Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
cfvp
Mensagens: 1868
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 26 mai 2025, 23:26

Nonnus Escreveu:
26 mai 2025, 20:55
cfvp Escreveu:
26 mai 2025, 11:31
Mesmo na rede pública é possível ter preços abaixo do preço do combustível. Neste momento descobri a Atlante que está com preços muito competitivos. Depois é usar os postos do Lidl. Em vazio supostamente consegue-se €0,25/kWh já com tudo incluído.
Segundo o simulador online usando um carregador do Lidl com Atlante estando +/- o mesmo tempo 38 minutos (estive 41) e carregando 32kWh dá 0.33€ por kWh. É um bom preço.

Já a EDP com o protocolo UVE (Cartão EDP Charge Clientes energia / UVE (30%) ) dá 0,355 €/kWh, é só vantagens. :doh:

Mau, mau é ter assinaturas com Ionity para ter melhores preços, agora ter protocolos EDP/UVE que me obriga a ter uma serie de serviços que em todos pago mais que com outras soluções é que é bom
No vazio fica mais barato. ;) Mas €0,33/kWh fora de vazio também é bom.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms

kony76
Mensagens: 828
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por kony76 » 27 mai 2025, 12:50

Nonnus Escreveu:
26 mai 2025, 18:38
kony76 Escreveu:
26 mai 2025, 18:15
Eu também é raro carregar fora de casas, mas +é bom saber que ainda se consegue carregar a esses preços, mas o que mais me chamou a atenção no teu post, foi o custo que referiste dos carregamentos em casa. Qual a operadora para carregares a 0,05?
Tenho indexado, bi-horario semanal, 6.9kVA com a https://ibelectra.com/

Alguns acham que ter acordos que obrigam ter EDP em casa é que é bom, os tais que dão 20% de desconto. Neste momento existem muito melhores soluções.

Gostava de ver um comparativo a mostrar 0.05€ carregar em casa e os 0.21€ no Continente, com esses 20% de desconto nos carregamentos e com o preço do kWh em casa que a EDP pratica. Era só por curiosidade.
Obrigado pela dica. Vou analisar.

Eu tenho, neste momento o tarifário da Gold Energy ACP. Nos simuladores que há por aí, aparece-me como o mais barato para o meu consumo.
mas são 0,09 no vazio. È quase o dobro

kony76
Mensagens: 828
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por kony76 » 27 mai 2025, 13:37

De facto, pela simulação que fiz, baseada na média de preços do ultimo mês, fica bem mais barato do que o tarifário que tenho.

A questão no indexado, é a flutuação de preços. Controlas o mercado grossista, para não teres uma surpresa num determinado mês?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3479
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 28 mai 2025, 12:32

Até hoje nunca tive nenhuma surpresa desagradável com indexado. O facto de ser indexado não quer dizer que num mês pagues 0.05 e no mês a seguir vais pagar 0.20. Os aumentos não são dessa ordem de um mês para o outro.

Há dois meses pagava 0.09 agora esta nos 0.05 e deve-se manter. As barragens estão cheias o solar nos próximos meses é sempre a bombar. Mas como disse, mesmo que aumente não é nada de extraordinário de um momento para o outro. O que regularmente é faço simular qual o operador mais barato e se achar um mais barato, mudo. Todos os anos tenho mudado, mas com este operador já vou para o segundo ano. Se continuar assim mantenho, se não mudo.

Esse tarifário da goldenergy não me convence porque obriga a ser sócio ACP, como para mim não tem qualquer vantagem ia acabar por ficar mais caro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

kony76
Mensagens: 828
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por kony76 » 28 mai 2025, 13:47

Nonnus Escreveu:
28 mai 2025, 12:32
Até hoje nunca tive nenhuma surpresa desagradável com indexado. O facto de ser indexado não quer dizer que num mês pagues 0.05 e no mês a seguir vais pagar 0.20. Os aumentos não são dessa ordem de um mês para o outro.

Há dois meses pagava 0.09 agora esta nos 0.05 e deve-se manter. As barragens estão cheias o solar nos próximos meses é sempre a bombar. Mas como disse, mesmo que aumente não é nada de extraordinário de um momento para o outro. O que regularmente é faço simular qual o operador mais barato e se achar um mais barato, mudo. Todos os anos tenho mudado, mas com este operador já vou para o segundo ano. Se continuar assim mantenho, se não mudo.

Esse tarifário da goldenergy não me convence porque obriga a ser sócio ACP, como para mim não tem qualquer vantagem ia acabar por ficar mais caro.
Pois, tem lógica. Vou experimentar. Nunca tive uma tarifa indexada.

Curioso que no simulador da ERSE, o tarifário da ibelectra não me aparece como o mais barato. Mas no site deles, o valor que me deram, sim, seria o mais barato, por uns 500€ anuais. Esta diferença pode estar no valo que estão a pegar para a simulação. A ibelectra estão a pegar nestes valores:
Potência contratada/dia: 0.3674 Fora do vazio: 0.1269 Vazio: 0.0595

Quanto à gold energy, quando comecei com eles, o tarifario ACP era a 0,04€ no vazio. Compensava imenso.
Agora já está a 0,09. Ainda assim, dos tarifários não indexados, continua a ser o melhor. A quota ACP anda à volta dos 60€/anuais, também não é por isso que faz diferença. Além do mais, consigo ir amortizando esse valor nos descontos no extra para o fumarento que ainda tenho em casa.

Responder

Voltar para “Kia”