Y - o I Grego

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1274
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Y - o I Grego

Mensagem por mafgod » 29 jan 2024, 17:38

Pois é.... mais um que se rendeu ao Model Y.

O azulinho, Leaf24 de 2012 está com 4 barras e uma autonomia máxima na casa dos 20km a custo, já faz quase tantos antes como depois da reserva.
Temos o Leaf40 da família, 3 encartados e brevemente o quarto.
Portanto, 1 VE e meio é curto, principalmente quando um deles não pode estar a mais de uns 10km de casa :-)

Havia portanto a necessidade de um terceiro... e o problema, qual?
Apostar num utilitário, mantendo-se o Leaf40 como o da família, ou apostar num outro para a família com mais autonomia?
Experimentamos um Niro64 em fins de Outubro, ano 2021, creio que uns 30k km, por um excelente preço 25.900€.
Apesar de ter sido primeiro a estabelecer contato com o vendedor, quando fomos fazer o test drive no sábado seguinte, já se encontrava reservado. A família mais nova não é apreciadora do Niro e tanto a mim como a minha esposa o carro não me convenceu.
Ok, teria muito mais autonomia que o Leaf40 mas, é mais do mesmo e não creio que se ganhava no campo de espaço.
Seja como for, o carro estava reservado e foi vendido. Não estava destinado para mim :-)

A 11 de dezembro, vi um Y de fev. 2023 por 39k, já não me recordo dos kms e tinha a cor cinza creio. Demorei a responder, a 20 de dezembro já estava vendido.... não era este ainda :-)

Nessa mesma noite, a 20 de dezembro vi este Y branco pérola, com menos de 1 mês, sendo de 21 nov. 2023 e por 39.900€. Tentei perceber a razão de tão pouco tempo e ainda menos kms (na altura tinha menos de 600km). Esclarecido mas sempre com algura reserva, marcamos um test drive logo no sábado seguinte, tanto a esposa que ainda estava de pé atrás como a minha mais velha adoraram conduzi-lo. Já havia outros interessados mas desta vez ele estava destinado para mim. :-)
E assim, desde 12 de janeiro que tenho em minha posse um Y, com pouco mais 800km... tendo atualmente já 2.300km :-)

Ainda não domino todo o mundo Tesla mas vai-se aprendendo :-)

Como não há DB sem fotos, aqui uma dele a pernoitar junto ao aqueduto da amoreira (ou arcos da amoreira), Elvas :-)
Y_Elvas.jpg

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1274
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Y - o I Grego

Mensagem por mafgod » 29 jan 2024, 17:54

Depois de umas quantas voltas na zona onde moro, e umas idas rápidas a Lisboa, neste fim de semana passado tive oportunidade de o experimentar em longas distância.

Assim, fomos a Elvas no sábado e voltamos no domingo.
Na ida, saímos a 100%, A8 no troço Malveira-Loures, Vasco da Gama e N4, trajeto habitual, tantas vezes feito com o Leaf40.
Paramos como habitualmente, para comer qualquer coisa e esticar as pernas, em Vendas Novas... e lá seguimos caminho.
Sempre a tentar cumprir a velocidade limite +10km (tenho configurado o aviso sonoro, que a minha esposa detesta lol) mas lá se excede de vez em quando e lá temos os apitos (mesmo com o Joe ativo o som ainda é forte).
Chegamos com 49% após 221km a uma média de 132Wh/km... nada mau mas com o Leaf40 já fiz melhor (pelo menos é o que o Leaf diz).
Ida.jpg
Voltinhas por Elvas, jantar ao El Faro em Badajoz e colocamos o carro a carregar no nosso posto de eleição...
Custo zero e quase 100%, indicava 99% quando parei a carga passando depois a mostrar 100%, já só estava a carregar a 7kW... e já era hora de irmos pernoitar.
Dia seguinte, mais umas voltas, paragens várias pelo caminho... e chegamos a casa com 47%, após 250km e a uma média de 119Wh/km...
Volta.jpg
Ali aquele pico é a subida de montachique vindo de Loures, pela nacional.. se fosse por AE o consumo ali seria bem maior! :-)

