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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 24 fev 2018, 22:21
por civic
Notas algum decréscimo de temperatura das baterias com o andamento? Ou seja, com velocidade dá para não ter preocupações a temperatura das baterias?

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 24 fev 2018, 23:35
por mjr
A menos de 110km/h começa a baixar. Mas hoje estava frio.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 25 fev 2018, 00:21
por mjr
Outro dado interessante é a maneira como ele comunica ao condutor o SOC da bateria. Partindo de 100% inicialmente o SOC reportado está muito aproximado ao indicado pelo LS, mas pelos 30% no carro já tem um desvio considerável e quando mostra 20% no carro o SOC real é de mais de 30%. Aos 9% dá o aviso de bateria fraca, que correspondem a 20% de SOC real, ou seja imensa energia ainda disponível (>8kW.h). O aviso de bateria muito fraca aparece com 5%, mas não tenho a certeza pois foi muito rápido uma vez que estava a subir a VCI junto ao dragão a 100km/h, logo a consumir muita corrente. No topo da VCI indicava 3% de SOC e quando cheguei ao PCR da Prio (estavam 3 carros em fila de espera...) era este o panorama:

Imagem

2% de SOC reportado e 10% de SOC pelo Leaf Spy. De notar que 10% de 40kW.h são 4kW.h, ou seja ainda tinha imensa energia.

Para quem não estiver disposto a usar esta parte da bateria a autonomia será muito diferente da esperada.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 25 fev 2018, 00:24
por lmlr
Se com estas temperaturas frias atinge esses valores, no verão nem quero imaginar.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 25 fev 2018, 00:46
por mjr
Atenção que ele de manhã acordou na garagem com a bateria a 30C, fez uma CR de 29 kW.h onde subiu até aos 48C e andou mais uns km, fez nova CR até aos 95% de SOC seguiu para Coimbra sempre acima de 120km/h e várias vezes à velocidade máxima, incluindo um troço de vários km com o Pro Pilot a 140km/h. Chegou com 51C.

Em condições normais ele acordaria numa garagem com 100% de SOC e menos de 30C (no verão), faria uns 200km a 120km/h e só aí a sua primeira carga rápida. O problema seria a segunda, mas isso já seria perto dos 400km de viagem. Seria uma CR mais lenta.

Mas o que eu gostava de ver era este tipo de pornografia nos outros veículos. Todos têm limites e os do Leaf serão mais baixos que os de outros veículos com arrefecimento do pack. O que eu duvido é que seja muito diferente. Por exemplo, estou curioso para ver um gráfico como o do Leaf Spy a uma carga rápido de um Zoe Q90.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 25 fev 2018, 01:22
por cfvp
Qual é o limite máximo de temperatura da bateria que se poderia considerar seguro?
Então o carro em termos de autonomia está perto do anunciando, mesmo a andar bastante a 120km/h, mjr?

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 25 fev 2018, 01:27
por mjr
A 120km/h deve fazer 200km, mas os últimos km só com LS...

Limite de temperatura máximo seguro em relação a quê?

Amanhã de manhã vou tentar fazer a derradeira CR, espero que arrefeça bem esta noite para ver o comportamento.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 25 fev 2018, 02:19
por cfvp
mjr Escreveu:A 120km/h deve fazer 200km, mas os últimos km só com LS...

Limite de temperatura máximo seguro em relação a quê?

Amanhã de manhã vou tentar fazer a derradeira CR, espero que arrefeça bem esta noite para ver o comportamento.
Só com o LS, como assim?

Em relação à utilização da bateria. Qual é a temperatura máxima aceitável? Por exemplo, podem surgir problemas se usar o carro com a bateria a 60ºC?
Já agora o antigo Leaf tem um comportamento semelhante quanto à temperatura da bateria?

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 25 fev 2018, 02:26
por RJSC
mjr Escreveu:Por exemplo, estou curioso para ver um gráfico como o do Leaf Spy a uma carga rápido de um Zoe Q90.
No ZOE Q90 a carga rápida é de 43kW do lado da rede (AC).
Se o carregador tiver eficiência de 95% já só chegam 40kW à bateria.
Logo aí já deve aquecer menos.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 25 fev 2018, 08:57
por mjr
cfvp Escreveu:
mjr Escreveu:A 120km/h deve fazer 200km, mas os últimos km só com LS...

Limite de temperatura máximo seguro em relação a quê?

Amanhã de manhã vou tentar fazer a derradeira CR, espero que arrefeça bem esta noite para ver o comportamento.
Só com o LS, como assim?

Em relação à utilização da bateria. Qual é a temperatura máxima aceitável? Por exemplo, podem surgir problemas se usar o carro com a bateria a 60ºC?
Já agora o antigo Leaf tem um comportamento semelhante quanto à temperatura da bateria?
Só com o LS porque nos últimos 20km o carro vai indicar bateria fraca, o SOC indicado será muito mais baixo que o real e por isso só alguém inconsciente é que continuará a 120/h nessas condições. Com o Leaf Spy já teria a informação real e poderia seguir viagem com mais confiança.

O carro nunca permite que a temperatura suba dos 55C. Perto desse valor começa a baixar a potência disponível de modo a que a bateria não aqueça mais.