Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017
Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017
Parece haver alguma confusão quando o regime legal vigente é bem claro:
"Quanto a outras despesas, nomeadamente, eletricidade, reparações, manutenção, etc., enquanto despesas de utilização da viatura, caso se refiram a viaturas consideradas viaturas de turismo, está excluído o direito à dedução, sendo consideradas como tal, as viaturas ligeiras que possuam mais de três lugares, com inclusão do condutor" (AT processo nº 8433).
Ou seja, o IVA referente a todos os custos de utilização dos veículos eléctricos ligeiros de passageiros, não é dedutível.
Somente o IVA referente à aquisição é dedutível.
A título de informação complementar, nos Renault ZOE, que são veículos totalmente eléctricos, o IVA das facturas de aluguer das baterias também não é dedutível (AT processo nº 8800).
Agora cada um faz o que quer (e o que o TOC aceita), sujeitando-se...
"Quanto a outras despesas, nomeadamente, eletricidade, reparações, manutenção, etc., enquanto despesas de utilização da viatura, caso se refiram a viaturas consideradas viaturas de turismo, está excluído o direito à dedução, sendo consideradas como tal, as viaturas ligeiras que possuam mais de três lugares, com inclusão do condutor" (AT processo nº 8433).
Ou seja, o IVA referente a todos os custos de utilização dos veículos eléctricos ligeiros de passageiros, não é dedutível.
Somente o IVA referente à aquisição é dedutível.
A título de informação complementar, nos Renault ZOE, que são veículos totalmente eléctricos, o IVA das facturas de aluguer das baterias também não é dedutível (AT processo nº 8800).
Agora cada um faz o que quer (e o que o TOC aceita), sujeitando-se...
-
- Mensagens: 141
- Registado: 22 jul 2016, 22:16
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017
Alx99 Escreveu:Parece haver alguma confusão quando o regime legal vigente é bem claro:
"Quanto a outras despesas, nomeadamente, eletricidade, reparações, manutenção, etc., enquanto despesas de utilização da viatura, caso se refiram a viaturas consideradas viaturas de turismo, está excluído o direito à dedução, sendo consideradas como tal, as viaturas ligeiras que possuam mais de três lugares, com inclusão do condutor" (AT processo nº 8433).
Ou seja, o IVA referente a todos os custos de utilização dos veículos eléctricos ligeiros de passageiros, não é dedutível.
Somente o IVA referente à aquisição é dedutível.
A título de informação complementar, nos Renault ZOE, que são veículos totalmente eléctricos, o IVA das facturas de aluguer das baterias também não é dedutível (AT processo nº 8800).
Agora cada um faz o que quer (e o que o TOC aceita), sujeitando-se...
e nos ligeiros de mercadorias?
Última edição por banshee em 09 dez 2016, 11:56, editado 1 vez no total.
Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017
Não sei qual o tipo concreto da sua viatura, nem a aplicação que lhe é dada, mas se deduz o IVA, sugiro que leia isto:
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR ... O.1544.pdf
https://info.portaldasfinancas.gov.pt/N ... 030152.pdf
Continua a achar que o IVA é dedutível?
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR ... O.1544.pdf
https://info.portaldasfinancas.gov.pt/N ... 030152.pdf
Continua a achar que o IVA é dedutível?
-
- Mensagens: 141
- Registado: 22 jul 2016, 22:16
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017
é um veiculo de mercadorias de cinco lugares
Última edição por banshee em 09 dez 2016, 11:57, editado 2 vezes no total.
Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017
Os documentos cujos link's coloquei no post anterior referem-se, textualmente, a veículos ligeiros de mercadorias com mais de 3 lugares e não a quaisquer outros, pelo que, a não ser que me escape algum pormenor (nomeadamente "a actividade do sujeito passivo"), o IVA não é dedutível no seu caso.banshee Escreveu:é uma toyota hilux de cinco lugares, no entanto em 2009 eram legalizadas como veiculo de mercadorias (é o que esta no livrete) , até o meu contabilista na altura da compra teve duvidas e consultou as finanças .
A resposta foi que o que conta é o que está no livrete, ou seja veiculo ligeiro de mercadorias.
Espero que o seu TOC tenha uma resposta escrita da AT em sentido contrário.
-
- Mensagens: 209
- Registado: 16 set 2013, 12:48
- Data de fabrico: 15 set 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017
uma pergunta qual o valor máximo que pode ter um ve para estar abrangido pela isenção de tributação autónoma ?
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017
Para a tributação autónoma não existe valor máximo aplicável a VE's (que não sejam híbridos).MLF Escreveu:uma pergunta qual o valor máximo que pode ter um ve para estar abrangido pela isenção de tributação autónoma ?
Todos os 100% elétricos se encontram dispensados desse encargo.
Com um esquema vê-se melhor:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 10
- Registado: 17 nov 2016, 23:12
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017
Maldita tributação autónoma... um empresário individual em regime de IVA arrota logo com 20% numa viatura hibrido plug-in acima de 20.000€ (são quase todas)... não tem qualquer vantagem em relação a um veículo convencional, só se for só 100% elétrico... Por acaso pensava que era igual a empresas em IRC...
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017
Cuidado!TiagoMatias Escreveu:Maldita tributação autónoma... um empresário individual em regime de IVA arrota logo com 20% numa viatura hibrido plug-in acima de 20.000€ (são quase todas)... não tem qualquer vantagem em relação a um veículo convencional, só se for só 100% elétrico... Por acaso pensava que era igual a empresas em IRC...
Regime contabilidade organizada é uma coisa. Regime de IVA é outra coisa.
E não tem nada a ver uma com a outra.
Já dizia o outro: "Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa..."
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 10
- Registado: 17 nov 2016, 23:12
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Incentivos para aquisição carros eletricos em 2017
Ups, peço desculpa, desconhecimento meu, não quero enganar ninguém então. Simplesmente vi a tabela que parece bastante esclarecedora e há uma notória discrepância entre IRC e IRS.. Mas não vale a pena confundir mais entãoVETL Escreveu:Cuidado!TiagoMatias Escreveu:Maldita tributação autónoma... um empresário individual em regime de IVA arrota logo com 20% numa viatura hibrido plug-in acima de 20.000€ (são quase todas)... não tem qualquer vantagem em relação a um veículo convencional, só se for só 100% elétrico... Por acaso pensava que era igual a empresas em IRC...
Regime contabilidade organizada é uma coisa. Regime de IVA é outra coisa.
E não tem nada a ver uma com a outra.
Já dizia o outro: "Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa..."
Obrigado pela correção!
Abraço