Novo Model 3 já disponível no configurador

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2975
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Novo Model 3 já disponível no configurador

Mensagem por Nonnus » 13 set 2023, 16:03

Erbium Escreveu:
13 set 2023, 11:54
Qual é a lógica de comprar usado mais caro que novo?!
A lógica não é nenhuma, mas basta haver um hype qualquer e pode acontecer, é a lei da oferta e da procura.

Quando a Toyota lançou o Prius nos states a procura era tanta que a Toyota não tinha carros para entregar, como os americanos pensavam que iam salvar o mundo com o Prius, havia pessoas a vender Prius em segunda mão mais caros que novos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Novo Model 3 já disponível no configurador

Mensagem por civic » 13 set 2023, 16:21

Nonnus Escreveu:
13 set 2023, 16:03
Erbium Escreveu:
13 set 2023, 11:54
Qual é a lógica de comprar usado mais caro que novo?!
A lógica não é nenhuma, mas basta haver um hype qualquer e pode acontecer, é a lei da oferta e da procura.

Quando a Toyota lançou o Prius nos states a procura era tanta que a Toyota não tinha carros para entregar, como os americanos pensavam que iam salvar o mundo com o Prius, havia pessoas a vender Prius em segunda mão mais caros que novos.
Eu penso que ainda há outra questão, em tempos questionei um colega meu que trabalha na Matrizauto como vendiam carros com um ano ao preço de novos, foi na altura que comprei o LEAF e sabia perfeitamente o valor dos Qashqai que ele vendia mais caros do que os novos, só que ele dizia que o valor em novo era a referencia que a marca coloca antes do desconto, ou seja, o valor de mercado em novo é um valor mais alto do que o carro custa na realidade, pois tem sempre associado um desconto, assim a marca consegue vender os carros de serviço sem perder dinheiro. Não sei se isto serve para todos os casos, mas que tenho visto alguns, muitos, tenho, e mais ainda em EVs.
Com a Tesla isto é mais dificil de fazer, pois o valor é um só, o que na minha opinião é o mais correto, só não concordo com a descida de valores abrupta, uma coisa é descer o valor real do carro, outra bem diferente é fazer descontos de fim de vida de modelo, por exemplo. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

CoolZeroFCP
Mensagens: 116
Registado: 25 ago 2019, 16:44
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Novo Model 3 já disponível no configurador

Mensagem por CoolZeroFCP » 13 set 2023, 19:21

Boas,

Vou dar mais uma opinião a este off topic...
Esta é a minha opinião, podem discordar ou não, mas é a minha opinião.
Eu quando comprei o primeiro M3 vi as alternativas no mercado e comprei o carro que mais se adequava a mim e aos meus gostos. Ou seja preferi o M3 pelo preço que paguei em relação aos outros carros que estavam disponíveis no mercado. Agora o carro semelhante da marca custa menos 10k. Claro que na altura preferia ter comprado 10k mais barato, mas não deixo de ter comprado a melhor alternativa para mim do que havia na altura.
Quando comprei o MY já havia bastantes mais alternativas no mercado e experimentei as alternativas e analisei a melhor proposta para mim e comprei o MY. Agora o carro custa menos 4k e claro que preferia ter pago menos 4k, mas na altura comprei a melhor alternativa que havia para mim.
Deixo uma nota... se na altura já eram esses a melhores carros para mim, imaginem agora que custam menos ainda. Por isso é que disse que voltaria a comprar hoje.
Teorias de investimento em carros esqueçam, carros é mau investimento! (exceto aquele pequeno período em que o mercado andava maluco e os stands de usados a vender mais caro que novo e isso foi igual para todos principalmente para teslas a custar mais 5k/7k... ou mais que novo).

Agora a minha opinião em relação ao i4... Se tivesse um i4 ou um ix3 e conseguisse vender por 60k, vendia e comprava um Tesla.
Se na altura achava que os bmw não valiam mais de 60k, agora com os Teslas a estes preços, mesmo que a BMW baixasse o preço do i4 para 40k eu preferia comprar um M3 SR dos atuais, isto porque na minha opinião e gosto pessoal o M3 é melhor alternativa que o i4.

Agora respeito o gosto do Civic que preferiu o i4. Antes isso que um M4. 😂 Sei que cada um é diferente e tem os seus gostos. O importante é ser elétrico!
Um familiar meu na mesma altura que comprei o eléctrico, comprou um BMW a combustão pelo mesmo valor porque sempre gostou dessa marca. Que fosse BMW, Mercedes ou outra marca não me interessa agora a combustão. 😝

CoolZeroFCP
Mensagens: 116
Registado: 25 ago 2019, 16:44
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Novo Model 3 já disponível no configurador

Mensagem por CoolZeroFCP » 13 set 2023, 20:37

Vou deixar uma adenda à minha opinião e dando razão ao Civic numa situação, mas primeiro reafirmo duas afirmações:

Comprar carro é mau investimento!
Baixa de preço dos eléctricos é sempre bom!

