Mega test-drive Leaf 2013

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
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t3lmo
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Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por t3lmo » 23 mar 2014, 15:38

VETL Escreveu:Bem, se tens o ODB ELM327, é só levar o LeafSpy ou o LeafBatery num Android...
Ok, instalada a versão Lite.
Um dia antes testo com os expert Leaf que encontrar na Marina de Oeiras à noite.**coaf**, Rui (megas) se puderes aparece :) **coaf**

Entretanto o plano B para o regresso em caso de problemas reduz o trajeto em 40km pelo ferry. Esperemos que pelo menos 120km diretos sejam possíveis :roll:
E como tenho autorização para carregar na viagem do ferry, ainda são 30 minutos de carga a ajudar.

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Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Malm » 23 mar 2014, 16:37

victormcpinto Escreveu:Pelo que vou verificando, tenho uma degradação semelhante a quem tem o dobro dos kilometros.
Falo pelo Leaf de 2011, embora pense que os outros não vão muito mais longe, diria que é má aposta em qualquer dos 3 ensaiados.
Eu continuo a achar que não. 12 barras.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Malm » 23 mar 2014, 16:46

rdias Escreveu:Malm, essa brincadeira a meu ver deu uma triste historia no Algarve. Ou algo parecido. Mas eu tenho a mania da conspiração :lol:
Pois, o melhor mesmo é ficar pelo DVD da Bela Adormecida. :roll:
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Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Malm » 23 mar 2014, 17:18

160 km vai ser mesmo muito no limite, partindo do princípio que a média vai ser de 60 km/h e que se consegue manter a velocidade estável nesse valor. Esse variação de declive é pouco significativa, a questão é mesmo a distância.

Como todos sabemos, a capacidade das baterias de um Leaf de 2013 é igual à dos de 2011. Pelo que tenho lido, a diferença de autonomia real entre os dois é irrisória.

Eu já fiz bem mais que isso com uma só carga, mas fui a 40 km/h e tive um declive favorável de uns 600 metros. A 40 km/h consegue-se, a 60 km/h duvido muito. Mais uma vez, o facto de ser de 2013 para mim não vai ser significativo.

Concluindo, é uma aventura. Tem grande probabilidade de correr mal.

Deixa de o ser com uma paragem de 1 hora num sítio onde se possa carregar.
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Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por victormcpinto » 23 mar 2014, 18:25

Acrescentaria ao que atrás disse. Os meus filhos insistiam muito na pergunta "ainda falta muito?".
Para essa distância, só com CR intermédia.
Quando novo, fazia em AE, Amarante/Porto/Amarante sem carregar, 130Km. Agora, preciso de 6 barras para ida e de 7 para o regresso. Impõe-se um carregamento de 2 horas, se não quiser vir a transgredir.
Pela situação que relata, aguardaria pacientemente mais 2/3 anos. As opções vão aparecer sem obrigar a passar pelo Tesla e até da própria Nissan. O fim da garantia (2016) vai obrigar a abrir muito jogo que agora está escondido. Convicções...
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Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por t3lmo » 23 mar 2014, 20:10

Também acredito que o mercado vai trazer muitas novidades, mas a médio prazo :(
O i3 está fora de questão porque só tem 4 lugares homologados.
Zoe já se fala num pack para 300km que vai substitui o atual.
Leaf, esta para chegar novo modelo com o dobro da autonomia.
Se quiser tecnologia Tesla já em 2015 sem esperar pelo Model E (2016/17) teremos o Classe B com 28kW.

Entretanto tenho um CI que já está a entrar na espiral recessiva (problemas) e não pretendo trocar por outro semelhante, dai estar neste impasse de análise de mercado versus tempo.
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Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por t3lmo » 23 mar 2014, 21:01

O Classe B vem a 33.000€ na Alemanha e especula-se opção de um 'Range Package' com um pack de 40kWh a $5.000 para uma autonomia de 200km reais.
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Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por prgc » 23 mar 2014, 21:03

t3lmo, nesta altura, com os dados que já foram expostos, já deve ter uma ideia mais clara do que deve fazer para essa viagem de experiência. No entanto deixo também o meu contributo.

No fim de semana passado experimentei ir até à Nazaré. O percurso de ida e volta é de cerca de 160Km. A minha ideia era fazê-lo sem carga intermédia. Saí com 100% de carga, sempre pela nacional, a velocidades entre os 50 e os 70Km/h, e cheguei à Nazaré com 42%,. Portanto não daria para fazer o percurso até casa sem carregar. Acabei por parar no posto da prio.e em Óbidos, ao fim de 140Km (se não me falha a memória). Não houve problema porque era uma viagem de passeio, sem qualquer compromisso de horários. Aliás, foi mais uma viagem de experiência do propriamente de passeio :roll:
Se fizesse um percurso idêntico novamente, ponderaria 2 opções: carregar num ponto do percurso, ou fazer a viagem a cerca de 50Km/h. Doutra forma, não me parece confortável fazer um percurso de 160 Km sem ter em conta estes dois aspetos.
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

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Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Malm » 23 mar 2014, 21:27

Obrigado por partilhares essa tua experiência no mundo real. Era essa mesmo a ideia que tinha.
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Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por ruimegas » 23 mar 2014, 22:29

Caro t3elmo,

Como sabem voltei a fazer viagens frequentes para Évora que distam de minha casa cerca de 150 kms.

Como consta do meu diário de bordo a maior viagem que fiz sem recarregar foi de 172 kms e a velocidades pouco aconselháveis em termos de não afectar o trânsito.

Neste momento sinto que consigo fazer a velocidades ditas normais (90 a 100 kms/h a descer e nunca menos de 65 a 70 kms/h a subir) cerca de 130 kms (quando chego a Évora tenho cerca de 30 a 40 kms de autonomia estimada no LeafSpy gastando cerca de 118kw/km.

Claro que tudo isto com um Leaf de 2011 o que face às velocidades descritas acima considero bastante aceitável.

Em relação ao Leaf de 2013 não me quero pronunciar mas definitivamente nunca iria com crianças e a ir na Auto-Estrada teria de condicionar bastante a velocidade principalmente nas subidas.

Eu tenho uma regra de ouro que costumo respeitar pelo menos no início das minhas viagens longas, uma vez que no fim quando me apercebo que chego ao destino é dar-lhe no acelerador ;), que é nunca partir com autonomia estimada abaixo de 30 kms acima da distância que tenho de percorrer, por exemplo quando sai do Montijo e tenho de fazer os 100 kms para Évora tenho de sair no mínimo com 130 kms de autonomia no LeafSpy.

Outra regra que tento respeitar no Leaf ao contrário da velocidade é o de evitar ao máximo usar mais de duas bolas do potenciómetro e no casos da formação das árvores do Leaf nunca baixar mais de 2 traços do ramo em arco.

Enfim, não passam de meras opiniões mas que espero sejam um contributo para ajudar a esclarecer o que esperar duma viagem longa.

Boa sorte e cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

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