Substituição do eMMC no MCU do TMS
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Parabéns pelo trabalho.. até parece fácil
Dá feedback quando puderes testar as diferenças.
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- migle
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Muito fixe. Apesar dos inconvenientes, estas coisas atraem uma pessoa para a Tesla. Apesar de tudo, que facilidade! Noutros construtores, o peso do legacy, os sistemas de infotainment ainda dependentes dos antigos fabricantes de auto-rádios, é mais complicado, porque o sistema de infotainment não é um PC mas sim umas 5-6 ECUs (uma das quais, um PC, naturalmente).
É curioso que a solução para este problema é o overprovisioning, mais ou menos a solução que a Tesla aplicou nas baterias, aqui não aplicou.
Também é curioso, 8GB apenas??
Num carro normal, com sistema de navegação onboard, enfim... só um mapa da europa normalíssimo SD são 30GB, muitos terão um disco rígido.
Pergunto-me se na unidade do auto-pilot haverá maior capacidade de armazenamento para poder conter os mapas HD necessários para condução autónoma.
É curioso que a solução para este problema é o overprovisioning, mais ou menos a solução que a Tesla aplicou nas baterias, aqui não aplicou.
Também é curioso, 8GB apenas??
Num carro normal, com sistema de navegação onboard, enfim... só um mapa da europa normalíssimo SD são 30GB, muitos terão um disco rígido.
Pergunto-me se na unidade do auto-pilot haverá maior capacidade de armazenamento para poder conter os mapas HD necessários para condução autónoma.
- BrunoAlves
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
É uma situação chata. É seguramente um problema de design que acaba por penalizar os proprietários. A solução oficial é a troca do MCU por uma unidade recondicionada, que na prática custa o mesmo que um MCU de segunda geração. Daí que esta solução (não suportada pela Tesla) tenha tantos "fãs".
Os 8Gb são (ou eram vá) suficientes porque só têm o firmware, logs e muitos temporários. Os mapas são online, Spotify, etc. Mas seguramente que se fossem desenhados agora, teriam um componente mais robusto
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Tem futuro na assistência desta obsolescência programada.
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- migle
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Esses mapas, da navegação, bem sei que são offline e evitam os discos que outros carros têm para poder guardar o mapa sempre desactualizado.
Mas eu perguntava-me em relação aos mapas para a condução autónoma, que se tem ideia que serão necessários para passar para os níveis 3 e 4, normalmente chamados os HD maps, como estes, estes, estes e...
São mapas com precisão de centímetro, em que tens linhas que dividem os limites das faixas, dá para ver se o lado direito da faixa está mais baixo que o esquerdo, tens cada candeeiro, cada rail de protecção, cada buraco, e que é muita informação para transmitir mesmo com 5G. A ideia mais habitual é que os carros apenas transmitirão entre si as situações extraordinárias, como mais buracos, cortes temporários, sinalização temporária...
Porque em grande parte o que está subjacente quando vais para o nível 4 (no nível 4 és obrigado a avisar o condutor que vais ter de lhe passar o volante com vários minutos de antecedência, tipo 10 minutos, o condutor pode ir a dormir) é que, para avisar com tanta antecedência, significa que não te estás a basear apenas em sensores que só te podem dar uma visão de centenas de metros à tua volta. Já no nível 3 é assim, uma vez que se exige avisar o condutor com 15s de antecedência.
- BrunoAlves
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Pois isso não faço ideia de como funciona. A ideia que o caminho da Tesla é diferente em relação à condução autónoma justifica um bocado essa diferença, talvez?
Se se baseia em IA e na rede neuronal para tomar as decisões, talvez só precise de ir transferindo bocados da zona onde está e consoante vai andando? Não sei.
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- migle
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Talvez não pretendam chegar ao nível 4 com estes carros. De qualquer modo, tu só abriste o MCU, não é? Há outro PC lá para dentro para a condução autónoma?
EDIT: quanto ao caminho da Tesla ser diferente...... é curioso que um dos links que aparece em primeiro lugar é a NVIDIA, não é? Não é um fornecedor tradicional dos construtores de automóveis (Alpine, Harman, ...).
Claro que a NVIDIA não fica em Palo Alto.. fica em Santa Clara e ainda tens Mountain View e Sunnyvale pelo caminho... só fornece mesmo a placa Tegra do entretenimento concerteza...
EDIT: quanto ao caminho da Tesla ser diferente...... é curioso que um dos links que aparece em primeiro lugar é a NVIDIA, não é? Não é um fornecedor tradicional dos construtores de automóveis (Alpine, Harman, ...).
Claro que a NVIDIA não fica em Palo Alto.. fica em Santa Clara e ainda tens Mountain View e Sunnyvale pelo caminho... só fornece mesmo a placa Tegra do entretenimento concerteza...
Última edição por migle em 30 abr 2020, 00:36, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Sim, e nem sei onde esse (ou esses?) está. Além de que o meu é AP1, logo é muito diferente dos carros actuais.
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Só por curiosidade, tens fotos do modem antigo e do novo?
- BrunoAlves
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Sim. O da direita é o velho e aquela pecinha vertical tem de se passar para o novo
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