12. Barra

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Quantas barras de capacidade tem?

12 barras
39
38%
11 barras
30
29%
10 barras
18
17%
9 barras
4
4%
8 barras
4
4%
7 barras
4
4%
6 barras ou menos
4
4%
 
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victormcpinto
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Re: 12. Barra

Mensagem por victormcpinto » 17 jul 2015, 09:13

A minha bateria hoje após carregamento a 100%, estava assim:

Imagem

Com SOC a rondar os 40%, está assim :

Imagem

Mantenho as 11 barras.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Orlando
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Re: 12. Barra

Mensagem por Orlando » 17 jul 2015, 09:24

No SOC de 40% porque que razâo tens entrada de 0,5ah?
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Re: 12. Barra

Mensagem por Malm » 17 jul 2015, 09:36

BECOOL Escreveu: O Miev que tem menos de metade das células do Leaf e melhor dispersão de calor, pois estão lado a lado, tem 66 sensores de temperatura.
E ainda bem que os tem, mas desconheço outro pack que tenha uma tão grande densidade de sensores. Dá para se fazerem uns estudos interessantes...

No i-MiEV estão de facto dispostas num único plano, mas para mim tem o defeito de as terem posto juntinhas, lado a lado. No Leaf, existe um espaço entre as células, no i-MiEV não. Pelo que até acho que o pack do Leaf tem melhor dispersão de calor que o i-MiEV. Pelo que tenho visto, comparando a subida de temperatura nos i-MiEV e nos Leaf, o que tenho visto é que nos i-MiEV o aquecimento é maior.

Com os i-MiEV tivemos a vantagem da química ter sido logo de início, mas favorável para resistir ao calor. Mas para quem não se preocupou e deixou as células andarem dias sucessivos a 40 ºC, pouco lhe valeu. Acabou por dar no mesmo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: 12. Barra

Mensagem por VETL » 17 jul 2015, 10:06

Orlando Escreveu:No SOC de 40% porque que razâo tens entrada de 0,5ah?
Fica assim quando a tomada está ligada ao carro.
Provavelmente tinha o temporizador ativado e não estaria em hora de carregar...
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Re: 12. Barra

Mensagem por mjr » 17 jul 2015, 10:08

BECOOL Escreveu:Ter células de diferentes capacidades ligadas em série é sempre má ideia, haja ou não um LBC.

Controlar a tensão mínima e máxima de cada célula não chega. As células de menor capacidade vão estar sujeitas a maior esforço, sendo descarregadas e carregadas a mais Cs, vão aquecer mais que as novas.
Desculpa mas trocar células estragadas, ou com menos capacidade, por células novas não vai nunca acelerar a degradação das restantes. A degradação será EXATAMENTE a mesma caso colocasse células com a mesma capacidade que as antigas. Só em packs sem monitorização da tensão individual é que haveria uma (forte) aceleração da degradação as células com menor capacidade pois seriam sub e/ou sobre carregadas.
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Re: 12. Barra

Mensagem por Malm » 17 jul 2015, 10:15

Uii, arranjem um tópico novo, que isto vai dar muita polémica.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: 12. Barra

Mensagem por Apr » 17 jul 2015, 10:16

BECOOL Escreveu:Ter células de diferentes capacidades ligadas em série é sempre má ideia, haja ou não um LBC.

Controlar a tensão mínima e máxima de cada célula não chega. As células de menor capacidade vão estar sujeitas a maior esforço, sendo descarregadas e carregadas a mais Cs, vão aquecer mais que as novas. Os 4 sensores de temperatura não são suficientes, principalmente numa bateria em que há células umas em cima das outras. Se os 4 sensores estiverem ao pé das células novas pior ainda, vão dar uma ideia ainda mais errada da temperatura da bateria. O Miev que tem menos de metade das células do Leaf e melhor dispersão de calor, pois estão lado a lado, tem 66 sensores de temperatura.

Se a Nissan optasse por substituir apenas células em vez das baterias completas revelava muito amadorismo. No entanto foi o que andou a dizer durante muito tempo... Ao menos agora já pararam de dizer esse disparate. Aproveitar as baterias antigas para sistemas de armazenamento de energia renovável para estabilização da rede faz muito mais sentido.

Não concordo muito, no limite todas as células tem capacidades diferentes e umas degradam mais do que as outras no seu tempo de vida. Para isso é que existe uma capacidade útil definida pelo BMS e uma descarga máxima que são os 80kW de pico que o motor puxa do pack. Não vejo qual o mal de trocar uma célula individual, o que acho que acontece é que essa célula passa a deixar de ser a que limita a capacidade total do pack para ser outra qualquer. Num pack degradado por efeito da temperatura praticamente todas as células sofreram o mesmo desgaste prematuro e talvez seja por isso que a Nissan tenha optado por substituir o pack.

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Re: 12. Barra

Mensagem por Orlando » 17 jul 2015, 10:35

Não confundir degradação com envelhecimento. ALém do mais falta aí a questão da resistência interna que faz pender a balança para as mais velhas, mesmo com BMS.
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Re: 12. Barra

Mensagem por mjr » 17 jul 2015, 10:43

Aqui a questão não é se num pack com células trocadas por novas as antigas se vão degradar mais rapidamente que as novas. É claro que vão, pois as novas serão protegidas pela menor capacidade das antigas.

A questão é se forem trocadas células estragadas por células novas ou por células com a mesma capacidade das restantes células. Eu afirmo que a degradação das células antigas será exatamente a mesma em ambos os casos.
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Re: 12. Barra

Mensagem por victormcpinto » 17 jul 2015, 10:49

As células substituídas, 71 e 72, para cima de 40% SOC salientam-se

Imagem

Para SOC entre 25 e 40%, confundem-se com as outras

Imagem

e, para os Soc baixos começam a revelar-se a 16 e a 44 os "patinhos feios"

Imagem

Não consigo relacionar isto com "eventual" perda de autonomia.
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