Resumindo, estou bastante satisfeito com a aquisição.
O VIN do carro está como MY2024, e ainda tem as manetes lol
A única coisa que menos gosto, e pelo que tenho visto no youtube é um "mal" desta versão, com o carro ligado há um pequeno zumbido. Pensava que podia ser de alguma ventoinha do tablet mas segundo esses video, é de um componente qualquer do AC que nesta última versão substituiram.. enfim.
Mas ok, no Leaf40 também tenho um zumbido semelhante lol

civic
Mensagens: 1777
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Y - o I Grego

Mensagem por civic » 29 jan 2024, 17:57

Parabéns pela compra. :clap:
Vai continuando a dar algum feedback da máquina. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Y - o I Grego

Mensagem por Nonnus » 29 jan 2024, 18:01

Parabéns.

Muito bom 🙂

12kWh/100 num carro desse tamanho.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Y - o I Grego

Mensagem por BrunoAlves » 30 jan 2024, 09:43

Muito bom, parabéns pela compra e excelente relato. :clap:
Os consumos desse carro são qualquer coisa de bestial para o tamanho. Recentemente conduzo um id3 a título profissional e os consumos aproximam-se muito dos do meu S70. Em AE então é para esquecer.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ruramos
Mensagens: 579
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Y - o I Grego

Mensagem por ruramos » 30 jan 2024, 09:49

Parabéns pela compra.. vai-nos mantendo atualizados.
Por curiosidade, o que vais fazer ao leaf de 2012?
Merecia uma bateria de 62kWh 😛

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1274
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Y - o I Grego

Mensagem por mafgod » 30 jan 2024, 10:37

O leaf24 está ali encostado... tem sido usado para levar as cadelas ao veterinário e o lixo para reciclagem :-)

Ainda não ponderei a sério o que fazer... ou vender ao desbarato ou colocar uma bateria de 24/30 e ficar por cá para sobretudo levar as cadelas ao veterinário.
Tenho contato de quem me pode substituir a bateria mas... não está fácil encontrar alguma em estado aceitável.

civic
Mensagens: 1777
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Y - o I Grego

Mensagem por civic » 30 jan 2024, 13:15

mafgod Escreveu:
30 jan 2024, 10:37
O leaf24 está ali encostado... tem sido usado para levar as cadelas ao veterinário e o lixo para reciclagem :-)

Ainda não ponderei a sério o que fazer... ou vender ao desbarato ou colocar uma bateria de 24/30 e ficar por cá para sobretudo levar as cadelas ao veterinário.
Tenho contato de quem me pode substituir a bateria mas... não está fácil encontrar alguma em estado aceitável.
Por acaso apreceu ontem no facebook uma por cerca de 2000€. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

cfvp
Mensagens: 1759
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Y - o I Grego

Mensagem por cfvp » 01 fev 2024, 17:18

Parabéns!

Então qual foi a razão para estarem a vender esse Y?
E porque não gostaste muito do Niro64?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1274
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Y - o I Grego

Mensagem por mafgod » 01 fev 2024, 18:11

Razão da venda, compra por impulso de um empresário, mau aconselhamento por parte do contabilista, valor relativamente alto a pagar no fim do ano ao estado que ele não sabia...
Creio que terá sido um conjunto de fatores que o levou a tentar despachar o carro.
Depois da venda, até disse que talvez não fosse necessária a venda mas prontos...
Seja como for, azar de uns, sorte de outros :-)

Sobre o Niro64, como disse, estive quase a comprar um de 2021 por um bom preço, mas o vendedor preferiu vender a outro :-)
As filhas, uma com carta e a outra quase, não gostam do Niro.
A esposa gosta e eu já gostei mais.
O que achei foi, tirando obviamente a autonomia, não ia ganhar muito na compra de um Niro64, era "mais do mesmo"...
A nível de espaço interior deve ser ela por ela e a bagageira aparenta ser menor que o Leaf40.

Depois do test drive ao Y, onde houve unanimidade na descisão, pouco havia a decidir :-)

Responder

Voltar para “Tesla”