Agora a adenda:
Eu penso que estas baixas de preço são complicadas principalmente para pessoas que eu conheço que trocam bastante de carro. Pois é um problema comprar um carro já a pensar em vender passados 2 anos e em vez de terem tido uma desvalorização de 10k, terem uma desvalorização de 20k.

Atenção que a baixa de preços da Tesla não só influência o preço das outras marcas dos carros novos como também irá influenciar o valor dessas dessas marcas nos usados...

Eu sei que não me posso comparar a outros users deste fórum que foram realmente os grandes pioneiros da mobilidade eléctrica. Mas esses tiveram de pagar o facto de ser pioneiros com os seus veículos com baterias mal dimensionadas, baterias de chumbo/gel, baterias sem proteção ou com proteção deficiente, ou marcas com bons produtos que entretanto desapareceram,...
Imaginem se de repente a BYD conseguisse colocar no mercado baterias de realmente baixo custo e carros com autonomias reais de mais de 1000km por 25k. O que seria da Tesla e outras marcas?

PS: Será que um administrador do fórum poderia reorganizar isto e colocar o off topic à parte?
Última edição por CoolZeroFCP em 13 set 2023, 21:03, editado 2 vezes no total.

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Novo Model 3 já disponível no configurador

Mensagem por civic » 13 set 2023, 20:47

CoolZeroFCP Escreveu:
13 set 2023, 20:37
Vou deixar uma adenda à minha opinião e dando razão ao Civic numa situação, mas primeiro reafirmo duas afirmações:

Comprar carro é mau investimento!
Baixa de preço dos eléctricos é sempre bom!

Agora a adenda:
Eu penso que estas baixas de preço são complicadas principalmente para pessoas que eu conheço que trocam bastante de carro. Pois é um problema comprar um carro já a pensar em vender passados 2 anos e em vez de terem tido uma desvalorização de 10k, terem uma desvalorização de 20k.


PS: Será que um administrador do fórum poderia reorganizar isto e colocar o off topic à parte?
É precisamente isso que eu digo, aliás, já disse várias vezes, se procurasse um familiar teria ido para o model 3 sem duvida. Mas o que procuro neste i4 só o poderia trocar por um i4 de 3 portas, mas como não existe em EV fico por aqui. ;)
E concordo que as baixas de preço são uma coisa boa, da forma que a Tesla o fez é que não concordo muito com isso. Mas é o que é, conheço quem esteja à espera que o preço deste highland baixe para comprar, até quando poderá esperar?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

CoolZeroFCP
Mensagens: 116
Registado: 25 ago 2019, 16:44
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Novo Model 3 já disponível no configurador

Mensagem por CoolZeroFCP » 13 set 2023, 22:20

civic Escreveu:
13 set 2023, 20:47
Mas é o que é, conheço quem esteja à espera que o preço deste highland baixe para comprar, até quando poderá esperar?
Pois, esta parte também não estava a contar...
Sempre pensei que fosse com a nova versão do M3 que a Tesla lançasse a nova versão das novas baterias LFP (penso que fabricadas pela BYD).
Estava a contar com um M3 SR com bateria de 70/80 kWh LFP por cerca de 45k.
Mesmo ainda não terem introduzido essas baterias nos seus modelos, penso que fizeram um bom trabalho ao manterem o preço apesar de terem introduzido outros custos de produção como os vidros duplos 360, bancos,...

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Novo Model 3 já disponível no configurador

Mensagem por civic » 14 set 2023, 08:40

CoolZeroFCP Escreveu:
13 set 2023, 22:20
civic Escreveu:
13 set 2023, 20:47
Mas é o que é, conheço quem esteja à espera que o preço deste highland baixe para comprar, até quando poderá esperar?
Pois, esta parte também não estava a contar...
Sempre pensei que fosse com a nova versão do M3 que a Tesla lançasse a nova versão das novas baterias LFP (penso que fabricadas pela BYD).
Estava a contar com um M3 SR com bateria de 70/80 kWh LFP por cerca de 45k.
Mesmo ainda não terem introduzido essas baterias nos seus modelos, penso que fizeram um bom trabalho ao manterem o preço apesar de terem introduzido outros custos de produção como os vidros duplos 360, bancos,...
Penso que em termos tecnicos esta nova versão não teve qualquer alteração, foi mais no nivel estético, as baterias vão aparecer quando estiverem prontas, o que colocar estas celulas LFP num pack de 70/80kWh não vai ser facil, menor densidade energética, alem das questões de arrefecimento, pois estas celulas têm vantagens mas também muitas desvantagens, em termos de performance ficam muito aquem das NMC. Alem da questão de envolverem as baterias com poliuretano de alta densidade, aquilo um dia será um pincel para mexer.
Pensei é que pelo menos neste lançamento já se falasse dos motores livres de metais raros...
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Novo Model 3 já disponível no configurador

Mensagem por BrunoAlves » 14 set 2023, 09:52

civic Escreveu:
13 set 2023, 20:47
conheço quem esteja à espera que o preço deste highland baixe para comprar, até quando poderá esperar?
Na minha opinião isso vai acontecer sempre, neste "mundo". Já há uma porrada de anos aconteceu o mesmo com o Leaf: pessoal a esperar que saísse o 30kWh, depois o 40kWh.

