor jogar pelo seguro.

Para o meco saimos com 90% (nao deu tempo para mais), fomos pela 25 Abril (aprox 30% gasto) e voltamos pela v.gama (aprox 40%). a uma media de 90km/h em AE. Podia ter ido a 100? talvez.. 110 ou 120? se calhar os 20% nao chegavam. :?
Lisboa - Meco - Lisboa faz sem qq problema cumprindo os limites de velocidade, são só 106 km.
Se é desagradável andar a 90, deixe de andar a 90! :D

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por lifo » 04 ago 2017, 09:42

o "Folhas" foi à revisão. foi a 2ª revisão dele, ficou à volta de 120e. :)
A pessoa que atendeu no entreposto até fez um comentário de admiração, as 2as revisões costumam ser à volta de 400e (nos ICE). heheh
pedi para verem a travagem mais brusca a baixas velocidades, reprogramaram a parte de travagem e parece que ficou melhor.
Da revisão levou oleo travões e filtros.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por Orlando » 04 ago 2017, 09:46

lifo Escreveu:o "Folhas" foi à revisão. foi a 2ª revisão dele, ficou à volta de 120e. :)
A pessoa que atendeu no entreposto até fez um comentário de admiração, as 2as revisões costumam ser à volta de 400e (nos ICE). heheh
pedi para verem a travagem mais brusca a baixas velocidades, reprogramaram a parte de travagem e parece que ficou melhor.
Da revisão levou oleo travões e filtros.
Qto levaram de reprogramar a parte da travagem?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por lifo » 04 ago 2017, 10:42

Orlando Escreveu:Qto levaram de reprogramar a parte da travagem?
Nada. provavelmente porque ainda está na garantia. Mas se tivesse sido pago talvez não fosse muito barato porque o carro ficou lá mais 1 dia por causa disso. Disseram que tiveram de falar com a Nissan, fazer a reprogramação e ainda tinha de enviar um relatório ou qq coisa assim.
Pensei que tb atualizassem o software mas parece-me que nao. (nao notei qq diferença nos menus ou opções e penso que tinha lido por aqui que a opcao de carregar so ate 80% desaparecia. tb nao me fazia falta porque nao a uso, faço uma gestão disso mais flexível).

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por lifo » 05 ago 2017, 12:12

Notei uma diferença depois da revisão. Deixou de subir o vidro do condutor automaticamente, mas resolveu se com reprogramação (deixar lá o dedo uns segundos).

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”