Gestão da autonomia

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LFN
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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por LFN » 13 dez 2014, 01:03

Ora então armado com o Spy Pro tive hoje oportunidade de recolher alguns dados.

Primeira surpresa, após uma carga completa o Spy indicava que a bateria tinha 18,9 kWh disponíveis. Do que tenho lido esperava mais (21 a 22 kWh), mas hoje com novas buscas também encontrei referências a 19 kWh utilizáves...no vosso caso quanto indica o software? Estou um pouco baralhado com isto...

Concretizei uma viagem de 65.4 km em bom ritmo. À partida tinha 94.1% de SOC, 18.9 kWh disponíveis e uma previsão de autonomia de 134 km em D. À chegada tinha 43.5% de SOC, 8.3 kWh restantes e 50 km de previsão de autonomia. De acordo com o CB o consumo médio foi de 0.14 kWh por km.

Tendo em conta os valores reportados pelo Leaf Spy, o consumo real terá sido de 0.16 kWh. Conclui-se assim que o CB padece de algum optimismo, como em geral acontece com os carros normais.

Parece assim que a resposta à minha questão de não bater certo a autonomia com o consumo médio tem resposta em 2 factores: uma capacidade da bateria inferior ao que tinha considerado nas contas iniciais, associado a algum optimismo do CB.

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mjr
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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por mjr » 13 dez 2014, 09:50

O teu Leaf é um mk1 ou mk2? 18,9kWh indica uma degradação de quase 15%, típica de um mk1 com 2 anos no nosso clima. No ecrã onde aparecem as tensões das células, quantos AHr de capacidade reporta o Leafspy?
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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por LFN » 13 dez 2014, 18:32

É um mk1 de 2013, cerca de ano e meio e 7700 km.

O AHr está na casa dos 58.

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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por jasmim » 13 dez 2014, 19:22

MJR, não terá a ver com uma atualização P3227 recente (cerca de 1500 km?)
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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por mjr » 14 dez 2014, 00:28

Se a P3227 tiver sido feita recentemente ele deveria estar com uma capacidade mais elevada e não os 58Ahr. 58Ahr que são 88,5% de SOH, e não os 55% que os 18,9kWh indiciavam (18,9 / 22,5 = 84%). As cargas a 100% são muito inconsistentes a nível da energia armazenada reportada pelo LBC, por isso é que eu usava sempre como referência as cargas a 80% quando não havia o LS.
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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por Orlando » 14 dez 2014, 09:29

LFN Escreveu:É um mk1 de 2013, cerca de ano e meio e 7700 km.

O AHr está na casa dos 58.
Até pode ter esse tempo matriculado, mas qual data de fabrico? Issoantigamente dava pra saber ligand para linha da EDP.
Daí se dizer que a tua bateria tem 2 anos e o carro 1 ano e meio.
Não se esqueçam que o importanto é o TIME das baterias e não a matrícula. Depois importa referir a importÂncia das cargas e descargas, da temperatura, se fica estacionado ao exterior ao sol., etc....tudo isto faz com que cada Leaf seja completamente diferente.
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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por VETL » 14 dez 2014, 11:52

Orlando Escreveu:
LFN Escreveu:É um mk1 de 2013, cerca de ano e meio e 7700 km.

O AHr está na casa dos 58.
Até pode ter esse tempo matriculado, mas qual data de fabrico? Issoantigamente dava pra saber ligand para linha da EDP.
Daí se dizer que a tua bateria tem 2 anos e o carro 1 ano e meio.
Não se esqueçam que o importanto é o TIME das baterias e não a matrícula. Depois importa referir a importÂncia das cargas e descargas, da temperatura, se fica estacionado ao exterior ao sol., etc....tudo isto faz com que cada Leaf seja completamente diferente.
Isso mesmo!
Sendo um mk1 de 2013, a bateria é no mínimo de 2012.
Se descobrir o mês, pode estar aí o esclarecimento.
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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por LFN » 14 dez 2014, 21:47

Sim, é provável que as baterias tenham 2 anos ou próximo disso. Mas poderá haver aqui algo que não esteja a ser bem "computado", uma vez que o SOH indicado pelo Leaf Spy é de 88%.

Resolvi dar-lhe o tratamento referido pelo Jasmim, por isso aproveitei a sequência da viagem relatada para fazer mais um km, até levar a bateria ao fim. O aviso de bateria fraca apareceu com 3,8 kWh restantes e o de muito fraca com 1,9 kWh restantes. Depois andou, andou, até que a tartaruga lá apareceu quando restavam apenas 0,4 kWh na bateria e o SOC era de 3,9%!

Suponho que posso depreender que as células estejam muito bem equilibradas para ter conseguido atingir um SOC tão baixo. Seguiu de imediato para a garagem, onde fiquei um pouco com ele ligado a regular o temporizador e tirar fotos ao écran, quando ainda tentei mete-lo em D já não aceitou. Foi mesmo até ao fim. Este noite vai encher a barriga de electrões e veremos se este tratamento recalibra alguma coisa.

Já agora, esta carga permitiu rolar 118,5 km com 18,5 kWh consumidos (início com 18,9 e final com 0,4), o que dá 0,156 kWh por km, incicando o CB 0,14 kWh por km (mas com 0,15 momentos antes, pelo que o valor do CB deveria rondar os 0,143 ou 0,144 kWh por km). Temos assim uma diferença entre real e indicadoda ordem dos 0,012 a 0,013 kWh por km.

Atendendo a que o conjunto do percurso realizado não o foi propriamente em modo de poupança, mas sim em ritmos próximos dos de um CI, não me parece mau de todo o resultado obtido de quase 120 km.

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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por Orlando » 14 dez 2014, 22:05

Para saber se pack está equilibrado tens monotorizar as baterias e não o soc.
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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por mjr » 15 dez 2014, 00:07

Se não der para medir a energia da tomada, conta o tempo de carga. Basta anotar o inicio e ver a hora do e-mail de fim de carga (se estiver ativo). Já dá para ter uma ideia do consumo. Se conseguires ver a tensão da rede no Leaf Spy durante a carga o erro seria muito baixo, pois é um mk1 (pouco tempo desde que a corrente de carga começa a baixar até terminar a carga). Esse valor aparece no ecrã com as tensões das células (tira um screenshot durante a carga).
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