Se não for pelo "latest and greatest", é pela expectativa do melhor preço. Sempre me lembro de ler "vou aguadar que inserir-qualquer-motivo-aqui. Como disse o CoolZeroFCP:
CoolZeroFCP Escreveu:
13 set 2023, 22:20
Sempre pensei que fosse com a nova versão do M3 que a Tesla lançasse a nova versão das novas baterias LFP (penso que fabricadas pela BYD).
Alguém seguramente esteve à espera disto, e não aconteceu.

On-topic:
civic Escreveu:
14 set 2023, 08:40
Penso que em termos tecnicos esta nova versão não teve qualquer alteração
Não concordo. Só não mexeu (aparentemente) no drivetrain, de resto há muitas alterações técnicas relevantes ao nível do habitáculo. E reduziram o coeficiente de arrasto que já era bestial e com as novas jantes, limitação de velocidade e mais algum "pozinho" que não sei de onde, melhoraram a eficiência que já era brutal.
Pode não ser uma reinvenção extraordinária, mas não é só estética.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Novo Model 3 já disponível no configurador

Mensagem por civic » 14 set 2023, 11:36

BrunoAlves Escreveu:
14 set 2023, 09:52

Não concordo. Só não mexeu (aparentemente) no drivetrain, de resto há muitas alterações técnicas relevantes ao nível do habitáculo. E reduziram o coeficiente de arrasto que já era bestial e com as novas jantes, limitação de velocidade e mais algum "pozinho" que não sei de onde, melhoraram a eficiência que já era brutal.
Pode não ser uma reinvenção extraordinária, mas não é só estética.
Certo, de tecnica eu estava a falar das maiores alterações no drive train e baterias, embora o coeficiente aerodinâmico esteja ligado à parte estética, não acho que se consiga dissociar. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Novo Model 3 já disponível no configurador

Mensagem por Erbium » 14 set 2023, 16:59

CoolZeroFCP Escreveu:
13 set 2023, 19:21
Boas,

Vou dar mais uma opinião a este off topic...
Esta é a minha opinião, podem discordar ou não, mas é a minha opinião.
Eu quando comprei o primeiro M3 vi as alternativas no mercado e comprei o carro que mais se adequava a mim e aos meus gostos. Ou seja preferi o M3 pelo preço que paguei em relação aos outros carros que estavam disponíveis no mercado. Agora o carro semelhante da marca custa menos 10k. Claro que na altura preferia ter comprado 10k mais barato, mas não deixo de ter comprado a melhor alternativa para mim do que havia na altura.
Quando comprei o MY já havia bastantes mais alternativas no mercado e experimentei as alternativas e analisei a melhor proposta para mim e comprei o MY. Agora o carro custa menos 4k e claro que preferia ter pago menos 4k, mas na altura comprei a melhor alternativa que havia para mim.
Deixo uma nota... se na altura já eram esses a melhores carros para mim, imaginem agora que custam menos ainda. Por isso é que disse que voltaria a comprar hoje.
Teorias de investimento em carros esqueçam, carros é mau investimento! (exceto aquele pequeno período em que o mercado andava maluco e os stands de usados a vender mais caro que novo e isso foi igual para todos principalmente para teslas a custar mais 5k/7k... ou mais que novo).

Agora a minha opinião em relação ao i4... Se tivesse um i4 ou um ix3 e conseguisse vender por 60k, vendia e comprava um Tesla.
Se na altura achava que os bmw não valiam mais de 60k, agora com os Teslas a estes preços, mesmo que a BMW baixasse o preço do i4 para 40k eu preferia comprar um M3 SR dos atuais, isto porque na minha opinião e gosto pessoal o M3 é melhor alternativa que o i4.

Agora respeito o gosto do Civic que preferiu o i4. Antes isso que um M4. 😂 Sei que cada um é diferente e tem os seus gostos. O importante é ser elétrico!
Um familiar meu na mesma altura que comprei o eléctrico, comprou um BMW a combustão pelo mesmo valor porque sempre gostou dessa marca. Que fosse BMW, Mercedes ou outra marca não me interessa agora a combustão. 😝
Acho que está aqui +/- tudo dito, a negrito o que me pareceu mais relevante e tento dizer...

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”